English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

uma vez li em um jornal, que essa palavra foi junção de duas palavras, para descrever os cristaos, gostaria de saber quais palavras foram.

2006-07-13 11:46:37 · 3 respostas · perguntado por lerhy 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

3 respostas

Na verdade, GOSPEL vem da junção das palavras
GOD = Deus , e SPELL = Palavra.

Gospel significa Palavra de Deus.

2006-07-14 05:52:13 · answer #1 · answered by Du 3 · 2 0

Vem do inglês arcaico "god spel" que significava boas novas.

O Gospel (Evangelho, em inglês) é um gênero musical, religioso, baseado no Evangelho. Caracteriza-se pela ênfase dada ao aspecto vocal das peças musicais. As letras, de aspecto religioso cristão, são combinadas com o tipo de melodia e ritmo que desenvolveu concomitantemente com os gêneros do blues e do jazz. Os cantores atuais de Gospel incorporaram no estilo elementos de música soul que, na sua origem não era mais que uma forma profana de Gospel. ...

2006-07-13 12:07:29 · answer #2 · answered by Rastejador 7 · 0 0

O gospel em sua forma original era geralmente interpretada por um solista, acompanhado de um coro e um pequeno conjunto instrumental. Grandes intérpretes da música norte-americana começaram assim, como cantores de gospel nas igrejas. É o caso de Mahalia Jackson, Bessie Smith e Aretha Franklin, além de Ray Charles. O gospel ajudou a moldar toda a música negra dos Estados Unidos neste século: ragtime, blues e jazz. E foi também influenciado por ela, assumindo formas às vezes surpreendentes em se tratando de música religiosa. É o caso dos quartetos gospel, surgidos após a Segunda Guerra Mundial, com suas música gritada, sua dança cheia de sacolejos e roupas extravagantes. Nesta fonte foi beber o rock dos anos 50, desde Bill Haley e seus cometas passando por Jerry Lee Lewis.

Comercialmente e na forma que tem atualmente, o gospel estourou nos Estados Unidos a partir dos anos 70. O rock, em mais uma volta da história, passa a ser o carro chefe da música gospel. Todavia, outros ritmos como o funk e o reggae também são por ela adotados. O que a define não é o gênero musical, mas a mensagem: justiça social, Cristo, ecologia, repúdio às drogas, harmonia entre os homens. Bandas como Stryper (heavy metal), de Los Angeles, tocam música cristã, ou Gospel. Grandes espetáculos se organizam por todo o país e cada vez mais emissoras de rádio criam programações gospel. Hoje o prêmio Grammy, considerado o Oscar da música, inclui a categoria gospel, além da música cristã premiar seus talentos com o Prêmio Dove Awards.

Na música cristã internacional destacam-se atualmente Michael W. Smith, os grupos Vineyard, Hillsong Music Australia, Kirk Franklin; e nos anos 90, os ministérios Hosanna!, Maranatha; as bandas Petra, Guardian, Bride; as cantoras Amy Grant, Crystal Lewis, entre outros.

Ainda na vertente metal, surguram bandas como: Tourniquet e Mortification que elevaram o metal gospel à categoria de grande qualidade.

O cenário do rock cristão não seria o que vem a ser hoje se não fosse o compromisso e o talento da banda Petra, dos Estados Unidos, umas das pioneiras do estilo em todo o mundo.

Elvis Presley e o Gospel
Sem dúvida Elvis Presley foi um dos maiores divulgadores desse gênero musical durante todo o século 20. Elvis adorava esse tipo de música, inclusive mais do que rock, blues, R&B, country e música clássica. Desde os anos 50 ele já incorporava em seus discos e músicas algumas influências desse gênero tipicamente americano. Como exemplo podemos citar, o acompanhamento vocal do grupo gospel "The Jordanaires", logo depois, no final dos anos 60 até o começo dos 70, vieram os "The Imperials" e durante quase toda a década de 70 os "The Stamps", com a participação de J.D. Sunmer e até mesmo um grupo vocal feminino de nome "Sweet Inspirations" e de outra cantora "Kathy Westmoreland". Elvis lançou quatro discos gospel: Peace In The Valley em 1957, His Hand Mine em 1960, How Great Thou Art em 1967, considerado um dos "divisores de águas" em sua carreira e He Touched Me em 1972. Para se ter a real noção do que Elvis representou para o gospel americano, ele ganhou três grammys por suas interpretações gospel, em 1967, 1972 e 1974. Já em 2001 ele entrou para o "Hall da fama" do gospel, deixando para sempre o seu nome nesse gênero musical americano tão importante e influente, nesse país que é uma potência cultural. Entre os seus sucessos gospel estão, "Peace in the Valley", "Crying in the Chapel", sucesso mundial em 1965, "How Great Thou Art" entre outras. Muitos o consideram um dos maiores intérpretes desse gênero tipicamente sulista nos EUA.

2006-07-13 11:51:32 · answer #3 · answered by Sula 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers