English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-13 05:38:44 · 13 respostas · perguntado por Gabriel 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

A fé é a própria inteligência, não há lógica na pergunta.

2006-07-13 05:40:47 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

A inteligência deve sustentár a fé.

2006-07-13 21:04:19 · answer #2 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

O texto a seguir foi extraído do site http://br.geocities.com/luizahpbr/Frases-Nticker/pri.html de autoria de Jefferson S. B e ele expressa integralmente não apenas minha opinião, mas também minhas convicções. Leia e terá nele a minha resposta ao seu questionamento, pois o texto é tão bom que não me atrevi a usar minhas próprias palavras e acabar não passando de modo correto a resposta, mas é o que penso sobre o assunto:



“Não tenho a pretensão de convencer os que julgam e sentenciam sem exame prévio, unicamente porque este assunto lhes fere o orgulho ou contraria seus interesses.
Quem procura alicerçar a fé na razão, não se contenta com pregações de Pastores e Padres que, intimamente, podem estar movidos de boa-fé, mas, muitos deles desconhecem e até evitam o confronto com a palavra revestida com os fundamentos da lógica, pois tudo negam do alto do pedestal do seu orgulho e das suas idéias preconcebidas.
Jesus dizendo que “Ainda não encontrara tão grande fé em Israel”, assinalou que, filho de Deus é todo aquele que em Deus tem fé, seja judeu ou gentio. TER FÉ EM DEUS NÃO É PRIVILÉGIO DESTA OU DAQUELA RELIGIÃO, e seja quem for, Deus não o rejeitará, como faz a igreja romana ou as igrejas reformadas com os que não se curvam à sua suposta autoridade clerical ou pastoral que, pretensiosamente, os declara "repelidos do Senhor".
Observa-se com freqüência, em Templos e Igrejas, o argumento de que não devemos discutir a palavra de Deus, que é o símbolo da perfeição máxima. Sem dúvida, a palavra de Deus não deve ser questionada. Mas por acaso, os homens que a transmitem são tão perfeitos quanto Deus ? Seriam esses mesmos homens isentos de falhas ?
Muitos equívocos da Igreja provêm das interpretações literais dadas às Escrituras, interpretações que, se outrora puderam legitimar-se face ao grande atraso intelectual da humanidade, hoje constituem-se em uma das principais causas do número crescente de pessoas incrédulas, as quais assimilaram ensinamentos baseados na FÉ-CEGA, ou seja, aquela fé em dogmas que não admitem contestação e que exigem a renúncia de uma das mais valiosas prerrogativas do homem : O RACIOCÍNIO e O LIVRE ARBÍTRIO.
Por outro lado, a FÉ RACIOCINADA, a que tem por base os fatos e a lógica, não deixa atrás de si nenhuma obscuridade, ou seja, cremos porque estamos certos, e assim podemos compreender. Eis porque a FÉ RACIOCINADA não se dobra : Ela pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade. É a esse resultado que o Espiritismo conduz, superando a incredulidade todas as vezes que não encontra oposição sistemática e interessada.
A FÉ CEGA não é mais desse século, ela deixa um vazio no Espírito, originando inquietações e dúvidas... Onde não houver questionamento e crítica, onde não houver debate transparente haverá dominação, ignorância, apatia e graves entraves à autonomia da razão humana e ao desenvolvimento espiritual da humanidade.
Em todas as Religiões sempre haverá, e é bom que se lembre, justos representantes da moral do evangelho, os quais dignificam os princípios que norteiam para o verdadeiro Cristianismo. E estes, movidos pela certeza de estarem cumprindo a missão de divulgar a Divina Palavra, devem ser reconhecidos pela autenticidade das atitudes que visam o benefício material e o progresso moral daqueles que, humildemente, buscam o amparo de que tanto necessitam.
Finalmente, libertos como já nos achamos do terror dos anátemas, use cada um da sua inteligência, da sua razão e do seu livre-arbítrio e por si mesmo decida entre aceitar a fé cega preceituada por Padres e Pastores que não admitem o menor questionamento sobre aquilo que dizem, ou aceitar a Fé raciocinada e livre de imposições, emanada do equilíbrio e da razão.”

Então, meu caro Israel Fabiano, não sacrifique a sua inteligência em nome da fé, pois a inteligência é fundamental para iluminar a fé com as luzes da razão, pois do contrário sem o discernimento, que só é dado pela compreensão, pela inteligência, será apenas uma fé cega em vez de que uma FÉ RACIOCINADA. Não confunda inteligência com ser dotado de genialidade, ou ser pós-graduado ou coisa assim. Inteligência aqui toma o sentido de bom-senso e não de cultura.

Fique com Deus.

2006-07-13 16:31:28 · answer #3 · answered by Jorge Murta 6 · 0 0

NÃO
Até porque não há real motivo para isso.
Uma porque se for verdade não pode ser incompatível com a razão e lógica.

2006-07-13 14:59:13 · answer #4 · answered by diasvaleska 7 · 0 0

Caro amigo ... uma coisa está ligada a outra ... o fato de o ser humano ter a capacidade de raciocinio lógico¨ inteligência¨ é digamos assim o primeiro passo para que o homem possa adentar ao mundo da fé(crença), este ultimo é um mundo que ainda temos de exercitar e muito pra conhecer. Digo pela minha experiência que não deves limitar a fé, pois a inteligência foi Deus que nos concedeu... então minha resposta é não.

2006-07-13 12:52:47 · answer #5 · answered by cygano2001 2 · 0 0

Nunca sacrifique uma pela outra !!!
A inteligência é para aquilo que você pode mudar.
A fé é para aquilo que você não pode mudar.
Só quando você conseguir juntar as duas terá a sabedoria.

2006-07-13 12:52:46 · answer #6 · answered by Wagner S 6 · 0 0

Não. Acho que se deve conciliar as duas coisas, utilizando-se a inteligência para o bem.

2006-07-13 12:51:29 · answer #7 · answered by MAGNOLIA 1 · 0 0

Você só faz isso se não tiver nenhuma inteligência, pois a fé é apenas um meio de te explorarem.
O boi, quando vai ser morto, continua tendo fé em que o algoz dele vai apenas dar-lhe mais um monte de feno, para comer.
A galinha, acha que vai ganhar mais milho, e o pássaro aprisionado numa gaiola acha que aquilo é que é paraíso, pois tem água e comida sem precisar fazer esfôrço...
Eles têm fé e não inteligência, e veja em que roubada se meteram...

2006-07-13 12:51:12 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Acredito em forças e ordens além deste mundo.....que a ciência não explica e acredito que jamais irá decifrar certos enigmas...
Infelizmente não existêm meios de se comprovar certos acontecimentos extrafísicos....que muitas pessoas já experimentaram.....
Eu acredito.....e mesmo que tenha alguma base científica que possa negar tais fatos....elas jamais irão abalar a minha fé....
Se isso é sacrifício a inteligência.... pois existem estudos contrários a respeito....eu acredito que estou sacrificando a minha....
A Fé é maior do que qualquer ciência....!

2006-07-13 12:48:29 · answer #9 · answered by Alexandra B 2 · 0 0

Sacrificar a inteligência por qualquer motivo é 'burrice'.

2006-07-13 12:43:27 · answer #10 · answered by S. Teles. 3 · 0 0

fé e inteligencia andam lado a lado, não confunda inteligencia com o lógico, ai sim para vc ter fé em alguma e se acontecer é por que o lógico não aconteceu!!

2006-07-13 12:43:00 · answer #11 · answered by Robson Jean 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers