As teorias científicas para explicar as origens do sal marinho começaram com Edmond Halley, em 1715, que propôs que os sais e outros minerais foram transportados para o mar pelos rios, tendo sugado da terra por queda da chuva, lavando as rochas. Ao alcançar os oceanos estes sais seriam retidos e concentrados pelo processo de evaporação (veja Ciclo hidrológico) que removem a água. Halley notou que do pequeno número de lagos no mundo que não têm saídas para o oceano (como o Mar Morto e o Mar Cáspio), a maioria têm alto teor de sais. Halley denominou este processo de "intemperismo continental".
A teoria de Halley estava correta em parte. Em adição, o sódio foi sugado do fundo do oceano quando os oceanos se formaram. A presença dos outros elementos dominantes como cloreto, resultaram do escape de gases do interior da terra (na forma de ácido clorídrico), por vulcões e fontes hidrotermais. O sódio e o cloreto então se combinaram para formar o constituinte mais abundante da água do mar.
A salinidade do oceano tem ficado estável por milhões de anos, provavelmente como uma conseqüência de um sistema tectônico/químico que recicla o sal. Desde o surgimento do oceano, o sódio não é mais trazido do fundo do oceano, mais é capturado de camadas sedimentares que cobrem o leito do oceano. Uma teoria diz que a tectônica de placas faz com que o sal seja forçado para baixo das massas continentais, onde é lentamente sugado de volta à superfície.
2006-07-12 02:01:46
·
answer #1
·
answered by N�a A 3
·
1⤊
0⤋
Porque deus as fez assim!
2006-07-18 11:09:38
·
answer #2
·
answered by LUCIA 4
·
0⤊
0⤋
Para quem acredita na Bíblia, sabe que todas as coisas feitas por Deus tem sua função. A do mar que é salgado, além de fornecer alimento era de purificar as sujeiras que o homem iria causar, como os esgotos sanitários. Deus também colocou espécies marinhas que servem de filtro para as sujeiras jogadas no mar.
Obrigado.
2006-07-17 06:12:48
·
answer #3
·
answered by Roberto S 1
·
0⤊
0⤋
A salinidade do mar se deve a três fatores: erosão das rochas, erupção de vulcões submarinos e poeira cósmica - material que vem do espaço e se desintegra ao entrar na atmosfera. Esses fenômenos despejam na água quase todos os elementos químicos da crosta terrestre. Os mais comuns são o cloro (55%) e o sódio (31%). Combinados, eles formam o cloreto de sódio, o sal de cozinha. Por ano, estima-se que os oceanos recebam 2,5 milhões de toneladas de sal. Desse total, 96% permanecem na água e 4% retornam aos continentes durante o processo de evaporação. Em regiões onde predominam altas temperaturas, pequenas profundidades e onde há poucos rios desaguando, como é o caso do litoral nordestino brasileiro, é maior a salinidade das águas devido à intensa evaporação e ao menor despejo de água doce. (Aliás, a água dos rios não é doce, só tem menor concentração de sais minerais.)
2006-07-12 02:04:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
a agua dos rios até que é um pouquinho salgada, pois tb contem sais minerais....
mas como nao esta constantemente se mexendo.. acaba por se depositar no fundo... mas é claro,, eh muito menos salgada....
incusive agua mineral de poços aretsianos.. sao levemente salgadas!
2006-07-12 02:03:38
·
answer #5
·
answered by Gordo Fredo 2
·
0⤊
0⤋
Porque a água do mar tem iodo e a do rio não.
Agora não me pergunte por que a água do mar tem iodo, veja isso com Deus!!
2006-07-12 02:02:16
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A rocha presente no mar e nas encostas dos continenstes são repletas de estruturas salinas no seu interior.
Conforme as ondas iam batendo nessas rochas, essas estruturas salinas foram se desgrudando das pedas formando areia e sal.
Isso com milhões de anos acabou salinizando o mar.
2006-07-12 02:02:06
·
answer #7
·
answered by Dizzinho 2
·
0⤊
0⤋
Eu não sei, mas se o biscoito de água e sal fosse feito de mesmo só de água e sal, o mar seria um grande biscoito.hahahahahahaha
2006-07-12 02:11:33
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋