English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias
9

Como se explica então o medo da morte?
Sei que existe o medo espiritual (céu ou inferno), e também o medo físico...
Eu aposto mais no medo físico. O espiritual é melhor avaliada quando estamos em segurança.

2006-07-11 15:33:18 · 13 respostas · perguntado por Yedda O 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Como se explica então o medo da morte?
Sei que existe o medo espiritual (céu ou inferno), e também o medo físico...

No livro O Nome da Rosa, o noviço relata que o coração de uma vítima de fogueira (bruxa, no caso do livro) pára antes do fogo consumí-la. A vítima terá morrido de coração e não pelo fogo...

2006-07-12 00:36:40 · update #1

13 respostas

Antes de tudo, precisamos entender que a DOR FÍSICA é fruto de um estímulo que "avisa" ao cérebro que algo está errado com nosso organismo.

Quando nos machucamos, a dor proveniente dessa ocorrência, é um "aviso" ao cérebro e conseqüentemente a pessoa que alguma providência precisa ser tomada.

A DOR, para ser possível, necessita do estímulo (aquilo o que a provoca) e a "resposta", que é realizada por meio de neurotransmissores da sensação desconfortável.

Alguém se referiu aqui que "morrer queimado" deve ser muito doloroso. Porém, analisemos.

A dor produzida por um trauma grave que lesiona o corpo físico (a queimadura, por exemplo), será tanto mais intensa na medida em que o cérebro é também lesionado. Quanto menos lesão no cérebro, maior será a "dor".

Há muitos anos atrás, fui vítima de um atropelamento de carro. Logo em seguida ao ocorrido, não senti absolutamente dor alguma, já que estava num estado meio "letárgico" entre o consciente e inconsciente (meio "bêbado", "zonzo"). Eu apenas percebia que minha perna estava torta (virada para trás) e que meu corpo estava vermelho de sangue.

Só vim sentir "dor" algumas horas depois, já no pronto socorro, na hora de colocar a perna no lugar.

Acredito que na hora do acidente, apesar de ter sido algo muito traumático, o cérebro foi anestesiado pelo "pavor" e "medo", sensações muito mais poderosas que o estímulo provocado peal dor da lesão física.

Segundo o que estudei durante minha formação teológica, morrer propriamente não "dói"; particularmente se a morte é causada por uma tragédia ou uma disfunção orgânica fulminante (o enfarte, por exemplo). A "dor" pode ser sentida em questão de segundos..durante o exato momento..do evento que provoca a morte (uma explosão ou um tiro, por exemplo).

Numa tragédia, dependendo da grandeza letal da mesma, não dá nem "tempo" muitas vezes do cérebro processar o "mega estímulo" que levaria a uma dor lascinante que provoca a morte., pois no momento em que o cérebro estaria pronto para responder ao estímulo (que seria a dor), a pessoa já teria morrido, e assim sendo, sem mais condições de sentir estímulos físicos.

Na verdade, a partir dos estudos dos "novíssimos" ou da "escatologia cristã", o que sabemos a partir dos ensinamentos bíblicos é a respeito da DOR MORAL que cada um leva para a vida póstuma. Talvez essa seja a "dor" mais difícil de ser amenizada, pois não é uma dor física, mas espiritual, na alma.

Não saberia realmente explicar...com palavras..a grandeza dessa dor moral. Tento compara-la a situações que vivemos em nossa vida terrena:

- por exemplo, a Dor de Perder alguém muito querido. não é uma dor física, mas é uma dor REAL, CONTUNDENTE, AGUDA..que não há analgésico que abrande.

- a "dor" que sentimos quando após uma briga, discussão, bate-boca, desentendimento, agredimos alguém..por palavras ou fisicamente..e depois..sentimos o velho "remorso": Outra dor que não há remédio físico que alivie, não é verdade?

Por quê?

Porque são "dores" no campo moral, ético; ligadas ao caráter de cada um de nós.

Assim sendo, a "dor de morrer" estaria ligada intimamente a "como se morre". Esse "como" não é absolutamente o "meio" que leva alguém ao óbito, e sim ao estado pessoal, moral de cada um naquele momento de separação do corpo e da alma.

A "dor" será tanto mais intensa quanto maiores forem as situações "pendentes" deixadas aqui no mundo físico (aquém) as quais levamos para o mundo invisível (além).

Apenas para concluir: É importante salientar que a alma humana não é "eterna" pelo fato de ser imortal. Só podemos dizer que "algo" ou "alguém" é eterno se não teve início e nem terá fim. Nesse Caso, apenas DEUS é Eterno, pois é o único que não teve um início e nem terá um fim.

Para nós, seres humanos, o correto é dizer que a alma humana é "evoeterna", já que teve um início mas não terá um fim.

A Igreja diferencia esta realidade (que tem início, mas não tem fim) da eternidade (que não tem início nem fim), chamando-a de evoeternidade. Portanto, ao morrer, o homem entra na evoeternidade, e não na eternidade.

Espero ter ajudado na reflexão de todos. Obrigado.

2006-07-11 17:23:34 · answer #1 · answered by padrericardoaraujo 1 · 8 3

Bom... quando eu morri, não doeu não.

2006-07-12 01:55:10 · answer #2 · answered by Du 3 · 1 2

explicar a dor niguém comsegue porque só quem ja morreu poderia saber mas como não a posibilidade de eles contarem e nem eu quero/ então ficaremos sem resposta agora ums morre de um problema e otros de outro sertamente ums sente mas que outros não é? agora asim como a dor da morte é rel asim tambem a nossa alma é ral temos que tomar muinto quidado praquando chegarmos diante de Deus não sermos reprovado por ele porque dai a dor serar para sempre um abraco e Deus te abensoe

2006-07-11 16:12:55 · answer #3 · answered by Gideão 3 · 0 1

Não pois eu acredito, que a morte não existe obviamente também não existe dor.
A morte é uma viagem sem volta. onde aparecemos em outras dimensões, mas evoluídas ou menos evoluídas que a terra, a nossa mente é quem cria a dor e automaticamente o medo de morrer. bjusss...

2006-07-11 15:50:57 · answer #4 · answered by Fafa carioca feliz....... 3 · 0 1

naum ......vc nem vai sentir.......eh ate bom

2006-07-11 15:46:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

Quando eu morrer te explico isso!!!
Abraços!!!

2006-07-11 15:45:38 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

a morte nada mas é que um sono profundo, mas qnto a dor depende de como vc vai morrer. alguns casos dói mt sim... tipo morrer queimado... é horrível.... e qndo estamos mortos não estamos concios de absolutamente nada.. eskece esta história de céu e inferno... isto são ensinos falsos.

2006-07-11 15:41:39 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

Penso que quem tem medo da morte, tem na verdade é medo do desconhecido, pois não sabemos o que é a morte.Afinal ninguem nasceu de novo pra contar como ela é, né?

2006-07-11 15:39:21 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

Medo é uma reação natural ao desconhecido, principalmente se inevitável.
Como espírita, acredito que não é perrmitido saber como será "exatamente" após morrer ( ainda prefiro desencarnár ), pelo menos pra maioria dos encarnados. Faz parte de sua aprovação.
Mas acho que morrer não dói, até o último segundo antes de morrer eu não sei hahaha, pode doer, ou não.

2006-07-11 15:39:12 · answer #9 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 1

Não sei, não morri ainda, mas quando isso acontecer eu te falo ta bem?

2006-07-12 11:06:07 · answer #10 · answered by Usako 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers