English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-10 11:44:42 · 17 respostas · perguntado por Anonymous em Negócios e Finanças Finanças Pessoais

17 respostas

Olá Scheinsteiger,

Entendo que há dois tipos de Riqueza no Sentido Material:

A Riqueza Funcional e a Riqueza Supra-Funcional.

A primeira forma de riqueza (funcional) pode ser viabilizada à partir de bons hábitos de consumo, adequação de critérios de escolha, disciplina prática e econômica.

Ela leva em conta 2 princípios:

01 - Não gastar mais do que se ganha.

02 - O que se ganha hoje deve viabilizar o atendimento das necessidades PRESENTES e FUTURAS de quem adquire os recursos.

Para que isto seja possível, não podemos gastar tudo o que ganhamos no mês, pois caso o fizéssemos, não se construiria o futuro econômico.

É necessário disciplina, visão de médio-longo prazo e bom senso nas escolhas para construir oportunidades econômicas futuras. Você conhece os Ditados:

"Dinheiro faz Dinheiro"

"Com dinheiro na mão as oportunidades aparecem"

Tivemos a experiência do APAGÃO que levou as famílias brasileiras a racionalizar o uso da energia elétrica e melhorar seus critérios de uso, sob ameaça de corte de fornecimento.

Apesar do choque inicial, a maioria das pessoas, realizando pequenas mudanças, não deixou de usufruir os benefícios da energia elétrica para atendimento de suas necessidades e economizou na conta no final do mês.

Dependendo da idade atual, deveria-se poupar de 10 a 30% da renda mensal para construir reservas econômicas para aproveitamento de oportunidades a médio longo prazo.

Desta forma, é necessário levar em conta que o padrão de vida e de escolha deve ser compatível com um desembolso mensal máximo de 70 a 90% da renda atual.

Para quem não tem este hábito pode ser difícil no começo, mas depois se acostuma.

Esta disciplina econômica pode viabilizar a aquisição da casa própria, saindo do aluguel, a abertura de um negócio próprio, entre outras iniciativas.

Muitos casais novos e ainda sem filhos podem viabilizar com mais facilidade esta estratégia do que pessoas solteiras pois, na prática, se os dois trabalharem e possuirem renda, ficará mais fácil compartilhar despesas comuns como aluguel, água, luz, material de limpeza, entre outros.

A aquisição de bens mais caros como eletrodomésticos, carro, computador, entre outros é mais fácil também quando 2 trabalham pois o investimento cai pela metade e podem ser compartilhados.

Se um ficar doente ou perder o trabalho, terá ainda o apoio momentâneo da renda do outro e não ficará desamparado, etc.

A riqueza funcional é uma estratégia de enriquecimento a médio e longo prazo, contudo, consistente e com riscos menores.

A segunda forma de riqueza(supra-funcional) é resultante de várias habilidades e capacidades individuais. Ela requer mais do que disciplina econômica para ser viabilizada tais como:

Habilidades para lidar com dinheiro e investir, administrar riscos identificar oportunidades de negócio e capacidade de empreender.

A receita é: Habilidades precisam ser desenvolvidas pela prática, perseverança, bom senso de observação e uso da informação, capacidade para interagir com as pessoas, formar sociedades e equipes associando capacidades e fortalecendo as iniciativas.

Quem consegue se destacar pode ficar RICO no sentido mais conhecido (Milionário) e em alguns casos em médio prazo, (alguns até em curto prazo). Este processo contudo envolve maior grau de risco, pois as oportunidades não tem retorno 100% garantido, devendo-se ter um apurado senso de análise e capacidade de gestão das incertezas.

Não estão sobrando pessoas com este talento, mas certamente existem. É algo contudo, que pode ser desenvolvido e aprimorado para quem já detenha um bom potencial.

De qualquer forma, pessoas detentoras de Riqueza Funcional costumam ter bom padrão de vida e acesso a bons serviços como educação, saúde e moradia diferenciados, além de boas opções de férias e lazer, com aposentadoria programada e mais tranquila.

A Riqueza funcional está no alcance da maioria das pessoas. Basta levar mais a sério o seu PRESENTE E FUTURO.

Quem não constrói hoje o seu futuro econômico, não terá como usufruí-lo amanhã.

Espero ter lhe auxiliado.

Um grande abraço !!!

2006-07-10 12:35:16 · answer #1 · answered by Peregrino 6 · 4 0

Pra quê ficar rico meu, daqui a um tempo você morre e não vai poder levar dinheiro algum pro caixão, viva com Deus é muito melhor do que dinheiro, sabe por quê? Porque depois que a gente morre o único que irá nos salvar é Deus meu amigo, não há dinheiro algum no mundo que compre essa salvação. valeu?

2006-07-10 13:01:44 · answer #2 · answered by mariopires1 3 · 0 0

Trabalhando, ou ganhando na Mega sena, ou traficando, ou roubando. VC decide.

2006-07-10 12:10:23 · answer #3 · answered by Antonio R 1 · 0 0

meu tenho uma coisa + vc tem que falar com os irmãos cravinho e perguntes a eles ou jogue na mega sena ou me venda sua alma que que te farei rico

2006-07-10 12:06:09 · answer #4 · answered by clock380 2 · 0 0

entre para politica

2006-07-10 11:57:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Não conto!

2006-07-10 11:56:40 · answer #6 · answered by Rafael 3 · 0 0

boa pergunta viu...mas assim q descobrir me avisa q eu tb quero saber rsrs

2006-07-10 11:56:08 · answer #7 · answered by Dama da Noite 2 · 0 0

O caminho mais seguro é estudar muito.

2006-07-10 11:51:13 · answer #8 · answered by Max Diniz Cruzeiro 3 · 0 0

Trabalhando num belo emprego
Aplicando uma boa quantia
Ganhando na loteria
Herdando uma fortuna
Deve ter mais (de forma honesta, claro)

2006-07-10 11:49:28 · answer #9 · answered by Transeunte do tempo 4 · 0 0

trabalhe bastante, ganhe muito dinheiro, e tenha controle sobre as suas finanças...

2006-07-10 11:48:33 · answer #10 · answered by LFontes 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers