English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

Ainda bem que é, e é mesmo porque pregam coisas esquisitas que não existem, estãs pessoas estão num engano muito grande.

2006-07-11 06:46:55 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 14

Sou católico e simpatizante do espiritismo. Acho q todas as religiões são fragmentos da verdade, ou seja, nehuma é completa, mas todas levam a um so lugar...Deus. O espiritismo, na minha opinião, não é uma religião, é uma filosofia de vida...

2006-07-10 01:54:16 · answer #2 · answered by galeriasecreta 2 · 3 0

Já foi mais discriminado em outros tempos, hoje já uma aceitação maior do espiritismo (doutrina codificada por Allan Kardec), mas todas as religiões são, em maior ou menor grau, discriminadas por algumas pessoas e até mesmo por alguma outra religião.

Falando de espiritismo, por que a discriminação? Encontramos causas históricas e causas atuais desta discriminação. O espiritismo surgiu na França do século XVIII, com uma doutrina diferente do que pregava o Catolicismo, que passou a mover autos-de-fé contra livros espíritas, discursos inflamados contra o espiritismo, etc. Já no Brasil, o espiritismo (e os espíritas) sofreram perseguições.Primeiro foi a data de 28 de agosto de 1881, que assinala a perseguição oficial ao Espiritismo, sendo emitida ordem policial proibindo o funcionamento da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade e dos centros filiados.A Sociedade é intimada oficialmente, em 30 de agosto, a suspender suas reuniões. Antonio Pinheiro Guedes, Cirne Maia e Joaquim Travassos dirigem-se ao Ministro da Justiça, pedindo a sustação das medidas policiais. D.Pedro II recebe uma comissão de espíritas em 06 de setembro que lhe expõe os fatos e pede que se faça justiça. O Imperador afirma não consentir em perseguições.
Tivemos também em 1905 a invasão da sede da FEB (Federação Espírita Brasileira), na Rua do Rosário 97, por funcionários da Diretoria Geral de Saúde Pública , que lavram autos de infração por exercício ilegal da Medicina.
Depois, veio a perseguição na Era Vargas:A FEB (Federação Espírita Brasileira) foi fechada pela polícia e reaberta três dias depois por ordem do Ministro da Justiça.
Como vimos, já foi pior essa discriminação. E, respondendo sua pergunta, só se discrimina, só se ataca quem nos incomoda. E por que o Espiritismo incomoda tanto? São as causas atuais da discriminação. Porque ele fala da realidade da vida pós-morte, fala de que a responsabilidade é só nossa e ninguém assumirá nossas culpas por nós e teremos que resgatar nossos erros, em outra encarnação até atingirmos uma perfeição relativa (pois a perfeição absoluta só Deus tem) e também a mediunidade é causa de discriminação. Em uma frase: o ser humano (alguns deles) atacam tudo aquilo que não podem entender (por não estarem preparados para isto).

2006-07-10 03:53:37 · answer #3 · answered by Jorge Murta 6 · 2 0

Sou espírita a 5 anos, e tenho muito a agradecer a Deus por ter colocado em meu caminho essa experiência maravilhosa.
O que é o Espiritismo ? Bom pra responder essa questão aconselho sempre buscar um site idôneo, como www.espirito.org.br.

O Espiritismo as vezes é visto errôneamente como prática de bruxarias, macumba, blasfêmia, idolatria etc. etc. Bom e isso ja pude presenciar de perto.

O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec. E veio para complementar os ensinamentos cristãos.
O Epiritismo é dado como Filosofia, Ciencia e Religião. Na europa era tido como filosofia e ciencia, no Brasil que veio ganhar mais o carater religioso. O reconhecimento social do espiritismo como religião veio a duras penas e após longos anos. Hoje se pode reconhecer um centro espirita por suas obras de caridade, por seios feitos e por seus ensinamentos. As obras espiritas estão ai, em todas as partes do mundo, e a ciencia espirita veio para abrir nossas mentes e nos orientar.
O aconselho a procurar um centro espirita, a ler livros sobre.
Sites que aconselho :
www.espirito.org.br
http://www.febnet.org.br/ (Federação Espirita Brasileira)
www.universoespirita.org.br

Um abraço
Que jesus te ilumine em cada passo de sua caminhada

2006-07-10 02:57:58 · answer #4 · answered by acasacai 1 · 2 0

Principalmente por falta de conhecimento do assunto, o espiritismo, muitas das vezes é confundido como seita, é bom lembrar que o significado de seita é a união fechada de membros para um determinado fim, o que no caso do espiritismo não é verdade, as reuniões são abertas a todos.
Outro ponto importante é saber que não existe religiões perfeitas, tanto os católicos quanto os cristãos na história da humanidade, foram causadoras das maiores atrocidades contra o homem, porém, não houve uma só guerra gerada pelo espiritismo. caioreis01@yahoo.com.br

2006-07-10 02:07:49 · answer #5 · answered by Clᵤio H 3 · 2 0

Bom,sou espirita,sigo a linha da umbanda,...a cultura desde a antiguidade(apesar do espiritismo ser uma das mais antigas religiôes),possui um segmento católico,a umbanda foi implantada aqui por africanos,e a igreja foi perdendo seu espaço,daí vieram as expressÕes de macumba,onde o significado é visto como maldade,acredito que assim como eu,apesar de seguir essa reliigião,as pessoas deveriam estudar origens de diversas religiões,por exemplo,a maioria das igrejas evangélicas,não possuem origem,apenas doutrinas...todos deveriam aprender a entender cada uma das religiões,e só assim tirar suas conclusões..bjus,espero ter ajudado
PS:me desculpe mas estou inconformada com algumas das respostas acima......gostaria que todos que quiserem saber um pouco mais estou a disposição para esclarecer dúvidas,é só entrar em contato...e espiritismo ser ceita ai não da neé!!!

2006-07-10 01:49:45 · answer #6 · answered by Analu 4 · 2 0

Porque tolera a discriminação.
Essa é uma barreira que tem que enfrentar, assim como muitas outras que virão.
Não adianta bater o pé, gritando aos quatro ventos: -" Eu estou certo!, Eu vou pro céu!", não é bém assim.
Os adeptos ao espiritismo codificado por Kardec, o são por escolha. Um espírita não sai caçando adeptos aos tapas, não acha que tem a obrigação de converter todo mundo pra salvação.
Sabe que exite lugár pra todos, pra todas as religiões, que todas tem seus motivos designados pelo mesmo Deus.
Quando alguém provoca o espiritismo, ou um espírita, este não vai discutir a verdade. Pode sim dar a sua opinião, pois é direito de todos, porém não vai dizer por exemplo: -"Você está errado!".
O fato é que, quando um não quér, dois não brigam. Insatisfeitos com a briga, os briguentos tendem a falar mal, e assim tentár acabar com a moral e convencer o maiór numero de pessoas a compartilharem de seu ódio.
Quando uma pessoa tem fé, seja de qualquer religião, não é preciso discutir, na verdade é inútil.
Quando todas as religiões, e "inclusive alguns ESPÍRITAS", passarem a respeitar a opção e opinião do próximo, acabam os conflitos, e todos caminham em direção do bém.
O espiritismo de Kardec é uma ciência pois procura explicações lógicas ao invéz do inexplicável, e até que não tenha uma explicação lógica considera apenas desconhecido.
É uma filosofia pois incentiva as pessoas a pensarem e mesmo discutirem caso não concordem com essa ou aquela afirmação ou teoria até que se cehgue a um concenso.
É uma religião pois segue o evangélio, acredita em Deus e em Jesus de Nazaré, o Cristo, interpretano os mesmos de meneira própria somente.
E é humano pois erra e acerta, se está errado conserta, se existe alguma mentira procura a verdade por todos os meios, seja física, quimica, material ou não, mas não aceita o simples é porque é.
E se alguém não respeita ou o discrimina, não conseguindo o respeito, deixa-se desrespeitado por este, pedindo a Deus que o ilumine em seu caminho seja qual escolher, e que seja feliz.

2006-07-10 12:51:02 · answer #7 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

O fato de confundirem com a umbanda contribui para isso, mas não é a única razão.

Os espíritas têm costumes que contrariam a visão evangélica. Isso é normal, já que são duas religiões diferentes.

O costume fundamental que deixa clara a discriminação dos evangélicos é o fato do Espiritismo declarar ter alguma forma de contato com espíritos, que é algo condenado na Bíblia.

Outra divergência é que, segundo alguns espíritas, seu conjunto de boas ações lhe garantirá a salvação. Bem, isso contribui, mas não garante verdadeiramente.

Sou evangélico presbiteriano, porém converso abertamente a respeito de quaisquer religiões.

2006-07-10 03:20:07 · answer #8 · answered by Rodrigo Paulino 3 · 0 0

Pq o pessoal adora encarnar nos outros...rsrsrsrsrsrsrs

2006-07-10 01:53:32 · answer #9 · answered by Peter Parker 2 · 0 0

ignorância, preconceito, falta de estudar o assunto.

2006-07-10 01:52:12 · answer #10 · answered by neguinhase 1 · 0 0

As pessoas por não ter conhecimento da extenção da doutrina , confundem com a macumba e acham que os espiritas só fazem o mal.

2006-07-10 01:44:02 · answer #11 · answered by neguinha 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers