Complicado... mas vamos tentando:
a.mor :
(ô), s. m. 1. Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2. Forte inclinação, de caráter sexual, por pessoa de outro sexo. 3. Afeição, grande amizade. 4. Objeto dessa afeição. 5. Benevolência. 6. Caridade. 7. Coisa ou pessoa bonita, preciosa. 8. Filos. Tendência da alma para se apegar aos objetos. S. m. pl. 1. Namoro. 2. O objeto amado. (Michaellis)
Agora seria mais simples dizer que uma imagem vale mais de mil palavras, sem com isso escreve-las ou dize-las...
2006-07-09 17:30:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nada nos pode separar do amor de Deus. A BÃblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
O amor de Deus é um amor de sacrifÃcio. A BÃblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor de Deus dura para sempre. A BÃblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Como a BÃblia descreve o amor? A BÃblia diz em 1 CorÃntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
A BÃblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A BÃblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princÃpio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
O amor não é só para amigos. A BÃblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”
O amor é o resumo da lei de Deus. A BÃblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A BÃblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”
Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A BÃblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caÃste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”
2006-07-10 11:47:34
·
answer #2
·
answered by Maurinho 2
·
0⤊
0⤋
A melhor definição para amor consta na Bíblia, em I Coríntios 13, sendo que muitos usam até como poesia, de tão belo texto:
I Corintios 13
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
Nosso amor depende da situação, mas o amor de Deus é eterno e, portanto, impossível de que os seres humanos compreendam.
2006-07-10 10:39:33
·
answer #3
·
answered by Rodrigo Paulino 3
·
0⤊
0⤋
Confie nas pessoas, plenamente. Não crie expectativas com relação a ninguém. Não há decepção quando se percebe que as pessoas só poderão oferecer aquilo que já possuem em seus espíritos, nada mais. Aqueles que desconfiam dos outros são aqueles que não estão seguros de si mesmos, de suas próprias tendências. Percebas: vemos nos outros o que existe em nós mesmos, o que seríamos capazes de fazer se estivéssemos no lugar do outro. Não sintas ciúmes de ninguém. O ciúme não é amor, é um sentimento de posse infundada e irracional. Ames, não loucamente, não desvairadamente, mas mansamente, docemente, te embevecendo, te alegrando o espírito, te deleitando, como quem contempla um lago plácido, como quem se deixa embeber na aprazível luz do sol, no arrebol, ao alvorecer. Quando disseres a alguém "Eu te amo" não esperes por resposta. O "Eu te amo" é uma afirmativa e como tal não necessita de resposta. Não digas "Eu te amo" esperando um "Eu te amo também", para que somente assim possas sentir-te feliz. Se disseres a alguém "Eu te amo" e isso alegrar o teu espírito, embebê-lo na luz, e não esperares nada em troca, saberás que realmente amas alguém. E saberás o que é o amor.
2006-07-10 09:14:13
·
answer #4
·
answered by Dileto Aedo dos Anjos 3
·
0⤊
0⤋
DEFINIÇÕES DE AMOR
Convenhamos que é uma coisa curiosa essa questão de sentimentos que rege a comunicação entre as pessoas. Tudo gira em torno de amor, amizade ou paixão.
São sentimentos interligados, mas a base de tudo é a amizade.
Inexistindo a amizade é difícil que o amor perdure.
A paixão independe de amor ou amizade. Surge num repente, e é fugaz. Muitas vezes não sobrevive ao primeiro encontro. E quando perdura por mais algum tempo, finda quando termina a atração física.
A base de tudo mesmo, é a amizade. Aquele sentimento que faz com que as pessoas se gostem, e muitas vezes, é o primeiro passo para o amor.
Muitas vezes pessoas que se viam constantemente, só descobriram que se amavam após uma longa amizade e é esse sentimento que realmente conta.
A mesma pessoa que comparou a paixão com as rosas, muito poeticamente, fez também a seguinte comparação sobre o Amor "o amor é como um jardim de azaléas que está firmemente plantado na terra, e por estar plantado, vive muito tempo".
Pode-se oferecer um ramo de rosas para alguém, como se pode oferecer paixão, porém, as azaléas permanecem plantadas, não são vendidas em ramos. Não se pode oferecer azaléas como não se pode oferecer o amor. O amor é sentido aos poucos. Vem surgindo lá de dentro. Não se ama quem se quer. Ama-se a quem se ama.
Um erro no qual muita gente incorre, é querer "conquistar" o amor de alguém. Pode-se CONSEGUIR ser amado (a) por alguém desde que o sentimento seja recíproco.
Esse é o grande segredo do Amor. Ele, ao contrário da Paixão, não pode ser unilateral.
Justamente por isso não é "conquistado". Ele é dado e recebido. E essa troca de sentimentos é que forma a base de tudo.
Por outro lado, existe uma forma universal de amar, que não implica no fato de que se ame a um certo alguém. É um amor mais abrangente, mais generalizado, mais generoso.
É um sentimento que faz com que determinadas pessoas tenham uma "luz especial", destacando-as no contexto geral. Pode ser chamado de "Amor Universal", pois não é direcionado a alguém em particular, é destinado qualquer ser vivente que saiba aceitar.
Falo de pessoas que se esqueceram de si próprias, de viver sua vida, só pensando no bem estar de seus semelhantes. Falo, por exemplo, de Madre Teresa de Calcutá, da Irmã Dulce, de Mahatma Gandhi, de Chico Xavier, e de outros poucos. Poucos, infelizmente.
Existe isto sim, pessoas querendo subir na vida de qualquer maneira, não olhando em que pisam ou a quem prejudicam para conseguir seus objetivos.
Seria muito bom, seria maravilhoso, se nos mirássemos mais nos exemplos de amor fraterno, de caridade, e repensássemos nossas vidas. De que nos serve conseguirmos êxito, se para isso tivermos que pisar nas pessoas?
Creio que deve ser difícil conciliar o sono quando sabemos haver prejudicado outras pessoas deliberadamente.
Enfim... exemplos existem... Não são muitos, mas existem. Basta que saibamos como agir, aplicando aos nossos atos os bons exemplos de amor, amizade e caridade para com o nosso próximo..........................................................................................
2006-07-10 00:55:03
·
answer #5
·
answered by LEHANDRO 2
·
0⤊
0⤋
O Amor é um sentimento que muitos tentam, mas ninguém consegue definir.
O Amor é tudo, é alegria e tristeza, é prazer e dor, é vida e morte, é felicidade e sofrimento.
É algo tão grandioso e importante que sentimos e não temos como definir.
2006-07-10 00:52:49
·
answer #6
·
answered by miosotis 7
·
0⤊
0⤋
Sentimento que impele a pessoa para o que se lhe pareça bom, belo, digno ou grandioso. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. Afeição, grande amizade. Caridade, benevolência.
A palavra é uma exigência, para não dizermos, uma segregação, natural do pensamento. Se o homem não fosse um ser pensante, não seria um ser que fala. Conhecemos as coisas quando as nomeamos. A palavra evoca a ideia, e esta por sua vez, habita na palavra. Se quiséssemos resumir numa simples palavra - mas, a maior delas todas - as infinitas condicionantes da felicidade, diríamos a palavra AMOR.
2006-07-10 00:48:53
·
answer #7
·
answered by ALFREDO D 5
·
0⤊
0⤋
O AMOR PODE SER TUDO
MAS PODE TBM SER NADA
PODE EXISTIR
E DEPOIS JA NÃO EXISTE
PQ O AMOR É UMA ENERGIA
DE ESSENCIAS OPOSTAS
QUE SE REPETEM
E REPETEM
E REPETEM
INFINITAMENTE
2006-07-10 00:36:02
·
answer #8
·
answered by cledgeo 2
·
0⤊
0⤋
Independente que tipo e referido, podemos ir pelo que parece obvio, fraternal, a amizade ate que nao haja traicao. Tipo aquele que nao se explica, antes poderia ser citado como de homem/mulher, mas deve ser o mesmo que os homoxessuais podem sentir pelo mesmo sexo. E uma composicao de sentimentos, aos quais nos vemos em situacoes muitas vezes, nao muito convencionais. Penso que todos sentimos da mesma forma, mas lidamos com ele de formas diferenciadas, cada uma com sua felicidade ou ate mesmo com sua dor !
2006-07-10 00:35:56
·
answer #9
·
answered by Persephone 3
·
0⤊
0⤋
A melhor definição que conheço : " O amor é o resultado da divina e íntima necessidade da vida, nasce na compreensão, nutre no serviço generoso e aperfeiçoa-se na sabedoria" JJ Benítez
2006-07-10 00:35:00
·
answer #10
·
answered by pauloventuraases 3
·
0⤊
0⤋
Não.
2006-07-10 00:33:05
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋