Idolatria é adorar a criação em vez do Criador. A Bíblia diz em Romanos 1:22-23 “Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”
Os mandamentos proíbem que adoremos ídolos ou imagens. A Bíblia diz em Êxodo 20:3-4 “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”
Pois eu te parabenizo por tua pergunta e deixo aqui meu relato extraído da Palavra de Deus!
Sem querer ofender aos Católicos...mas foram eles quem mudaram os mandamentos...nem precisa ser muito sábio...basta ler a Bíblia e irão descobrir o quão equivocados estão!!!
2006-07-10 04:54:09
·
answer #1
·
answered by Maurinho 2
·
2⤊
3⤋
existem varias maneiras de responder esta pergunta,mas vou resumi-la:vivem baseados nos livros apocrifos e resumindo não são considerados cristãos, pois e fossem obedeceriam o que esta escrito em João 14: 6 e Atos 4:12,Isaias 42:8 , Apocalipse capitulos 17: e 22:.e outros versos, e obedeceriam o que os apostolos de Jesus e (sua mãe Maria Lucas 1:48 foi serva de Jesus e não intercessora )falaram e escreveram, como em Pedro, Paulo e João, eram homens que não aceitavam adoração e nem eram de se engrandecerem perante aos homens, são escravos do papa e roma não de Jesus.
2006-07-09 17:41:52
·
answer #2
·
answered by hiardoweck 1
·
0⤊
0⤋
Acredito que eles "idolatram" o que a imagem representa e não a imagem em si...a foto, obra de arte...o objeto em si. Então eles idolatriam os "santos" e não os objetos...idolatram no sentido de reconhecer o que eles fizeram...deve ser isso.
2006-07-09 17:29:28
·
answer #3
·
answered by Mandynha 2
·
0⤊
0⤋
Nao acredito que seja passada a idolatria, penso que as pessoas teem uma visao erronea das palavras, acho que muitas vezes acreditamos e vemos so aquilo que queremos. A posicao dos santos dentro da mesma, na minha concepcao e passada e devidamente correta, pois podem nos mostrar aquilo que fica muita alem das nossas possibilidades, Pois a benevolencia muitas vezes e um sacrificio e essa abdicacao se nao nos favorece, nao e interessante !
Abracos
2006-07-09 17:19:19
·
answer #4
·
answered by Persephone 3
·
0⤊
0⤋
Sinceramente, essa é uma das minhas dúvidas também. A Igreja Católica apenas prega que as imagens são meios para se lembrar de quem está no ceú, mas eu não concordo, pois são imagens do mesmo jeito. Outra curiosidade é que na Bíblia não está escrito que Maria é mais que uma humana "escolhida entre as mulheres". O ponto de interpretação diferente é quando Jesus está na cruz e diz para segui-la, mas pessoalmente não vejo isso como se ela fosse propriamente a mãe de todos. Também está escrito na Bíblia que só temos um advogado, que é Jesus, e não Maria.
2006-07-09 17:17:35
·
answer #5
·
answered by Tiago 2
·
0⤊
0⤋
Não é minha especialidade, mas em uma palestra foi dito que foi devido a necessidade de conquistar fiéis (bárbaros ou não).
As imagens sempre foram facilitadoras para as mentes que não conseguiam entender a fé de forma abstrata, sem ter o que ou quem seguir materializado.
2006-07-09 17:17:17
·
answer #6
·
answered by Peter 1
·
0⤊
0⤋
Simplismente a Igreja Católica não prega a idolatria. É preciso clarear melhor também o que se entende por idolatria... O que é condenado na Sagrada Escritura: simplismente a imagem esculpida, ou o afastamento da pessoa do seu Deus para entregar o seu coração e a sua vida para falsos deuses (poder, riquezas, etc...)?
Em vários textos da Bíblia vemos que a simples presença de imagens não incomoda nada a Deus, podemos ter como exemplo: lembrando das imagens que Deus mandou e permitiu fazer, como em Êxodo 25,18:"(...) Farás também dois QUERUBINS de ouro batido nas duas extremidades do oráculo. Um QUERUBIM esteja dum lado, e outro do outro." E também: na construção do templo de Salomão, que manda adornar as paredes com 2 QUERUBINS no Oráculo (III Reis 6,23-28), e na bacia de bronze manda Hirão de Tito colocar 12 BOIS! (III Reis 7,25) e depois colocar mais BOIS e LEOES e QUERUBINS! (III Reis 7,28-29) e ainda "como que figuras de HOMENS EM PÉ", e mais QUERUBINS e LEÕES (III Reis 7,36).
É um caso a se refletir, não? Devemos evitar as cegueiras e procurar nos entregar à essência desse Deus que é amor e compaixão...
2006-07-10 11:23:57
·
answer #7
·
answered by N�a A 3
·
0⤊
1⤋
A Igreja não prega a idolatria; mas tolera o uso de imagens, ensinando a importância de adorar a Deus como Deus, não como representação dele.
Tb é verdade que promove, especialmente na liturgia, o uso de imagens, mas somente de Jesus Cristo, para facilitar a adoração dele. O crucifixo é obrigatório no altar para a celebração de missas. O próprio altar deve ser beijado como signo de adoração a Jesus, representado nele simbolicamente.
A idolatria é a adoração de imagens como tais, sem importar o espírito que elas querem representar. Quem tem a tendência a dar caráter sagrado às imagens não é a doutrina, mas as pessoas, que valorizam excessivamente as referências visuais e materiais referentes a Deus e personagens santos.
Essa tendência a buscar signos concretos (visíveis e tangíveis) é infantil e primitiva, mas não pode ser erradicada do ser humano com proibições. Uma religião verdadeira se baseia no amor, que é liberador, e mais forte que as proibições, indícios de rigidez e intolerância humana.
Quando alguém querido morre, vc guarda suas fotos ou certos objetos para recordá-lo. A forma "madura" seria abstrata: guardar a pessoa amada e seus valores no coração e na mente, e não nos sentidos. Mas as pessoas amadurecem aos poucos, e não por proibições.
É verdade que o Antigo Testamento especifica que não se devem usar imagens de tipo algum para qualquer fim. Mas o Novo Testamento não cita essa proibição, cuidando de dizer positivamente que o certo e o ideal é adorar a Deus em espírito. (Deus é espírito e como espírito deve ser adorado. João 4, 24, citação não literal)
Outras formas de idolatria que não costumam mencionar-se são a exaltação de fatores não espirituais, como a valorização suprema do dinheiro, do poder, dos conhecimentos e de certas pessoas hoje chamadas "ídolos".
Tão errado, imaturo e pecaminoso como fazer imagens divinas é idolatrar cantores (mesmo que cristãos), jogadores de futebol, mulheres lindas etc. Adoramos pessoas juntando suas fotos, pondo posters no quarto, gritando desvairadamente nos shows etc.
2006-07-09 17:36:41
·
answer #8
·
answered by Francisco V 6
·
0⤊
1⤋
Excelente pergunta ! Bem observado !
Se você disser isto para um padre, ele responderá que o alvo da adoração não é aquele ídolo de gesso. Aquela imagem é uma forma de a pessoa "se lembrar" do santo, que deve ser objeto de veneração e não de adoração.
Entendeu ? Nem eu...
Quando da época da Reforma Protestante, século XVI, os protestantes não conversaram: eliminaram as imagens por acharem que elas não tinham base bíblica.
2006-07-09 17:18:43
·
answer #9
·
answered by Jorge, o da Viriato 4
·
0⤊
1⤋
Porque você acredita na igreja sendo que ela manipula as pessoas, a igreja visa lucro e poder, através da idolatria e mais fácil.
2006-07-09 17:18:01
·
answer #10
·
answered by Chateaubriand A 3
·
0⤊
1⤋