Geraldodetine,
É importante que você veja que a seleção está num todo maior para compreender o que os psicólogos e selecionadores analisam numa dinãmica. Tudo depende do perfil do cargo para que as outras fases do processo de seleção aconteça. Pelo currículo é possível ver a escolaridade da pessoa, se ela tem ou não as qualificações técnicas para o cargo e etc. No que e como ela gastou o seu tempo de vida. Se houver uma prova de conhecimentos será possível verificar se o candidato está atualizado, se está apto para resolver os problemas técnicos, racionais e de conhecimentos que o cargo exige. Já nas dinâmicas de grupo, o que mais é avaliado são os fatores EMOCIONAIS (os afetivos e ilógicos) da personalidade e não o nível de informação e conhecimento. Se o cargo exige trabalho em grupo, equipe ou time, as dinãmicas de grupos competitivas ou conflitivas indicarão como o candidato funciona. Assim, o fator da personalidade que mais é observado nas dinâmicas de grupo são as ATITUDES e não os comportamentos, pois esses são temporários e rapidamente são trocados por outro. Se, por exemplo, um cargo exige atenção concentrada, como em engenharia elétrica, candidatos que não prestam atenção aos detalhes ou que sejam mais preocupados com o TODO "perderão pontos", pois vai contra o que o cargo exige. Se, o cargo exige paciência como em atendende de telemarketing e na dinâmica o candidato rapidamente fica irritado, discute e, "sem querer" fala um palavrão, ele estará contra-indicado para o cargo.
Por que isso você deve estar se perguntando... por que não deixa a pessoa que pretende o cargo trabalhar diretamente nele sem passar pela seleção
Meu amigo, escolher é fundamental para o mundo dos homens e mais ainda para o capitalismo. A base é a seguinte: você escolheria qualquer pessoa para ser babá e cuidar do seu filho de um ano de idade? Sim ou não? Teria coragem de colocar uma babá que, na sua ausência, é espancadora de bebês? Como saber se ela iria ou não fazer tamanha maldade?
Vendo o passado dela, analisando o currículo e sobretudo aplicando algumas dinâmicas de grupo e entrevistas, a gente teria um perfil dessa moça.
Dicas: 1) participe de muitas dinâmicas para ir diminuindo sua ansiedade; 2) tente ser o mais natural e espontãneo possível; 3) procure o melhor de dentro de si para exibir lá no dia da dinãmica; e 4) pergunte e esclareça tudo que achar importante para compreender e entender sobre dinãmicas de grupo.
Abração e espero ter lhe ajudado.
2006-07-09 09:34:53
·
answer #1
·
answered by algreen41 5
·
2⤊
0⤋
Boa Tarde,
É analisado seu desempenho com a equipe, liderança participativa.
Todos os aspectos do perfil e da personalidade.
Criatividade é importante, devem se organizar e cumprir a meta, é interessante procurar oficinas para treinar esse tipo de atividade.
Att.,
Michel Maesano
2006-07-09 17:18:59
·
answer #2
·
answered by Michel M. 1
·
0⤊
0⤋