English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todos nós, vez por outra, passamos por problemas dramáticos de saúde, conosco ou com familiares. Nestas situações, principalmente para quem não é da área de saúde, somos obrigados a escolher um médico, em quem iremos depositar nossa confiança e a esperança de receber um bom tratamento. O problema é que sabemos de inúmeros casos de gente que se arrependeu da escolha feita, seja porque houve algum grave e evidente erro ou mesmo porque a atenção e o tratamento dispensado ao paciente se configuraram como inadequados.

Então, a pergunta: Que critérios utilizar para saber se o profissional médico que está à sua frente pode ser bom para o que você necessita? Quais são as características pelas quais se pode antever um bom trabalho médico? Quais os sinais de alerta, que indicam maus profissionais? Em suma, que critérios lógicos se pode usar para antecipadamente aumentar as chances de escolher um bom médico?

2006-07-08 15:12:18 · 5 respostas · perguntado por Duvidoso 1 em Saúde Doenças e Patologias Câncer

5 respostas

Acho que a referência de outras pessoas já tratadas são essencias e tentar descoris o histórico do médico.Não é o rico e famoso que sabe tudo.Tem que ser responsável e experiencia,junto com caráter!

2006-07-08 15:40:52 · answer #1 · answered by CDJH 2 · 3 1

Meu caro,

Divido sua pergunta em duas partes: primeiro, médicos cometerem erros graves e evidentes é algo muito raro. Mesmo neste país subdesenvolvido a formação médica é detalhada e exige 6 a 10 anos em tempo integral. Então se vc for procurar um medico(a) pensando assim, tudo ficará mais difícil.
Você e outros citaram o fator principal: fé no médico. A relação baseia-se -em grande parte- nisso. Se vc não acredita é melhor escolher outro médico, ou mudar seus conceitos.
Por outro lado como escolher?
1) Referencias são importantes
2) verificar a formaÇão, pós graduação, anos de experiencia, estudos no exterior, etc. Mas faze-lo de modo cordial, nenhum médico gosta de ser questionado abruptamente. Nem mesmo um mecânico de autos gostaria, vc não acha?
3) Ter o feeling durante a consulta. O médico transmite segurança? Vc se sente confortável e tranquilo? O médico é atencioso- lembrando que atencioso significa interessado, mas não meloso ou dengoso.
4) O médico mostra interesse em ajudar?
Lembre-se, o mais importante é a fé no médico. Se vc não acredita, mude. Mas não vá "de galho em galho".
Por último, apesar de termos excelentes médicos no país, as condições da saúde são lamentáveis. Diriji uma casa de saúde e lhe garanto que muitos médicos tem condições péssimas de trabalho, com sobrecarga, ausencia de métodos diagnósticos bons, pressões de convenios e pacientes. e para completar tem uma média de ganhos de 3 reais por consulta no SUS e 10 nos convênios. Sim, é isso mesmo! Média de ganhos de um médico em SP: 4000, por 80 horas de trabalho/semana. É só isso mesmo! Então creio que são profissionais abnegados, muitos trabalham só por amor a arte.
Espero ter ajudado.

Muita saúde

Padre Ivan

2006-07-20 00:18:51 · answer #2 · answered by padre ivan 4 · 1 0

atraves de boas referencias,pessoas que ja foram tratadas e curadas por esse medico,saber que universidade foi formado se ele e dedicado e humano,porque medico que nao respeita as pessoas e e grosso nao da.

2006-07-15 12:41:08 · answer #3 · answered by crica 2 · 0 0

Gostei da idéia do "TRADICIONAL" com relação às universidades. Eu como estudante, tenho o enorme prazer em sempre recomendar aquele professor em que eu depositaria confiança caso o problema fosse comigo ou com algum familiar...Há professores em que a admiração pela humanidade e conhecimento médicos é tanta, que não exitamos em insistir para que amigos os procurem, mesmo quando já possuem outro médico responsável!

2006-07-13 05:32:26 · answer #4 · answered by Giovano B 1 · 0 0

Realmente sua preocupação é válida. Só posso ajudar aconselhando você a procurar os institutos (como Instituto Nacional do Câncer, etc.), recorrer as faculdades e se aconselhar com um professor universitário (dificilmente ~você não será atendida), confirmar o diagnóstico com outro médico e pela internet entrar nos sites especializados (pelo nome da doença)

2006-07-09 18:31:54 · answer #5 · answered by Terapeuta 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers