Sobre a culpa e o perdão...
Esse sentimento nasce de várias formas, é como o dejeto de nossos erros, tanto a autoculpa quanto se alguém nos culpa ou culpamos alguém. Muitas vezes a sentir culpa acabamos por cometer mais atos pelos quais nos culpamos, nesse estado estamos prostrados diante do erro cometido, como se não houvesse solução ou retorno, como se o presente fosse ancorado pela falha do passado.
O herói sente culpa por não ser o melhor, por não salvar o mundo, por não convencer as pessoas ao seu redor de que está certo etc. A vítima sente culpa por não a amarem, por ter perdido as oportunidades, pelo seu sofrimento, pelas mazelas de sua vida etc. O invejoso sente culpa por não ter o que o vizinho tem, por não ganhar mais que o irmão, por não ter o carro igual ao do chefe, a ser tão inteligente quanto o colega de classe etc. O medroso se culpa antes de acontecer qualquer coisa, só pelo medo de que aconteça.
Além disso, podemos ainda culpar nossos semelhantes por qualquer acontecimento que não nos satisfaça, culpamos os outros, mas nós também nos sentimos assim, pois no fundo sabemos que nós somos responsáveis por nossa vida. E mesmo que não tenhamos culpa, se alguém culpa a nós, sentimos tristes e pesados pelo dedo pesado do acusador.
Como fazer para deter esse ciclo? Será possível jamais errar? Será possível jamais ofender? Sendo que o erro faz parte de nosso aprendizado e a ofensa é filha da mente do próximo?
Sim é possível, e o remédio perfeito para isso já é a muito ensinado na humanidade, esse remédio é o perdão.
Perdoando nossas falhas nos livramos delas e a tornamos experiência em nossa vida. Perdoando as ofensas alheias, estamos aceitando a opinião alheia, pois a ofensa não é nada a mais do que isso, opinião de outra consciência. Perdoando a tudo o que nos prende, nos libertamos.
Há coisas que os humanos dizem imperdoáveis, mas quem é o juiz? Seremos nós superiores a qualquer um para julgá-los? Em verdade vos digo, aquele que julga e dá a sentença irá compartilhar da mesma com o réu.
Quem será o ofendido? Sua alma tem real defeito para que te ofendas? Ou será teu orgulho, que é mistura de comparação e ciúme, que se ofendeu pela própria comparação e ciúme? Vê quão absurdo é se encolerizar contra o céu e a terra, pois somos um e sendo um se encoleriza contra ti mesmo.
Quando tiver com dificuldade de perdoar a ti ou a teu irmão, lembre-se que quem atira o carvão para assim sujar o alvo também é vítima da sujeira, e o mesmo trabalho que o alvo terá para se limpar é o mesmo que terá o atirador.
O sofrimento que tiver sentindo culpa, será sua própria culpa, que alimentará seu sofrimento e só acabará com quando chegar o perdão, que é o alivio imediato e eterno para esse sofrimento.
E não pensem que será difícil praticar o perdão, pois a luz da santa Compreensão tudo se torna natural, pois o perdão é mais natural que a cólera, só não Compreendemos isso ainda.
2006-07-07 03:55:13
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu também me sentia assim, antes de entrar pra igreja católica, e quando peco ainda me sinto assim......na verdade esse sentimento mostra uma sensibilidade....vc sabe que está fazendo algo errado e as vezes não sabe nem que é errado, depois que faz se sente mal. Mostra que vc é uma pessoa sensível e que se sente mal por ter magoado a Deus. Procure se confessar. Se vc se arrependeu de todo o coração vc vai sentir um alívio quando sentir o perdão dentro de vc!
2006-07-10 03:55:43
·
answer #2
·
answered by patyrj03 2
·
0⤊
0⤋
Sentimos culpa porque os erros nunca são aceitos pelos outros e que estamos sempre vivendo em grupos em que as pessoas tenden a valorizar você pelo certo e nunca pelo que você consegui aprender com o erro. Isso coloca na nossa mente que estamos prejudicando alguma coisa qualquer que seja, mas é nossa cultura de que nunca queremos erros.
Nada mais é que um sistema de consolação para você tomar atitudes corretas na proxima vez.
sucesso saúde felicidade
2006-07-09 09:19:10
·
answer #3
·
answered by fabio 1
·
0⤊
0⤋
Todo mal feito deve ser reparado. Estamos aqui pra fazer o bem. Uma vez que você faz o contrário, deve fazer o bem pra se redimir, e pra completar sua missão.
Então, se sentir culpa, ou pesar na consciência, faça o bem duplamente, e terá sua resposta no sorriso de quem recebeu o bem que fez.
2006-07-07 12:58:02
·
answer #4
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
O Arrependimento
Nosso Pai Celestial deseja que sejamos felizes. O pecado e o erro tornam as pessoas infelizes, pois “iniqüidade nunca foi felicidade” (O Livro de Mórmon, Alma 41:10).
Por meio da Expiação de Jesus Cristo, o Pai Celestial providenciou uma forma de arrepender-nos e ser perdoados pelas coisas erradas que fizemos.
Para nos arrepender, precisamos:
Confessar nossos pecados a Deus.
Sentir tristeza por nossos pecados.
Pedir a Deus que nos perdoe.
Fazer o possível para corrigir os problemas que nossas ações possam ter gerado.
Afastar-nos do pecado e não tornar a cometê-los.
Por meio do Sacrifício Expiatório de Cristo, o arrependimento sincero traz perdão e mais paz a nossa vida. O arrependimento nos prepara para viver com nosso Pai Celestial na vida futura.
2006-07-07 12:55:03
·
answer #5
·
answered by Ricardo Melazzo 4
·
0⤊
0⤋
Não, o livre-arbítrio não nos diz nada. Ele é a liberdade que temos para escolher o que quisermos.
O que nos diz que foi errado é a Lei de Deus, escrita em nossa própria consciência.
Como acabar com isso? Se vc fez algo ruim, vai e se reconcilia com a pessoa, ou com vc mesmo. Depois vai e faz coisas boas.
Ninguém volta no tempo, portanto use bem o tempo que vc tem agora.
2006-07-07 07:50:57
·
answer #6
·
answered by Vinicius S. 1
·
0⤊
0⤋
Porque quando tomamos consciência que errámos também tomamos consciência de q esse erro pode ter prejudicado alguém e ai nos sentimos culpados e arrependidos. Para resolver esse sentimento primeiro tem q vir o arrependimento e depois fazer alguma coisa para emendar o erro. É muito dificil esse sentimento acabar, mas se nós quisermos + cedo ou + tarde ele desaparece (n totalmente) sem dar-mos conta..!
2006-07-07 03:55:52
·
answer #7
·
answered by TanY =) * 2
·
0⤊
0⤋
ISSO PROVA Q TEMOS CARATER E PERSONALIDADE , POIS SE COMETEMOS UM ERRO E SENTIMOS MAU É PQ TEMOS CONCIÊNCIA PRA NÃO VOLTARMOS A COMETER O MESMO ERRO VÁRIAS VESES.
2006-07-07 03:51:40
·
answer #8
·
answered by Carlinha BH 5
·
0⤊
0⤋
Isso chama-se conciençia, a melhor forma seria ja que vc parece uma pessoa correta tentar não agir errado.
2006-07-07 03:43:38
·
answer #9
·
answered by jorge 3
·
0⤊
0⤋