Inacreditavel como tem gente q se aproveita da crença alheia para tirar proveito!
E nao é somente as pessoas de baixa renda e falta de escolaridade q fazem isso nao! todo mundo existem zilhoes de pessoas q dao dinheiro pra igreja! POr isso q cada vez mais vao se criando igrejas, o q passou a ser considera o negocio mais lucrativo q existe
2006-07-06 08:59:42
·
answer #1
·
answered by Juju 5
·
5⤊
0⤋
Inicialmente, parabéns pela sua pergunta. Ela é bastante oportuna. Os fiéis evangélicos acreditam estar fazendo o que é certo ao doarem 10% do salário às igrejas que freqüentam. Mas porque acreditam nisso se nem todos lêem a Bíblia e os que lêem não a interpretam corretamente? Simplesmente porque (como no Catolicismo) Deus tem um interlocutor (como se ele precisasse disso) que diz que o dízimo deve ser pago à igreja porque agrada a Deus e assim acreditam estar se livrando do inferno pois estarão cumprindo uma obrigação. Ocorre que passagens contidas na própria Bíblia desmentem ou desconfiguram esta afirmação (basta ler com discernimento e não apenas com os olhos). Primeiro, numa passagem em que Jesus é inquirido por alguns judeus sobre se seria justo pagar os impostos à César, ele, pegando a moeda, diz: "Dai a César, o que é de César e a Deus o que é de Deus". O que quer dizer isto? Que Deus não se interessa por doações materiais de qualquer valor e nem precisa disto. O dinheiro serve às causas e necessidades do mundo (aqui representados por César). Melhor seria, para Deus, reverter este dinheiro, para o próximo, saciando fomes, aplacando o frio, ajudando, enfim, aquele que sofre mais.
E no Deuterônomio, capítulo 14, versículos 28 e 29, há outra passagem que reproduzo a seguir: "No fim de três anos, porás de lado todos os dízimos da colheita desse (terceiro) ano, e depô-los-ás dentro de tua cidade,
Para que o levita que não tem como tu partilha nem herança, o estrangeiro, o órfão e a viúva, que se encontram em teus muros, possam comer à saciedade, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras de tuas mãos."
Leiam a Bíblia. Bastante sugestivo, não? O levita, que era responsável na época, pelo templo ou tabernáculo, é quem se aproveita do dízimo pago pelo povo, pelos fiéis. E note que o dízimo, na época, era apenas 10% da colheita (verduras, legumes, vegetais enfim) e não dinheiro. E hoje? Quem paga aos pastores? Porque eles recebem salário para pregar, ao passo que Jesus disse: "Dai de Graça, o que de graça recebestes." Os órfãos e viúvas da época também, mas e hoje? Vimos há alguns anos o Bispo Macedo e outros pastores, bispos, sei lá, às gargalhadas contando o dinheiro do dízimo que gastariam consigo mesmos. E os fiéis continuaram pagando o dízimo.
Decerto que uma igreja tem despesas e precisa de dinheiro para se manter e como não recebe subsídios do governo, precisa dos fiéis. Mas, que não seja através da imposição do dízimo, mas de contribuição, até mesmo na forma de mensalidade daqueles que se proponham a isto e não de todos, através da venda de livros, etc. É assim que os criticadíssimos centros espíritas (kardecistas) fazem: contribuição voluntária com qualquer valor. Dá quem pode, dá quem quer. Mas todos participam das palestras, etc. Todos se beneficiam, contribuam ou não, pois todos somos iguais perante Deus.
Finalmente, não barganhemos com Deus: "Eu dei o dízimo, logo Deus tem que me fazer prosperar". Triste visão de quem pensa assim.
2006-07-06 22:49:01
·
answer #2
·
answered by Jorge Murta 6
·
0⤊
0⤋
olah, eu vou responder o que acho realmente.p/ quem le a bíblia,lá está escrito que devemos contribuir sim com a igreja. essa contribuição é p/ ajudar em tudo que a igreja precisa.mas é1% do salário que vc ganha.isso eu concordo pois é nosso dever . mas as igrejas que exigem mais, ou alem do dísimo todas as vezes é obrigada dar mais contribuição, ai está errado totalmente. mas ñ esqueça que existe milhôes de religiões e vc escolhe o que vc quer seguir.igrejas tem muitas, mas ñ esqueça que DEUS só tem um.
2006-07-06 16:43:39
·
answer #3
·
answered by WENUS 5
·
0⤊
0⤋
A BÍBLIA SE REFERE AO DÍZIMO 'TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS A CASA DO SENHOR PARA QUE HAJA MANTIMENTO EM MINHA CASA', ou seja devemos DEVOLVER A DEUS 10% do que recebemos, com o intuito de manter a casa de Deus, afinal.. a IGREJA não é mantida por nenhum órgão público e governo, portanto precisa pagar suas contas de água, luz e telefone.
Não vejo absurdo qndo Deus pede os 10%, se 10% o povo já tá reclamando, queria ver se fosse 90%
ISSO NÃO SINGNIFICA QUE DEVEMOS ENTREGAR O SALÁRIO INTEIRO, pq senão como sobreviveriamos?!
2006-07-06 16:39:23
·
answer #4
·
answered by Priscila Miranda 2
·
0⤊
0⤋
Que Deus abençoe seu coração em Cristo Jesus!
São pessoas que não têm comprometimento com a Palavra de Deus, tornando-se mercenárias, pensando que Deus (Onipotente, Onipresente e Onisciente) não usará de justiça para com todos.
Pessoas incautas acabam sendo levadas por ventos de doutrinas como a Teologia da Prosperidade.
Se todos se propusessem em conhecer a Palavra de Deus (nossa bússola de fé, vida, regra e prática), certamente não seriam presas fáceis de lobos em pele de cordeiro, cujo fim é a perdição, caso tais charlatões não se arrependerem enquanto é tempo, a saber: O Senhor Jesus Cristo está voltando para buscar todos que n`Ele crê e, trazer juízo sobre aqueles que não O reconhecem como único e suficiente Salvador.
2006-07-06 16:25:44
·
answer #5
·
answered by Charis 1
·
0⤊
0⤋
Na verdade existem poucas religiões que pedem dinheiro. OS hindus, hare krishnas, budistas e outras se servem do despojos das coisas terrenas. Algumas igrejas evangélicas recebem o dízimo do fiéis pois é provado biblicamente esse costume. Algumas que se DIZEM evangélicas, fazem este tipo de coisa. A igreja Católica também. E aliás ela é a mais rica e a maior do Brasil...
2006-07-06 16:15:37
·
answer #6
·
answered by Nureyev 2
·
0⤊
0⤋
o que temos hoje é uma igreja empresa que tenta lucrar com a boa vontade de pessoas que não tem equilíbrio e procuram formas de conquistá-los, e triste pensar que existem pessoas que se favorecem com fé dos outros.Que estudam formas de prender a atenção das pessoas e fazer uma espécie de lavagem cerebral nelas,deixando-as a mercê de suas vontades
2006-07-06 16:00:47
·
answer #7
·
answered by niel 3
·
0⤊
0⤋
Pq eles querem ganhar dinheiro fácil, assim como os ladrões. E é isso q eles são: ladrões, pois quem usa o nome de Deus para ganhar dinheiro só pode ser um salafrário sem caráter.
Isso não se faz! Todo mundo acorda cedo, rala o dia todo, chega cansasdo e ainda vai pra facul, ou então vai cuidar dos afazeres domésticos, enquanto isso, aqueles protótipos de pastores enchem a boca com algumas palavrinhas furrécas e assim, conseguem passar a mão no dinheiro do povo.
Só gostaria de entender o q leva essas pessoas a dar uma porcentagem de seu salário para essas igrejas. Deus não precisa de pagamento e sim de humildade, remissão de pecados.
2006-07-06 15:56:12
·
answer #8
·
answered by Rosana 2
·
0⤊
0⤋
Para garantir o seu lugarzinho lá no Paraiso...
Infelizmente tem gente q acredita... e ainda paga heim...
2006-07-06 15:49:41
·
answer #9
·
answered by Yorg_SP 2
·
0⤊
0⤋
Para os pastores e fundadores dessas "igrejas" ficarem cada vez mais ricos.
2006-07-06 15:49:17
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋