AFTAS / ESTOMATITE AFTOSA RECORRENTE
A palavra afta é, em geral, usada para denominar qualquer ferida dolorosa da mucosa, em especial da oral. As aftas verdadeiras, no entanto, são consideradas uma ou múltiplas áreas de perda de substância, com ulceração, em locais onde não houve traumatismo prévio, de localização na mucosa oral, dolorosas, de aparição rápido, bem demarcadas, inicialmente necróticas e não precedidas por vesículas ou bolhas, e que tenham com padrão recorrente. O melhor termo para definir a entidade recidivante da mucosa oral de etiologia múltipla é estomatite aftosa recorrente.
Pelo conceito atual, outros processos que provocam úlceras na mucosa oral não devem ser denominados afta, como é o caso das úlceras por traumatismo, por alergia de contato, por medicamentos, e a da doença de Behçet, entre outras.
1. estomatite aftosa recorrente é muito comum: 10 a 30% da população
2. afeta qualquer idade
3. é ligeiramente mais freqüente no sexo feminino (57% : 52%). As mulheres, além de deterem a maior freqüência, quando apresentam a aftose recorrente, têm maior número de lesões do que os homens acometidos pela entidade
4. doença da classe média e alta, em especial de profissionais de bom nível cultural
5. pode ocorrer infecção bacteriana, o que retarda seu desaparecimento
Quanto ao tratamento da afta, drogas cauterizantes, anti-sépticos, antibióticos, agentes protetores da mucosa oral, anestésicos tópicos, vitaminas, entre outras, têm sido utilizadas. Algumas delas melhoram a dor por provocar destruição das terminações nervosas; entretanto, como produzem queimadura que leva a retardo na cicatrização, devem ser evitadas. Por isso nunca se deve prescrever agente cáustico, pois, apesar de aliviar a sintomatologia, retarda a involução da lesão.
Algumas medicações são estritas para os casos mais graves, para melhorar o surto. Há algumas que apresentam efeitos colaterais. Para evitar recidivas, é primordial a suspensão de certos alimentos que podem provocar aftas. A prescrição é inicialmente mais voltada para a regressão da sintomatologia e depois para se evitar as repetições que, às vezes, são muito freqüentes.
O tratamento é sempre precedido de uma valiação clinico laboratorial completa do paciente, e a prescrição é muito individualizada, dependendo das alterações encontradas. Os problemas gástricos, infecciosos, hormonais, psicológicos e nutricionais, entre outros, devem ser corrigidos logo no início, às vezes sendo o suficiente para regredir o quadro oral. A relação médico/paciente é primordial, em especial para a detecção de problemas psicológicos, que podem exacerbar o quadro.
Se você é portador de aftas recorrentes, procure um especialista em Dermatologia Oral, ou um dermatologista geral na sua cidade, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele é o médico que melhor pode determinar qual a conduta terapêutica para o seu caso, já que, hoje em dia, há vários tratamentos eficazes para a afecção.
________________________________________________________________________________________________________Aftas - Como preveni-las
Alimentação rica em vitamina B2 pode
prevenir as aftas.
Algumas pessoas sofrem deste mal com freqüência e sentem dificuldades
em morder, mastigar e engolir; são elas mesmas: as aftas. Embora estas desconfortáveis feridinhas apareçam por causas não muito bem explicadas, como alterações hormonais, estresse, trauma, alergia a alimentos e alterações imunológicas, um dos principais agentes que levam ao surgimento de aftas é o déficit nutricional, especialmente de algumas vitaminas.
As aftas são pequenas bolinhas que contêm um líquido claro, que logo se arrebentam, formando pequenas feridas dolorosas. Também conhecida como estomatite aftosa, as aftas aparecem como manchas brancas ou amareladas na mucosa da boca, gengivas, lábios e língua, causando dor e desconforto na hora de nos alimentamos. Este problema pode durar um dia, uma semana ou até meses em casos mais graves.
Mas, se você sofre deste problema, ou pretende evitá-lo, a boa notícia é que este mal pode ser prevenido através da sua alimentação.
Prevenção através das vitaminas
Felizmente, algumas vitaminas, chamadas riboflavinas ou vitaminas B2 são responsáveis por prevenir o aparecimento de aftas e de queiloses (fissuras nos lábios). Embora a vitamina B2 esteja presente em alguns tecidos do corpo, como fígado e rins, ela não é armazenada de forma marcante. Há também, alguns microorganismos presentes no intestino que conseguem produzi-la, mas em quantidades insuficientes.
A principal fonte de vitamina B2, que organismo consegue aproveitar, portanto, vem dos alimentos. Assim, quando a alimentação é pouco variada e está deficiente desta vitamina, podem aparecer as 'indesejáveis feridinhas' nos lábios, na gengiva e no céu da boca.
Embora grande parte dos alimentos contenha vitamina B2 na composição, as quantidades são muito pequenas. Então, para garantir que você está ingerindo esta vitamina em uma dose suficiente, é necessário que a sua alimentação contenha:
- Leite (fresco ou em pó);
- Queijos - especialmente ricota, requeijão e cheddar;
- Iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes.
Vísceras de animais, como fígado e rins, também têm boas reservas desta vitamina, mas, como são ricos em gordura saturada e colesterol, devem ser consumidos com moderação.
A recomendação diária de vitamina B2 é de 1,2 mg; para você ter uma idéia, esta quantidade pode ser obtida, por exemplo, com a combinação dos alimentos: 1 xícara (chá) de leite, 1 pote de iogurte de frutas e ½ xícara de espinafre cozido em um mesmo dia, assim, ela é facilmente atingida.
Como a natureza está a nosso favor, não só a vitamina B2 pode ajudar no combate às aftas, mas a vitamina C também é uma aliada. Mesmo não tendo a capacidade de curar as aftas, esta vitamina pode prevenir o aparecimento do problema, já que ela estimula o sistema imunológico e promove uma maior resistência às infecções. Além disso, ela auxilia no processo de cicatrização de feridas e sangramentos de gengivas.
Para que a vitamina C não falte na sua alimentação, tenha sempre frutas (goiaba, limão, laranja, acerola, manga, caju, morango), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve), que são as principais fontes desta vitamina, em suas refeições.
Conheça outros benefícios da vitamina C.
Depois que as aftas aparecem, elas devem ser tratadas com produtos específicos, sob prescrição de um médico, pois o uso de 'fórmulas caseiras' não é fundamentado em bases científicas e pode prejudicar a saúde da sua boca. Outra orientação que deve ser seguida na presença de aftas é se hidratar bem e evitar alimentos ácidos ou muito apimentados, pois podem causar irritação no local....BOA SORTE!
2006-07-11 12:55:02
·
answer #6
·
answered by LEHANDRO 2
·
0⤊
0⤋
Primeiro você deve procurar saber o que lhe causa as aftas, normalmente são causadas por traumas, ex. Aparelho ortodôntico, escovação com muita força, escova dental com cerdas danificadas, se for este primeiro caso procure remover o trauma, troque a escova, escove os dentes mais devagar, se for devido à alimentação, procure um nutricionista e procure saber quais os tipos de alimentos que você deve deixar de lado, Abacaxi por ex. * Muito importante saber diagnosticar, as aftas devem cicatrizar em no máximo duas semanas, se você tem uma afta que não cicatriza a mais de dez dias, procure imediatamente um Cirurgião Dentista, para que ele faça o correto diagnóstico da lesão. Em que local se localiza, na comissura labial, (no cantinho da boa) aparecem rachaduras, essas podem ser de origem fúngica, neste caso um anti fúngico resolverá, se forem nos lábios, aparecem após bolhas, neste caso temos um caso de herpes labial recorrente, então se faz necessário o uso de um agente retroviral, cuidados com a alimentação, neste último caso a herpes labial recorrente aparece devido à uma baixa na imunidade, pode ser por ex. decorrente de um quadro depressivo, no caso das mulheres é muito comum aparecerem junto com o período menstrual, e se finalmente vc descartar todas essas possibilidades e for uma afta por trauma mesmo que é muito comum, uma pomada que eu indico para os meus pacientes é uma pomada à base de triancinolona, chamada de Omcilon, em oral base, vc deve higienizar corretamente as mãos antes de passar, coloque um pouquinho na ponta do dedo e passe diretamente sobre a lesão, cerca de três vezes ao dia até o seu completo desaparecimento, mas antes de mais nada procure um Dentista da sua confiança e faça um diagnóstico correto.
Vale a pena lembrar mais uma vez.
AFTAS QUE NÃO CICATRIZAM EM DUAS SEMANAS PODE SER CÂNCER DE BOCA, PROCURE SEMPRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.
Regis
2006-07-06 06:28:01
·
answer #8
·
answered by Regis 2
·
0⤊
0⤋