É uma infecção dos órgãos reprodutores femininos, nos quais estão englobados o útero,tuba uterina, ovários e tecidos vizinhos, inclusive órgõs da região pélvica daí seu nome.
A DIP têm uma ocorrência mais acentuada entre as mulheres jovens que têm relações sexuais, especialmente com múltiplos parceiros. Raramente ocorre após a menopausa.
Entre os vários sintômas temos os básicos, pois varia de pessoa para pessoa, conforme seu grau de imunidade ou debilidade orgânica:
- Dor e calor na parte baixa do abdômen - Região da Pelvis;
- Secreção vaginal abundante ou anormal com cheiro forte ou mal;
- Menstruação irregular ou abundante;
- Dor na região pélvica ou abdominal durante o ato sexual (pode ser grave);
- Sintomas gripais como febre, desconforto geral, fadiga, dor nas costas ou vômitos.
O tratamento é direcionado conforme o caso:
- Se for leve, sem febre ou sintomas graves, é normalmente tratada com uma combinação de antibiótico oral e injetável, sempre sob a devida orientação médica;
- Se for moderada deve ser tratada com maior intensidade e número de dias no uso de antibiótico intravenoso (IV) dados uma ou duas vezes ao dia. Melhor ser feito no consultório médico, na emergência de um hospital ou clínica, e algumas vezes em casa com auxílio de uma enfermeira na presença de um especialista.
- Se a mulher usa DIU - Dispositivo Intra Uterino o médico irá removê-lo.
- Se tiver um abcesso, pus na pelve, será necessário uma drenagem cirúrgica.
- Se for grave, recomenda-se a internação em um hospital para tratamento e acompanhamento intensivo e contínuo com antibiótico IV.
2006-07-06 05:29:47
·
answer #1
·
answered by ddcmelo 5
·
1⤊
1⤋