English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se o Criador não é origem de sua criação (Emanador), e existe uma fonte externa a Ele, há outro poder, outra origem, outro Princípio Gerador!
Se os Deistas afirmam ser o Criador Onipresente e Onipotente, como sua fonte de criação pode ser externa a Ele?
Uma "nada conceitual" é mais uma desculpa que uma solução.
Se o Princípio de Tudo tira de Sua própria Essência é Principio Emanador e não Criador. Isto nega o Deismo e passa para o Panteismo ou para o Pantiteismo!

2006-07-05 12:02:07 · 3 respostas · perguntado por Tupã Mirim 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Afirmação apenas dogmáticas não resolvem a questão. Negar apenas não basta, como também não basta apenas a afirmação vazia e dogmática.

Pessoalmente vejo contradição no Deismo e não vejo solução no Panteismo.

A resposta está no Pantiteismo.

Porque? Porque nele não há contradição.

Kardec não entrou neste assunto. Vide Obras postumas.

2006-07-06 12:55:08 · update #1

3 respostas

Para melhor compreender sua pergunta,consulte, O Livro dos Espiritos,primeira parte capítulo dois.

www.espirito.org.br

2006-07-05 15:10:37 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O Deísmo é outra forma de tentar acertar, diferenciando a sua filosofia do Teísmo, sem no entanto provar nada, do mesmo jeito que essa.
A grande verdade é que não existe deus nenhum, não existe criador nenhum. Essa é a verdade absoluta e está no Ateísmo.
Pelo menos os ateus não têm que provar nada, pois não afirmam nada, e não vivem chutando novidades por aí. Quem afirma alguma coisa tem a obrigação de provar ou passar por mentiroso.

Ateísmo = doutrina ou atitude de espírito que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação, seja o que se propõe alcançar a divindade em uma perspectiva racional ou argumentativa (não concordo com o termo "de espírito" do dicionário)

Deísmo = doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada [O deísmo difundiu-se principalmente entre os filósofos enciclopedistas e foi o precursor do ateísmo moderno.]

Panteísmo = doutrina filosófica caracterizada por uma extrema aproximação ou identificação total entre Deus e o universo, concebidos como realidades diretamente conexas ou como uma única realidade integrada, em antagonismo ao tradicional postulado teológico segundo o qual a divindade transcende absolutamente a realidade material e a condição humana

2006-07-15 20:59:27 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

No deísmo o Criador é único também, mas após essa criação ele se separou do mundo manifesto. Os deistas se interessam mais pela criação do que pelo criador. Como se o de certa forma o deus teísta tivesse criado o mundo e desaparecesse após esse processo.

2006-07-06 01:23:06 · answer #3 · answered by Fr. 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers