Estar atento aos sinais e sintomas de reações adversas:
A bupivacaína , assim como outros anestésicos locais , causa um bloqueio reversível da propagação dos impulsos ao longo das fibras nervosas ao impedir a entrada de íons sódio através da membrana do nervo.
O início e a duração do efeito anestésico local da bupivacaína dependem da dose e do local de administração.
Abrir/Fechar item
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
MARCAÍNA Pesada é indicada para a realização da raquianestesia para cirurgia (exemplos: cirurgia urológica e dos membros inferiores de 2-3 horas de duração, cirurgia abdominal de 45-60 minutos de duração).
Abrir/Fechar item
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
CONTRA-INDICAÇÕES
Você não deve utilizar MARCAÍNA Pesada nas seguintes situações:
* Alergia aos anestésicos locais do tipo amida ou aos outros componentes da fórmula;
* Contra-indicações gerais relacionadas à anestesia intratecal devem ser levadas em conta:
* Doença aguda ativa do sistema nervoso central, como meningite , tumores , poliomielite e hemorragia cerebral . É contra-indicado na presença de doenças da coluna, outras doenças que tornem impossível a punção ou nas contra-indicações para a raquianestesia ( estenose espinhal e doença ativa (por exemplo, espondilite , tumor) ou trauma recente (por exemplo, fratura) na coluna vertebral) e outros.
* Septicemia .
* Anemia perniciosa com degeneração subaguda da medula espinhal.
* Descompensação cardíaca , derrame pleural maciço e aumento acentuado da pressão intra-abdominal como ocorre em ascites maciças e tumores .
* Infecção piogênica da pele no local ou adjacente ao local da punção.
* Choque cardiogênico ou choque hipovolêmico .
* Alterações da coagulação ou sob tratamento com anticoagulante.
ADVERTÊNCIAS
MARCAÍNA Pesada deve ser utilizada com cuidado nas seguintes situações:
* Em pacientes em má condição geral devido a idade ou outros fatores subjacentes, como bloqueio parcial ou completo da condução cardíaca, disfunção hepática ou renal avançadas;
* Em pacientes idosos;
* Em pacientes no terço final da gestação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
PRECAUÇÕES
Além do efeito anestésico direto, os anestésicos locais podem ter efeito muito pequeno sobre a função mental e a coordenação, mesmo na ausência de sinais de toxicidade do sistema nervoso central e podem prejudicar, temporariamente, a locomoção e o estado de atenção.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
MARCAÍNA Pesada deve ser utilizada com cuidado nas seguintes situações:
Em pacientes tratados com drogas antiarrítmicas classe III (ex.: amiodarona ) devem estar sob cuidado e monitoramento cardíaco (ECG), uma vez que efeitos cardíacos podem ser aditivos;
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
ASPECTO FÍSICO
MARCAÍNA Pesada é apresentada na forma de solução límpida e incolor.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Ver aspecto físico.
DOSAGEM
Via de administração: intratecal.
MARCAÍNA Pesada será administrada por seu médico anestesista.
MARCAÍNA Pesada é injetada na região mais baixa da coluna vertebral, quando suas pernas ou partes mais baixas de seu corpo precisam ser anestesiadas.
MARCAÍNA Pesada age impedindo os nervos na área injetada de transmitir sensações de dor, calor ou frio. Entretanto, você ainda pode sofrer sensações como pressão e toque. Deste modo parte do corpo na área do nervo é anestesiado e preparado para cirurgia. Em muitos casos isto significa que os nervos na área do músculo também serão bloqueados, causando fraqueza ou paralisia temporariamente.
Esta medicação somente poderá ser utilizada/administrada, interrompida e ter a sua posologia alterada pelo médico responsável.
COMO USAR
Via de administração: intratecal.
MARCAÍNA Pesada será administrada por seu médico anestesista.
MARCAÍNA Pesada é injetada na região mais baixa da coluna vertebral, quando suas pernas ou partes mais baixas de seu corpo precisam ser anestesiadas.
MARCAÍNA Pesada age impedindo os nervos na área injetada de transmitir sensações de dor, calor ou frio. Entretanto, você ainda pode sofrer sensações como pressão e toque. Deste modo parte do corpo na área do nervo é anestesiado e preparado para cirurgia. Em muitos casos isto significa que os nervos na área do músculo também serão bloqueados, causando fraqueza ou paralisia temporariamente.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
* Muito comum: queda da pressão, queda da freqüência cardíaca e enjôo;
* Comum: dor de cabeça após punção pós-dural, vômito , retenção urinária e incontinência urinária ;
* Incomum: formigamento , paralisia moderada, alteração dos sentidos (especialmente do sentido do tato; dor ou inconveniente de qualquer sensação normalmente indolor), fraqueza muscular, dor lombar ;
* Rara: parada cardíaca , reações alérgicas, choque anafilático , bloqueio espinhal total involuntário, paraplegia , paralisia , neuropatia, inflamação da aracnóide (membrana que envolve a medula e encéfalo) e depressão respiratória .
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Em caso de administração de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita, você deve contatar imediatamente o médico.
Tratamento das reações adversas:
O tratamento de raquianestesia alta consiste em assegurar e manter livre a passagem de ar e ventilação, utilizando oxigênio por ventilação controlada ou assistida, de acordo com a necessidade e manutenção da estabilidade hemodinâmica por uso da reposição volêmica com cristalóides ou coloidais e de vasopressores, quando necessário.
A MARCAÍNA Pesada usada conforme a recomendação não é a causa de níveis sangüíneos suficientemente altos para causar toxicidade sistêmica. Entretanto, se outros anestésicos locais são administrados concomitantemente, os efeitos tóxicos são aditivos e podem causar reações tóxicas sistêmicas.
Tratamento da Toxicidade Sistêmica Aguda:
Em caso de sinais de toxicidade sistêmica aguda ou bloqueio espinhal total, a administração deve ser interrompida imediatamente e sintomas cardiovascular e neurológicos (convulsão, depressão do Sistema Nervoso Central) devem ser tratados de forma adequada.
Se ocorrer parada circulatória, deve-se instituir imediatamente ressuscitação cardiopulmonar. Oxigenação adequada e suporte circulatório e de ventilação, assim como, tratamento da acidose , são de vital importância.
Se a depressão cardiovascular é evidente (quedas da pressão e da freqüência cardíaca), deve-se administrar 5-10 mg de efedrina (i.v.) e, se necessário, repetir a aplicação após 2-3 minutos. A dose de efedrina para crianças deve ser dada de acordo com a idade e peso.
Na ocorrência de convulsões , tratamento será necessário, de maneira a manter a ventilação e oxigenação, eliminar as convulsões e manter a circulação. Deve-se administrar oxigênio e, quando necessário, ventilação assistida (máscara com pressão positiva ou intubação traqueal). Se as convulsões não pararem espontaneamente dentro de 15-20 segundos, administrar intravenosamente um anticonvulsivante para facilitar adequada ventilação e oxigenação. O tiopental sódico na dose de 1,3 mg/kg (i.v.) é a primeira escolha. Embora a ação seja lenta, alternativamente pode-se usar diazepam na dose de 0,1 mg/kg (i.v.). Convulsões prolongadas podem prejudicar a ventilação e a oxigenação do paciente. Neste caso, a administração de um relaxante muscular (por exemplo: succinilcolina , 1 mg/kg) de forma que a ventilação e a oxigenação possam ser controladas. A intubação traqueal deve ser considerada em tais situações.
ONDE E COmO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
MARCAÍNA Pesada deve ser mantida em temperatura entre 15ºC e 25ºC.
A solução não deve ser armazenada em contato com metais (por exemplo: agulhas ou partes metálicas de seringas), pois os íons metálicos dissolvidos podem causar edema no local da injeção.
Todo medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até o momento do uso.
A solução de MARCAÍNA Pesada não contém conservantes, portanto, deve ser usada imediatamente após a abertura da ampola. Qualquer solução que sobrar deve ser descartada.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
2006-07-06 02:37:48
·
answer #1
·
answered by vagnervieitas 4
·
0⤊
0⤋