O diagnóstico de autismo é feito basicamente através da avaliação do quadro clínico. Não existem testes laboratoriais específicos para a detecção do autismo. Por isso, diz-se que o autismo não apresenta marcador biológico.
Normalmente, o médico solicita exames para investigar condições (possíveis doenças) que têm causas identificáveis e podem apresentar um quadro de autismo infantil, como a síndrome do X-frágil, fenilcetonúria ou esclerose tuberosa. É importante notar, contudo, que nenhuma das condições apresenta os sintomas de autismo infantil em todas as suas ocorrências.
Portanto, embora às vezes surjam indícios bastante fortes de autismo por volta dos dezoito meses, raramente o diagnóstico é conclusivo antes dos vinte e quatro meses, e a idade mais freqüente é superior aos trinta meses.
Para melhor instrumentalizar e uniformizar o diagnóstico, foram criadas escalas, critérios e questionários.
O diagnóstico precoce é importante para poder iniciar a intervenção educacional especializada o mais rapidamente possível.
Existem vários sistemas diagnósticos utilizados para a classificação do autismo. Os mais comuns são a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde, ou CID-10, em sua décima versão, e o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Academia Ameridana de Psiquiatria, ou DSM-IV.
No Reino Unido, também é bastante utilizado o CHAT (Checklist de Autismo em Bebês, desenvolvido por Baron-Cohen, Allen e Gillberg, 1992), que é uma escala de investigação de autismo aos 18 meses de idade. É um conjunto de nove perguntas a serem propostas aos pais, com respostas tipo sim/não.
2006-07-05 04:39:52
·
answer #1
·
answered by vagnervieitas 4
·
0⤊
0⤋
ninguém melhor que o pediatra que acompanha seu filho para lhe dar uma direção a ser seguida. Provavelmente vão fazer testes em psicólogos...mas é aquilo: nada melhor que a palavra do médico antes de tomar qualquer passo nessas horas.
2006-07-07 15:41:22
·
answer #2
·
answered by Poison Ivy 5
·
0⤊
0⤋
a criança passa por muitos exames e nao existe um específico e é necessario levá-la a um psiquiatra pois deve ser analisada em que grau de autismo a criança tem.
2006-07-03 19:57:55
·
answer #3
·
answered by Anna Paula R 1
·
0⤊
0⤋
Um psicológo é o mais aconselhavél para fazer o diagnóstico, mas a criança altista tem dificuldade em se relacionar com outras pessoas, não gosta de formas redondas, é mais isolada em tudo, mas se ela é altista mesmo só o médico pode dizer.
2006-07-03 19:23:12
·
answer #4
·
answered by maberlofa 1
·
0⤊
0⤋