Corticóide é o nome dado a medicamentos baseados em hormônios que o corpo humano produz, muitas vezes, através das glândulas supra-renais.
Esses hormônios tem como função, em sua maioria, controlar funções vitais, como quantidade de água no organismo, circulação e produção de outros hormônios. O uso inadequado pode causar problemas no metabolismo e a interrupção abrupta do tratamento pode causar até morte.
Alguns exemplos de medicamentos corticóides são a dexametasona, hidrocortisona e prednisolona.
Sua produção é incentivada por um outro hormônio chamado de ACTH que é produzido na hipófise (glândula localizada na base do cérebro). Existem basicamente dois grandes grupos de corticóides: mineralocorticóides e glicocorticóides. Os primeiros têm uma função específica na regulação do volume de água do organismo através do controle da excreção e reabsorção do sódio nos rins.
Os corticóides são responsáveis por diversos mecanismos regulatórios que proporcionam, em última análise, um equilíbrio orgânico diante das diversas situações de estresse que o organismo se depara no dia-a-dia. Assim resumindo, suas funções são:
- Metabolismo intermediário dos açúcares, gorduras e proteínas: eles aumentam a quebra de proteínas para que sejam transformadas em glicose pelo fígado, produzindo assim, a melhor fonte de energia utilizada pelo organismo. Levam, por isso, a um aumento da glicose sangüínea. Levam também a um aumento das gorduras sangüíneas, para que possam ser utilizadas pelos tecidos na produção de energia. Ou seja, ele disponibiliza ingredientes ao corpo humano, para produção de energia.
- Mantém o tônus dos vasos sangüíneos: sem eles, os vasos se dilatam e o sangue não consegue chegar aos órgãos levando a um colapso circulatório, parada cardíaca e morte;
- Tem também uma ação no volume de água corporal que é menor que os mineralocorticóides.
- Têm um efeito inibidor das células de defesa do organismo o que leva a propriedades antiinflamatórias. Esse é o principal efeito utilizado no seu uso exógeno (através de remédios).
Enfim, é um hormônio que propicia condições para que o organismo responda estresses de diferentes causas (infecções, lesão traumática, queimaduras, hemorragias, dor, situação de medo e luta, etc). Sua ausência nessas situações pode levar ao colapso circulatório ou endócrino-metabólico (falta de energia) e morte subseqüente.
2006-07-03 06:51:46
·
answer #1
·
answered by wendell a 7
·
7⤊
3⤋
NO MEU CASO ESPECÍFICO, OS CORTICOÍDES SERVEM PARA MANTER O CONTROLE DA ASMA E DO ENFISEMA PULMONAR.
U
MONAR.
2006-07-03 15:23:10
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
sofro de tusse seca adois meses me ensinaram tomar corticoid e bom
2015-05-13 08:30:59
·
answer #3
·
answered by ninha 1
·
0⤊
0⤋
puts tomei uma injeçao de corticoide que o farmaceutico indicou para minha asma , mas agora lendo tudo isso fiquei cabrero, sera que fiz cagada oque pode acontecer?
2014-10-14 13:43:27
·
answer #4
·
answered by RAFAEL 1
·
0⤊
1⤋
Corticóides: Homonio sintético, que substitui o produzido pelo organismo,
No Ser humano são homonios produzidos e comandados pelo Cortex,
atuam em varias partes do organimo, SNC.
2006-07-04 07:55:26
·
answer #5
·
answered by Evandro C 1
·
0⤊
1⤋
Bem, o hormônio corticóide foi mais evidenciado, quando surgiu o inovador experimento: insulina em spray !
Este spray é baseado em hormônios que o próprio corpo humano produz, ou seja, os corticóides!
2006-07-03 07:01:00
·
answer #6
·
answered by SPL® 4
·
0⤊
1⤋
tbm gostaria de saber...
2006-07-03 06:46:49
·
answer #7
·
answered by Mademoiselle 2
·
0⤊
1⤋
Essa é nova pra mim...não sei.
2006-07-03 06:45:00
·
answer #8
·
answered by Conselheiro 3
·
0⤊
1⤋