Bom, na verdade a trindade nao existe, Deus é o criador da Terra, Jesus é o filho dele e o Espiro Santo é a força ativa de Deus...O espirito santo nao é um santo ou pessoa, as pessoas confundem, é a força de Deus. Nao acredite em tudo que a igreja diz, tem muita coisa errada, o passado e o presente diz por si proprio.
2006-07-02 17:53:38
·
answer #1
·
answered by Pankwood 3
·
1⤊
0⤋
e quem que prova a Biblia?
2006-07-04 03:28:06
·
answer #2
·
answered by aLaMosBr 3
·
0⤊
0⤋
The New Encyclopædia Britannica diz: "Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita, como tal, aparecem no Novo Testamento, e nem Jesus ou seus seguidores tencionaram contradizer o Shema do Velho Testamento: 'Ouve, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, é um só Senhor' (Deut. 6:4). . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias. . . . Por volta do fim do 4.° século . . . a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que desde então tem conservado." - (1976), Micropædia, Vol. X, p. 126.
A New Catholic Encyclopedia diz: "A formulação de 'um só Deus em três Pessoas' não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4.° século. Mas, é precisamente esta formulação que tem a primeira reivindicação ao título o dogma da Trindade. Entre os Pais Apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente, que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva." - (1967), Vol. XIV, p. 299.
Em The Encyclopedia Americana lemos: "O cristianismo derivou-se do judaísmo, e o judaísmo era estritamente unitário [cria que Deus é uma só pessoa]. O caminho que levou de Jerusalém a Nicéia dificilmente foi em linha reta. O trinitarismo do quarto século de forma alguma refletiu com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus; foi, ao contrário, um desvio deste ensinamento." - (1956), Vol. XXVII, p. 294L.
Segundo o Nouveau Dictionnaire Universel: "A trindade platônica, que em si é meramente um rearranjo de trindades mais antigas, que remontam aos povos anteriores, parece ser a trindade filosófica racional de atributos que deram origem às três hipóstases ou pessoas divinas ensinadas pelas igrejas cristãs. . . . O conceito deste filósofo grego [Platão, do 4.° século AEC] sobre a trindade divina . . . pode ser encontrado em todas as religiões [pagãs] antigas." - (Paris, 1865-1870), editado por M. Lachâtre, Vol. 2, p. 1467.
O jesuíta John L. McKenzie, no seu Dictionary of the Bible, diz: "A trindade de pessoas dentro da unidade de natureza é definida em termos de 'pessoa' e de 'natureza', que são termos filosóficos gr[egos]; na realidade, esses termos não aparecem na Bíblia. As definições trinitárias surgiram em resultado de longas controvérsias, em que estes termos e outros, tais como 'essência' e 'substância', foram erroneamente aplicados a Deus por alguns teólogos." - (Nova Iorque, 1965), p. 899.
2006-07-03 05:47:18
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se formos considerar a Bíblia como a fonte da doutrina da trindade, os textos podem ser os seguintes:
Mateus 28:19 ("Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo").
Jo 10:30 (Eu e o Pai somos um).
Atos 5:3 ("Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo?")
Atos 5:4 ("Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus").
No texto de Mateus, Cristo equipara o Espírito Santo ao Pai e ao Filho, o que denota a idéia de que é uma pessoa.
Nos textos de Joao, Jesus se equipara ao Pai, termo que se aplica a Deus.
Em Atos, pode-se mentir ao Espírito Santo (então é uma pessoa), e quem mente ao Espírito, mente a Deus (então é uma pessoa divina).
2006-07-03 02:28:50
·
answer #4
·
answered by Nando 1
·
0⤊
0⤋
Na verdade nenhuma vez a palavra trindade é citada na bíblia. Antes, repetidas vezes Jesus disse que o Pai era maior do que ele. Alias, Jesus disse a respeito do fim do mundo que: Acerca do dia e da hora ninguem sabe, nem os anjos nem o filho, mas unicamento o Pai. Como vc pode ser a mesma pessoa que outra e não saber d coisas q a outra sabe. Ademais, o Espirito santo nao é uma pessoa e sim a força ativa de Deus.
2006-07-03 02:23:44
·
answer #5
·
answered by melzinha 1
·
0⤊
0⤋
Não existe , se voce quiser realmente saber , procure uma testemunha de Jeová em sua cidade e peça um estudo Bíblico gratuito que teremos prazer em dar explicações
2006-07-03 02:23:25
·
answer #6
·
answered by ROBERTO D 1
·
0⤊
0⤋
Quanto as passagens bíblicas, já foram citadas algumas que provam a existência da Santíssima Trindade.
Mas quero esclarecer algumas coisas sobre o dogma da Santíssima Trindade:
O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé da vida cristã.
A encarnação do filho de Deus revela que Deus é o Pai eterno, e que o Filho é consubstancial ao Pai, isto é, que Ele é no Pai e com o Pai o mesmo Deus único.
A missão do Espírito Santo, enviado pelo Pai em nome do Filho e pelo Filho "de junto do Pai" (Jo 15,26), revela que o Espírito é com eles o mesmo Deus único. "Com o Pai e o Filho, é adorado e glorificado".
A fé católica é esta: que adoramos o único Deus na Trindade, e a Trindade na unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a substãncia: pois uma é a pessoa do Pai, outra, a do filho, outra a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, iguak a glória, co-eterna a majestade.
2006-07-02 20:29:46
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade, "trindade" pai,filho e espirito santo; não existe. nenhuma vez esta palavra é citada na bíblia.
Mateus 26:39 Jesus orando e dizendo, Meu Pai.......não seja como eu quero e sim como tu queres.
se o pai e o filho não fossem pessoas distintas, essa oração não teria sentido.
2006-07-02 18:51:31
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A palavra trindade não é mencionada explicitamente no texto bíblico.
Em suas cartas, São Paulo abre e fecha com saudações de paz, e uma delas é trinitária. Que a graça de Jesus Cristo, o amor do Pai e a força do Espírito Santo estejam convosco (final da 2ª Carta aos Coríntios).
A instrução de Jesus para batizar inclui a invocação trinitária: batizem em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28, 19)
2006-07-02 18:24:36
·
answer #9
·
answered by Francisco V 6
·
0⤊
0⤋
no evangelho de João 1:1-3 mostra que Jesus e Deus são a mesma pessoa, eu seu que tem pelo menos mais quatro referências sobre o assunto mas agora eu não consigo me lembrar delas.
2006-07-02 17:51:41
·
answer #10
·
answered by Myself 2
·
0⤊
0⤋