Os apostolos Mateus e Joao, e os discipulos Lucas e Marcos escritores declaram a nós o que ouviram e viram, pois
foram testemunhas oculares ou companheiros dos apostolos, e, com freqüência, participantes dos próprios eventos que registraram.
Milhares de seus contemporâneos criam neles
. Seu testemunho encontra abundante confirmação nas referências feitas por antigos escritores, entre os quais Juvenal; Tácito; Sêneca; Suetônio; Plínio, o Moço; Luciano; Celso e o historiador judeu Josefo.
The Union Bible Companion, disse: “Sir Isaac Newton . . . foi também eminente qual crítico de escritos antigos, e examinou com grande cuidado as Escrituras Sagradas.
Qual é o seu veredicto sobre este assunto?
‘Encontro’, diz ele, ‘mais sinais claros de autenticidade no Novo Testamento do que em qualquer outra história profana [secular]’.
O Dr. Johnson diz que temos mais evidência de que Jesus Cristo morreu no Calvário, conforme declarado nos Evangelhos, do que temos de que Júlio César morreu no Capitólio.
Temos, deveras, muito mais. Pergunte a qualquer um que professe duvidar da veracidade da história dos Evangelhos que razão tem para crer que César morreu no Capitólio ou que Carlos Magno foi coroado Imperador do Ocidente pelo Papa Leão III, no ano 800 .
. . Como sabe que um homem tal como Carlos I viveu realmente e foi decapitado, e que Oliver Cromwell tornou-se governante em seu lugar?
. . . Atribui-se a Sir Isaac Newton a descoberta da lei da gravidade . . . Cremos em todas as afirmações que acabam de ser feitas a respeito destes homens; e isto porque temos evidência histórica de sua veracidade
. . . . Se, após a apresentação de provas como estas, quaisquer pessoas ainda se recusam a acreditar, abandonamo-las como estupidamente obstinadas ou irremediavelmente ignorantes.
O que diremos, então, dos que, apesar da abundante evidência agora apresentada da autenticidade das Escrituras Sagradas, professam-se não persuadidos?
. . . Certamente, temos razão para concluir que a falha está no coração, não na cabeça;
— que não desejam crer naquilo que humilha seu orgulho e que os obrigará a levar uma vida diferente.”
SOBRE O EVANGELHODE MATEUS;
O erudito Jerônimo (do quarto e quinto século EC) escreveu na sua obra De viris inlustribus (A Respeito de Homens Ilustres), capítulo III, que
"Mateus compôs um Evangelho de Cristo, na Judéia, na língua e nos caracteres hebraicos, para o benefício dos da circuncisão que tinham crido. . . .
Ademais, o próprio hebraico acha-se preservado até os dias de hoje na biblioteca de Cesaréia, que o mártir Panfílio tão diligentemente coletou”.
— Tradução do texto latino, editada por E. C. Richardson e publicada na série “Texte und Untersuchungen zur Geschichte der altchristlichen Literatur” (Textos e Pesquisas da História da Literatura Cristã Antiga), Leipzig, 1896, Vol. 14, pp. 8, 9.
SOBRE O EVANGELHO DE MARCOS:
Segundo Orígenes, Marcos compôs seu Evangelho “de acordo com as instruções de Pedro”. (The Ecclesiastical History [A História Eclesiástica], de Eusébio, VI, XXV, 3-7)
Tertuliano diz na sua obra “Contra Marcion” (IV, V) que o Evangelho de Marcos, “pode-se afirmar, é de Pedro, cujo intérprete Marcos era”. (The Ante-Nicene Fathers [Os Pais Antenicenos], Vol. III, p. 350)
Eusébio apresenta a declaração de “João, o presbítero”, conforme citada por Pápias (c. 140 EC):
‘Marcos tornou-se intérprete de Pedro e escreveu com exatidão tudo de que se lembrava, na realidade, não na ordem das coisas ditas ou feitas pelo Senhor. . . . Marcos não fez nada de errado ao escrever deste modo pontos específicos conforme se lembrava deles. Pois, para uma coisa deu atenção, a não deixar fora nada do que ouvira e a não fazer neles nenhuma declaração falsa.’” — The Ecclesiastical History, III, XXXIX, 12-16.
Nem preciso mencionar Lucas e Joao.
2006-07-02 11:13:05
·
answer #1
·
answered by LLian 3
·
0⤊
0⤋
cada um dos textos foram escritos pelo lider ou pelas pessoas da comunidade cristã que foi iniciada ou dedicada a este Apóstolo.
2006-07-05 07:45:01
·
answer #2
·
answered by betoquintas 6
·
0⤊
0⤋
Primeiramente, de fato os Apóstolos existiram sim. Tanto que temos seus sucessores diretos até o dias de hoje, o Papa e os Bispos. Sem falar nas cartas apostólicas deixadas pelos próprios Apóstolos encontradas na Bíblia, o livro dos atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas, que também escreveu um dos livros do Evangelho, dos vários registros deixados pelos Santos e os primeiros cristãos dos primórdios da Igreja que foram discípulos diretos dos Apóstolos, provando assim sua existência.
Quanto aos Evangelhos, apenas dois dos Autores Sagrados foram Apóstolos, Mateus e João, o outro autor já citei logo acima e também São Marcos que foi discípulo de São Pedro.
2006-07-02 19:56:06
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu acredito k existiram!
2006-07-02 12:41:03
·
answer #4
·
answered by ♡•Joana•♡ 3
·
0⤊
0⤋
Só dois evangelhos são assinados por apóstolos: Mateus e João. Marcos e Lucas não eram dos 12 apóstolos.
Sabe-se que vários livros da Bíblia foram escritos por admiradores ou discípulos dos seus "autores", que usaram o nome de alguém importante para que sua obra destacasse mais, em geral imitando o estilo. No entanto, nunca vi que dissessem isso dos evangelhos; sim de algumas epístolas. Os especialistas estudam o estilo dos escritores e descobrem se foi, por exemplo, Lucas realmente, ou um aluno dele.
Primeira vez que ouço que os apóstolos não teriam existido. Assim, Jesus tb não teria existido...? Os 4 autores inventaram tudo? Acho que vc andou lendo o Código Da Vinci e acreditou em tudo. A atitude mais científica é procurar evidências e comparar pontos de vista; não se deslumbrar com uma só explicação.
Se os evangelhos não foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João, toda a história de Jesus e seus discípulos foi inventada. Mas essa tua versão não está bem contada. Como então se explicam os evangelhos apócrifos, que tb falam de Jesus e seus discípulos? São muitos livros e há muitas coincidências entre eles e as evidências de autores não cristãos.
2006-07-02 11:32:34
·
answer #5
·
answered by Francisco V 6
·
0⤊
0⤋
Amigo, independente dos apóstolos terem existido ou não, os evangelhos foram escritos por seus seguidores, ou pelos seguidores das respectivas linhas de pensamento. Quanto à sua conclusão a respeito da não existência dos mesmos, acho que vc deveria ler mais textos sobre o assunto para que não ficasse com apenas um tipo de fonte para fazer tal afirmativa. Não digo que eles existiram e nem acho que as fontes citadas nas duas respostas acima servem para comprovar tal existência, posto que nenhum dos citados são contemporâneos dos apóstolos. Não existe uma verdade absoluta a cerca da existência dos apóstolos. Se existiram ou não é questão de observar os relatos e estudos e tirar as suas próprias conclusões. Não se contente em ler apenas um artigo afirmando que existiram ou não. Todos eles estarão enganados ou até mesmo enganando em algum ponto. No mais os evangelhos do Novo Testamento foram escolhidos por homens que deixaram de lado outros (os evangelhos apócrifos, como o de Judas e o de Tomé).
2006-07-02 11:24:27
·
answer #6
·
answered by Nelson Góes 3
·
0⤊
0⤋
sua informação amigo esta ekivogada sim todos os apostulos da biblia existiran sim .procure o dicionario biblico e verasa verdade,o livro que indico e PEQUENA ENCICLOPEDIA BIBLICA , EDITORA VIDA
2006-07-02 11:18:41
·
answer #7
·
answered by ricardo luiz s 2
·
0⤊
0⤋
É certo que existiram; só duvido tenham escrito qualquer coisa! _balela da santa igreja.
2006-07-02 11:01:07
·
answer #8
·
answered by pauloventuraases 3
·
0⤊
0⤋
o homem
2006-07-02 10:59:29
·
answer #9
·
answered by ♡ Lolαh ♡ 3
·
0⤊
0⤋
Não acreditar na existência dos apóstolos é o mesmo que não acreditar na existência dos evangelhos. Neste caso, quem os escreveu foram os mesmos que criaram o mito dos apóstolos.
2006-07-02 10:58:23
·
answer #10
·
answered by vhmoreau 3
·
0⤊
0⤋