A língua saburrosa está presente nas doenças infecciosas agudas, onde a face dorsal apresenta-se muitas vezes recoberta por um induto branco ou acinzentado, constituído por células epiteliais de descamação, mucina, detritos alimentares, bactérias, que se acumulam entre as papilas filiformes hipertrofiadas.
Constitui-se na maior causa bucal de halitose, e que não recebe dos profissionais a atenção que merece, porque a maioria ainda, hoje em dia, preocupa-se apenas com dentes e, às vezes, gengiva, ingnorando que toda boca é território que devemos obrigatoriamente conhecer.
A língua saburrosa caracteriza-se pelo depósito entre as papilas filiformes de células epiteliais descamadas, leucócitos, microrganismos (fungos e bactérias) e resíduos alimentares, dando à língua uma coloração esbranquiçada. Esta saburra pode aparecer mesmo em idivíduos considerados normais posto jejum prolongado ou em alimentação exclusivamente líquida ou pastosa. Nestes casos, ela desaparece com a volta à alimentação sólida que funciona como uma escova proporcionando limpeza mecânica.
O maior responsável pelo aparecimento da língua saburrrosa é o chamado antiperistaltismo esofagiano.
Os movimentos peristálticos são determinados tipos musculares caracterizadoo por contrações rítimicas localizadas da capa muscular do esôfago proximal que se continua em forma de onda. O movimento tem direção caudal. Não se encontrou nenhuma razão satisfatória, ainda que muito se tenha escrito, que explicasse porque as ondas peristálticas têm direção buco-anal (a natureza é sábia).
Também não se definiu a razão de ocorrer, comumente no homem, o aparecimento de ondas de pequenas amplitude, originadas no cárdia e que percorrem o esôfago em sentido inverso que se verifica quando existe obstrução intestinal. Estas ondas dque ocorrem, frequentemente, em pacientes com alterações psicológicas, como nos agitados e angustiados ou com problemas ambientais ou fisiológicos, são as causadoras pela volta para a boca de residuos alimentares, células descamadas e microrganismos, que não se depositam sobre a língua e, devido à mucina, aderem firmemente a ela, formando a língua saburrosa.
Assim, a fermentação, decomposição e putrefação dos restos alimentares pelos microrganismos constituem um foco de mal odor responsável pela halitose.
2006-07-05 04:07:30
·
answer #1
·
answered by vagnervieitas 4
·
2⤊
1⤋
São bactéria paradas
pq no momento em que vc dorme.......elas começão a parar no centro da lingua..........entende ...é como elas se juntassem para uma reunião...rsrsrsrsr....
ai estas bactérias são o principal motivo do mal alito.....atmesmo alimentos parados que não foram removidos na escovação....Para eliminar este mal alito......faça buchechos com anti séptico bucal!ok...até mais
2006-07-01 04:31:08
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Existe hj no mercado, lipadores de língua que retira essa pasta branca que acumula na língua e antissepticos bucais ou exaguantes bucais....o melhor é, após a escovação dos dentes fazer escovação da língua!!!Sempre!
2006-07-01 04:25:53
·
answer #4
·
answered by julinhalopes2003 2
·
0⤊
0⤋
deve usar um anti-septico bucal de sua marca preferida.
Recommendo tbm a escovação da lingua que ajuda a combater a seborreria e o mal hálito.
2006-07-01 04:25:14
·
answer #5
·
answered by Diego 2
·
1⤊
1⤋