é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica.
A invenção dos motores a explosão marcam até nossos dias o maior avanço no setor de transportes. Existem muitos tipos de motor a explosão que utilizam combustíveis líquidos ou gasosos.
Ex: Motor a diesel, Motor Wankel, Motor de combustão interna
Dentro destes temos os motores flexiveis(álcool e gasolina).
Motor a diesel:
(Motor de ignição por compressão) : motor de combustão interna inventado por Rudolf Diesel (1858-1913), engenheiro alemão, em que a inflamação do combustível se faz pela compressão do ar dentro da câmara de combustão. Ele desenvolveu esse metódo quando aperfeiçoava motores para substituir as máquinas a vapor.
O combustível utilizado pelos motores diesel é o gasóleo, um hidrocarboneto obtido a partir da destilação do petróleo a temperaturas de 250ºC e 350ºC. Recentemente, o diesel de petróleo vem sendo substituido pelo biodiesel, que é uma fonte de energia renovável.
Onde se tem feito mais evolução neste tipo de motorização mais eficiente que o seu congênere a gasolina é no campo da injecção directa, nomeadamente nas de alta pressão como o injector-bomba e o "common-rail", que possibilitam a obtenção de mais potência e ainda melhores consumos e ruído de funcionamento.
O ciclo real de um motor Diesel segue com uma razoável aproximação o ciclo teórico composto pelas evoluções:
Compressão isentrópica
=> Parte de introdução de calor a volume constante (isócora) e =>Parte de introdução de calor a pressão constante (isobárica)
=> Expansão isentrópica
=> Rejeição de calor a volume constante (isócora)
O ciclo inicia-se com o êmbolo no Ponto Morto Superior (PMS). A válvula de admissão está aberta e o êmbolo ao descer aspira o ar para dentro do cilindro.
O êmbolo atinge o Ponto Morto Inferior (PMI) e inicia-se então a compressão. A temperatura do ar dentro do cilindro aumenta substancialmente, o que é fundamental para a ignição no motor Diesel.
Pouco antes do PMS o combustível começa a ser injectado em finas gotículas com o propósito de se vaporizar facilmente e, em mistura com o ar quente, acaba por se auto-inflamar. A combustão é controlada pela taxa de injecção de combustível. O combustível começa a ser injectado um pouco antes do PMS devido ao facto de demorar tempo a vaporizar-se e a misturar-se com o ar (atraso físico) e de demorar um determinado tempo até se auto-inflamar (atraso químico). Estes atrasos são designados globalmente por atraso à inflamação. A diferença entre o ângulo de cambota do PMS e do início de injecção chama-se avanço à injecção.
A expansão começa ainda durante a fase de combustão. Ainda durante o tempo de expansão, abrem-se as válvulas de escape.
O ciclo termina com a fase de escape, onde os gases de combustão são expulsos do cilindro.
2006-06-19 09:34:17
·
answer #1
·
answered by pxl 2
·
1⤊
0⤋
OS MOTORES FUNCIONAM ATRAVÉS DE EXPLOSÃO, OU SEJA É INJETADO O COMBUSTÍVEL NA CÂMARA DE COMBUSTÃO E COM FAISCA DA VELA DE IGNIÇÃO OCORRE UMA EXPLOSÃO, QUE IMPULSIONA OS PISTÕES, GERANDO O MOVIMENTO.
2006-06-20 05:38:21
·
answer #3
·
answered by italiano 2
·
0⤊
0⤋
Visite a página abaixo e vc terá uma noção básica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor
2006-06-19 16:32:04
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋