* Década de 1950
O primeiro golpe contra esta cultura veio em 1954 pelas mãos de Peter Drucker ao lançar seu livro “A Prática da Administração”, não se tratava de propriamente um livro sobre marketing, mas foi o primeiro registro escrito que cita o marketing como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores.
2006-06-16 03:13:59
·
answer #1
·
answered by GCaram 3
·
1⤊
0⤋
Américo Vespúcio foi o primeiro marqueteiro. Nascido em 1454, sempre viveu em meio a um alto estilo de vida, filho de famÃlia abastada, achegado aos poderosos Médicis que construÃram Veneza polÃtica e financeiramente. Foi um homem predestinado que estudou geografia, astronomia e cosmografia na Itália e na França. Sua vocação, no entanto, sempre foi ser navegador.Sua oportunidade surgiu em 1492 quando financiou todas as embarcações da frota de Cristóvão Colombo, passou a conviver de perto com os empreendimentos marÃtimos, e, aos 45 anos decidiu “ganhar o mar”. Além disso, sempre desejou ficar famoso e nunca escondeu tal vontade. Decidiu realizar seu ideal.
Vespúcio nunca hesitou em lançar mão de recursos poucos ortodoxos para atingir seus objetivos. O rei de Portugal o contratou ao ler uma carta sua onde detalhou a viagem a América e colocou-se no lugar do verdadeiro comandante. A célebre carta Mundus Novus, atribuÃda a Vespúcio foi, sem dúvida, um dos motivos que batizou o Continente. Mas existem dúvidas que tenha sido escrita por ele. Embora a palavra América tenha uma enorme sonoridade, é um nome falso, porque não é o nome de quem descobriu a América . Vespúcio apenas contou melhor que o seu descobridor, Cristóvão Colombo. Ele escrevia melhor e foi o único ser humano a batizar um continente. Os outros são nomes mitológicos: Europa, Ãsia, Ãfrica e Oceania.
Vespúcio foi o primeiro a utilizar-se da invenção da imprensa, cinqüenta anos depois de surgida, percebeu e se beneficiou do poder da mÃdia. à graças a imprensa que suas cartas foram divulgadas. Inicia-se, com ele, a natureza do mundo atual no qual a mÃdia tem enorme poder na criação e destruição de mitos. Américo Vespúcio foi o primeiro marqueteiro documentado.
O marketing, porém, transformou-se em uma atividade de importância crucial para qualquer empresa moderna e também para uma Federação esportiva. Deve-se tomar todos os cuidados, entretanto, para não cair na enorme tentação das falsas informações.
Na Federação Aquática Paulista há três anos seguidos realizamos um brunch em hotéis de alto nÃvel da capital paulista onde são convidadas as principais empresas do espectro comercial de São Paulo. Nessa reunião, com objetivos puramente mercadológicos, apresentamos aos empresários os principais eventos das modalidades aquáticas sob a nossa responsabilidade e ali se trata única e exclusivamente de negócios sob base concreta de informações.
à uma atividade de marketing das mais necessárias e legÃtimas. Por mais tentador que seja insuflar números, trabalhamos com números absolutamente confiáveis. à difÃcil manter uma relação empresarial de longo prazo com informações falsas e o objetivo é estabelecer laços duradouros com as empresas. Passamos dados sobre competições, clubes e atletas, informamos valores, locais, região abrangida e aglomeração populacional. Mostramos as oportunidades de negócios. Não tratamos em nenhum momento de sonhos ou fantasias. Mostramos a oportunidade concreta de atingir um público de alta renda voltado para a qualidade de vida. Hoje em dia com a velocidade vertiginosa das informações, mentiras são desvendadas quase que imediatamente. Não vale a pena pagar o mico de passar informações falsas ao possÃvel patrocinador.
2006-06-13 09:17:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋