English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Em 1925, a economia americana começou a entrar em crise. Vários fatores contribuiram para o crescimento desta crise, até que , sem dar a devida importância a ela, os pequenos, médios e grandes investidores continuaram especulando com ações.

Porém, refletindo a real situação das empresas, os preços das ações começaram a baixar. Os acionistas correram para tentar vendê-las, mas não havia quem quisesse comprá-las. Em 29 de outubro de 1929, havia 13 milhões de ações à venda mas faltavam compradores. O resultado foi que os preços das ações despencaram, ocorrendo a famosa quebra da Bolsa.

O resultado disso foi que milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego.

2006-06-12 09:15:40 · answer #1 · answered by Anonymous · 9 1

Como ocorreu a quebra da bolsa de Nova York?

Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.

2016-06-07 08:59:14 · answer #2 · answered by Nanci G 1 · 1 0

Foi a conhecida crise econômica aguda que sacudiu o bastião do capitalimso, os Eua, e o mundo todo. Caracterizou-se por um período de rescessão econômica, desemprego, queda do PIB dos países.
As causas são bastante discutidas, não havendo um consenso entre os especialistas.
De todo modo, em algum sentido, essa crise foi resultado da concepção de mercado não regulado (em absoluto) oriunda do liberalismo econômico. Tanto a superprodução do período, que por fim acabou por deflagar uma deflação alta (queda vertiginosa dos preços dos produtos - sinal de rescessão), uma política monetária desastrosa, quanto a especulação na bolsa estão intimamente ligados com as causas mais prováveis da Grande Depressão.
Ao lado disso, coloca-se no plano da teoria econômica a idéia de que o Capitalismo segue período de cristas seguidos por depressões. É portanto um sistema econômico cíclico que tem por característica um período de desconstrução para que possa retomar seu crescimento. Isto é sustentado já por Marx em O Capital, mas também por economistas considerados mais ortodoxos como Shumpeter. Nesse passo, quanto mais uma economia capitalista for de livre mercado, mais sofrerá os efeitos tanto de prosperidade quanto de decadência inerentes aos sistema Capitalista de produção.
De qualquer maneira, sejam quais forem as teorias explicativas para crise (que inclusive, após o problema nos EUA, ganham dimensão mundial devido a fatores de comércio internacional e finanças internacionais), existem hoje mecanismos econômicos de intervenção criados justamente para impedir a recorrência de crises do tipo da ocorrida em 29. Resta saber se esses mecanismos são suficientes e se funcionam.

2006-06-13 02:00:26 · answer #3 · answered by Diego G 3 · 1 1

fedest.com, questions and answers