English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

-Analfabetismo escolar = aquele em que o cidadao nao sabe nem escrever nem ler
-Analfabetismo religioso= aquele que faz com que a pessoa acredite em um pastor ou padre sem raciocinar em momento algum
-Analfabetismo mental= aquele que faz com que o individuo assista TV leia jornais escute radios ,porem nao entende e muito menos tem opiniao propria sobre o que esta sendo colocado para ele ,ou seja pessoa de facil manipulacao

De a tua opiniao ,obrigado e feliz ano novo a todos ,,,
Ass Republica dos Pampas

2007-12-30 09:54:10 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Participação Civil

15 respostas

A pessoa que não se enquadra nas suas definições de analfabetisto é uma pessoa de virtude, com certa facilidade de aprender e memorizar.

Uma pessoa que não combate seus vícios, como a preguiça de pensar ou de se esforçar, será fatalmente uma analfabeta, pois tem essa tendência natural ao vício e tem dificuldade de renunciar a si mesmo no que diz respeito à suas tendências. Portanto o melhor combate ao analfabetismo e a todos os erros é a apologia feita à virtude.

O vício é o analfabetismo que se encontra na raiz. É aquilo que faz o homem virar um completo idiota mesmo sendo douto nas letras. Esses usarão suas letras para incentivar o analfabetismo religioso e mental.

Então só podemos concluir que a virtude (aí pode se incluir o amor pela verdade e pela sabedoria) deve ser o fator controlador das regras de ação.

Creio que teriam concordado comigo Sócrates e toda uma tradição filosófia.

A classe letrada e falante, digamos que oficial, no Brasil, na grande maioria são empulhadores ou vigaristas, amantes da burrice, pois essa os favorece. Essa classe é muito perigosa, pois promove massificação, padronização de comportamento. Isso é muito comum num país como o nosso onde o comunismo e o socialismo quase impressos no senso-comum.

A tendência é sempre piorar. Não temos mecanismo para reverter esse quadro. O único modo é preparando os pensadores de amanhã, que não virão das faculdades, mas serão autodidatas. Estes desmascararão os vigaristas e espancarão as trevas na área do conhecimento.

E tenho dito!

Um "quebra-costelas" para você e feliz ano novo!

Ps.: Os outros, que postaram aqui, interpretaram a palavra "analfabetismo" ao pé da letra, em sentido estrito. Se quiser, categorize isso como outra forma de analfabetismo...

saomiguelarchangel@yahoo.com.br

2007-12-30 10:35:21 · answer #1 · answered by lestradenew 1 · 5 0

E aí,tchê, tudo em riba? Pois é, temos estes sérios casos de analfabetismos no nosso cotidiano.Eu acho que o pior é aquele que a pessoa fica bitolada na frente de uma tv ou rádio e acredita plenamente em tudo que vê ou ouve.Isso não tem remédio não, meu amigo.Só nascendo de novo(infelizmente).
Um abração macanudo do padeiro gaúcho e
um Feliz Ano Novo prá ti.

2007-12-30 10:02:32 · answer #2 · answered by padeirogaucho 6 · 5 1

Meu caro...
Não existem tipos de analfabetismo...
Se o cara é analfabeto, é analfabeto e pronto...
Creio que o que você está falando é sobre níveis de ignorância: todos nós somos ignorantes, uns mais, outros menos...
E o mais ignorante é aquele que acha que sabe tudo... (quem já sabe tudo não aprende mais nada, né?)
Agora... Alienação já é outra coisa...
Por exemplo: mais de 90% dos caras que acompanham os BBBs pela Rede Bôbo, todo ano, não tem nem sombra de idéia de quem foi George Orwel...

2007-12-30 10:00:56 · answer #3 · answered by Anonymous · 6 2

.
República
Bom 2011 para todos ai do Sul!

Cansado
.

2007-12-30 11:23:08 · answer #4 · answered by Anonymous · 4 1

Pra mim, analfabetismo é o primeiro em questão ai, os outros mencionados não considero analfabetismo.
No que tange ao religioso, considero uma fraqueza humana, a dependencia de que determinadas coisas podem ser conseguidas facilmente simplesmente acreditando numa voz que traz um pouco de coerência e facilidades em troca de sua alma.
Em relação ao mental, é comodismo mesmo... o ser humano é comodista por natureza, não é a toa que só quando surgem lideranças fortes que acontece alguma revolução.
É logico que o que digo são pensamentos meus, únicos exclusivos e resumidos, tem muito mais coisas envolvidas que geram tais circusntancias, mas respeito todas as opiniões em relação ao assunto, quem sou eu pra dizer razões e motivos pra "x" ou "y"

2007-12-30 10:45:38 · answer #5 · answered by MarcoElli 3 · 2 0

Me perdoe querido amigo, mas gosto sempre de responder por partes:
Analfabetismo escolar - aquele que a maioria dos analfabetos não têm culpa. Geralmente não tiveram oportunidade de estudar. Algumas pessoas dessa categoria, já na terceira idade, estão frequentando cursos para analfabetos adultos e estão começando a ver um novo mundo.
Analfabetismo religioso - esse é perigosíssimo. É graças a ele que os "Bispos" da vida enriquecem com os dízimos, mas mais grave do que os dízimos (que na verdade é uma chantagem) é deixá-los completamente irracionais. Seguem o que está na Bíblia ao pé da letra, esquecendo que os tempos bíblicos eram outros e até os costumes ali descritos eram costumes que nem mesmo o Oriente, adota ainda. É o analfabetismo que coloca o indivíduo totalmente inerte, a espera de que Deus resolva todos os seus problemas, sentado com a bíblia ou livro de orações nas mãos, analisando tudo o que se passa em seu país sob o ponto de vista das "escrituras sagradas".
Analfabetismo mental - outro perigoso também. Graças a ele temos o governo que temos, elegemos deputados e senadores comprovadamente corruptos, usamos mal a única arma que possuímos que é o voto. A escolha de um presidente, por exemplo, é feita através do que alguns personagens de novela sofreram na trama, a visão de vida é o que lhesfoi transmitido espionando dentro de uma casa, um grupo de pessoas ávidas pelo sucesso, prestando-se aos atos mais baixos e imorais, sob a desculpa de "diversão". Graças a programas como esses BBBs da vida, a ignorancia política e a alienação mental mantém a inversão de valores. Tudo é válido, para vencer, sexo, agressividade, falta de pudor e respeito.
Enfim...é o nosso Brasil!
Feliz 2008. Abraços.

2007-12-31 00:34:34 · answer #6 · answered by Mary - versão 2008 6 · 1 0

Oi Republica dos Pampas,

Infelizmente não há o que fazer, e para acabar com isto é preciso ensinar para todos os tipos de analfabetos citados por você, e quero saber quem vai se dipor a isto?

Até que o escolar é o mais fácil, mas depois ele pode ser o religioso e o mental também...

Empreitada dificilima, sinto muito, gostaria de ajudar mas não disponho de tempo para tanta coisa...

De qualquer forma, boa sorte, talvez encontre alguém mais otimista do que eu...

Um abraço
Feliz Ano Novo!

2007-12-30 22:51:32 · answer #7 · answered by M.Crente- 7 · 1 0

Não é difícil, é só eles quererem melhorar, mais a pessoa ler mais cultura ela terá, com mais cultura vem o conhecimento e conseguintemente vem a facilidade de se expressar o que pensa e/ou sente.
Isto só depende da força de vontade de cada um, “é só querer”.

2007-12-30 11:38:29 · answer #8 · answered by sandro 5 · 2 1

criando bons colégios públicos e dignos, onde o aluno aprenda alguma coisa como no Japão.

2007-12-30 09:59:54 · answer #9 · answered by Ainam M 5 · 4 3

As perguntas do Yahoo e respectivas respostas acabam de alguma forma, embora neguem, influenciando esse tipo de pessoas.

2007-12-30 09:59:16 · answer #10 · answered by melao3 7 · 3 2

fedest.com, questions and answers