English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os sonhos não acontecem conosco. São coisas que nós mesmos fazemos. Nós criamos nossos sonhos. Eles pertencem a você. E ninguém pode dizer a você o que pode ou não sonhar.

Eu sei que não parece assim. Mas é verdade. Nós fazemos sonhos. Os sonhos não são ainda muito bem compreendidos. Talvez nunca compreenderemos totalmente os sonhos.

E isso não seria assim tão ruim. Afinal de contas, é sempre bom um pouco de mistério em nossas vidas.

Os sonhos vêm de você.

DO QUE VOCÊ PRECISA:
Lápis, papel, imaginação ativa, ajuda de sua família.

O QUE FAZER:
Vá para qualquer quarto de sua casa. Divida o papel em duas colunas. Peça a alguém para pegar algum objeto no quarto. Escreva o nome deste objeto na primeira coluna. Na segunda coluna escreva todas as coisas que este nome lhe faça lembrar.

E ENTÃO:
Você acabou de descobrir a diferença entre sua mente consciente e sua mente inconsciente.

Nossa mente consciente registra todas as coisas literais, como um nome. Nossa mente inconsciente não está limitada por coisas como tempo e espaço. Pode listar coisas inesperadas.

Quando você dorme, sua mente consciente é desligada. Assim, a mente inconsciente fica livre para atuar.

Isso é o que são seus sonhos. Sua mente inconsciente brincando de maneira livre.

DO QUE VOCÊ PRECISA:
Somente de você mesmo.

O QUE FAZER:
Escolha uma cor que você gostaria de ver num sonho. Quando você adormecer, pense em todas as coisas que lembrem você daquela cor. Continue pensando até que adormeça totalmente.

E ENTÃO:
Se você continuar a fazer isso, noite após noite, você eventualmente verá a cor em seu sonho. Você também saberá que é verdade porque você quis que ela estivesse lá. E isso será maravilhoso!

P.S. de Jax: Sonhos nos quais você sabe que está sonhando são ótimos para se tirar idéias. Mozart escreveu algumas de suas músicas clássicas após sonhar com o som delas. O escritor Robert Louis Stevenson tirou idéias para seus livros em sonhos.

2007-12-29 14:19:27 · 16 respostas · perguntado por JIMMY 6 em Entretenimento e Música Pesquisas e Opiniões

16 respostas

Oi, meu amiguinho!
--------------------------------------------------------------------------------
A vida do ser humano se desenvolve em meio a vários ciclos da natureza. O ciclo das estações do ano, o ciclo das fases da lua, o ciclo do dia e da noite, entre outros. A cada um destes ciclos da natureza o homem foi obrigado a se adaptar de forma diferente, alguns de forma sutil, outros de forma radical. O ciclo dia-noite é o que teve o processo de adaptação mais radical, oscilando de um estado desperto, vigil, onde predomina a consciência à um estado de sono, inconsciente. Esta oscilação entre um período de sono e um período de vigília ( estar acordado ), é encontrado em todos os animais vertebrados. Ou seja, o sono é um fenômeno adaptativo e evolutivo, e como todo fenômeno com estas características ele possui funções importantes para a vida da pessoa. Muitas das funções do sono são complementares às funções da vigília: no sono descansamos do desgaste físico da vigília, o sono é o momento de reorganização da mente após um dia de muitos estímulos.

Durante o sono vivemos um estado fisiológico diferenciado, pois as ondas cerebrais se alteram ( quando comparadas com o período de vigília ), os músculos entram em um estado profundo de relaxamento, cai a temperatura corporal, os glóbulos oculares se movimentam, muda o ritmo respiratório, mudam as taxas hormonais e a freqüência dos batimentos cardíacos, entre outros. É durante o sono, também, que as memórias são fixadas na mente. Psicologicamente isto significa que durante o sono as memórias são fixadas de modo ordenado, obedecendo a critérios psíquicos cuja finalidade é permitir que toda lembrança tenha um ou mais significados. Exemplo: se você se lembrar do vestido de uma mulher em uma festa, você também estará tendo contato com seu conceito de mulher, com seu conceito de beleza, ou seja, a memória do vestido da mulher virá à consciência revestida do significado que ele tem para você, virá revestido com seus valores e crenças. Assim, toda memória que é fixada na mente durante o sono, é fixada a partir da lógica interna do indivíduo.*

_____________________________________________________________________________

* " É necessário durante o sono e o sonho processar uma grande quantidade de informações estocadas após a análise e triagem pelo sistema límbico. Essas informações, que representam nossa memória de "curta duração", devem ser mantidas e depois transferidas para as diferentes áreas afins do neo-córtex para que sejam conservadas. Elas se tornam a memória que subsiste durante a vida toda, a memória de "longa duração".
Classicamente divide-se o sono em 5 fases: 4 fases de sono não-REM e 1 fase de sono REM. Esta divisão entre sono REM e sono não REM tem como fundamento ser o sono REM o período onde é mais comum sonhar ( em inglês, Rapid Eyes Moviment, uma característica desta fase são os movimentos oculares rápidos ). As fases de sono não-REM são numeradas de 1 a 4. A fase 1 tem como característica ser uma fase de transição entre a vigília e o sono. O corpo está mais relaxado, podem ocorrer sensações de estar flutuando, as imagens e os pensamentos são vagos, porém o indivíduo pode facilmente recuperar a sua atenção. A medida que o indivíduo vai passando de uma fase à outra o sono vai se aprofundando. Na fase 4, que é atingida em média 1 hora após a pessoa adormecer, o indivíduo está totalmente relaxado e se encontra bastante insensível aos estímulos exteriores. Após um tempo nesta fase 4, o sono volta as suas fases iniciais em ordem decrescente, fase 4, fase 3, fase 2, para após 1 hora e meia do início do sono ter o primeiro sono REM da noite. Quando termina o sono REM o sono volta à se aprofundar, fase 2, fase 3, fase 4, para então retornar em ordem decrescente ao sono REM. Ou seja, o sono se organiza sob a forma de ciclos. A medida que os ciclos de sono se sucedem gastamos menos tempo nas fases mais profundas e mais no sono REM. Nos últimos ciclos de sono da noite não chegamos a atingir o nível mais profundo de sono, a fase 4, gastando maior tempo no sono REM. Uma noite de sono possui em média de 04 a 05 destes ciclos de sono.
A fase REM é o período do sono onde é mais comum a manifestação de sonhos. Se uma pessoa for acordada durante o sono REM ela, na imensa maioria das vezes, se lembrará do que estava sonhando. Baseado neste fato, e em outras características deste sono, concluiu-se que nesta fase todas as pessoas sonham. Já nas outras fases do sono podem acontecer sonhos, ou não. Em algumas literaturas o sono REM é chamado de sono paradoxal, entre outros motivos porque mesmo sendo o sono REM mais superficial do que outros períodos do sono, é bastante difícil acordar uma pessoa que está sonhando. De acordo com os pesquisadores Webb, W. B. e Agnew, H. W. Jr. ( in Sleep and Dreams, pag. 04 ) o sono REM, em homens adultos jovens, ocupa em média 24% do tempo de sono em cada noite.

Entre as alterações fisiológicas que acontecem durante o sono REM encontramos as seguintes:
a) os movimentos motores do corpo ficam inibidos ( este processo é uma defesa do organismo para que a pessoa não reaja com o corpo ao que está sonhando ).
b) a respiração e o ritmo cardíaco ficam um pouco mais rápidos e mais irregulares do que nos períodos de sono não REM.
c) são secretados maiores quantidades de hormônios das glândulas supra-renais.
d) neurotransmissores são sintetizados pelo cérebro.
e) as ondas cerebrais ficam parecidas com as ondas cerebrais de alguém acordado.
f) os olhos movimentam-se rapidamente.

O primeiro sono REM da noite acontece, em média, após 90 minutos de sono e tem a duração aproximada de 3 minutos, o segundo sono REM da noite tem uma duração de mais de 10 minutos, o terceiro sono REM terá uma duração ainda maior do que o segundo. A medida que os ciclos se sucedem, o período de sono REM vai ficando cada vez mais longo. A duração do último sono REM da noite pode chegar a aproximadamente 1 hora. O tempo real de duração do sono REM está em flagrante contradição com a percepção que temos do tempo dos sonhos quando em estado desperto. No estado desperto temos ( quase sempre ) a percepção de que o sonho foi rápido e que aconteceu uma infinitude de coisas em um espaço curto de tempo. É provável que em um mesmo período de sono REM tenhamos vários sonhos, porém todos eles seriam mais duradouros e menos condensados do que podemos lembrar quando despertos. Assim sendo, quando despertamos pela manhã conseguimos lembrar apenas uma pequena fração daquilo que sonhamos durante a noite. Deve-se ter consciência deste fato quando se trabalha terapeuticamente com os sonhos, pois estamos na realidade trabalhando com uma visão limitada do que foi o sonho no momento em que aconteceu. Apesar da diferença existente entre o sonho sonhado e o sonho lembrado, os dois mantém profundos laços de união. Esta união tem origem em dois fatores: a) o conteúdo do sonho lembrado é o mesmo do sonho sonhado, só que de forma condensada ou parcialmente lembrada. b) a energia que criou o sonho sonhado é a mesma que mantém na memória o sonho lembrado, pois para ser lembrado o sonho necessita de energia para se manter na esfera da consciência. Energia esta que ele retira das mesmas forças criadoras dos sonhos.

A fase 4, o sono mais profundo, tem aumentada a sua duração quando o indivíduo tem uma intensa atividade física durante o dia. O sono REM, por sua vez, aumenta sua duração como consequência de uma maior atividade intelectual diurna.

O sono REM não é regularmente distribuído durante a vida da pessoa. Os primeiros meses de vida é a fase na qual o sono REM é mais freqüente. Das 17 horas diárias que o bebê dorme, 08 horas são de sono REM. Já nos adultos, 1/4 das 08 horas diárias de sono é composto de sono REM. A pessoa idosa dorme menos que um adulto e também tem o sono REM menor. Estes dados deixam claro que quanto mais velho, mais amadurecido, com mais experiência de vida, menor a necessidade de sonho e do sono REM. O bebê, que está aprendendo as primeiras lições neste mundo, tem no sono REM 1/3 de seu dia. Ele precisa amadurecer física e psiquicamente, sua mente tem que passar por profundas e constantes reorganizações, assim sua necessidade de sonhos seria maior.

A partir de fatos já levantados neste texto podemos inferir que:

A) A fase 4 do sono está mais relacionada ao descanso e reparação do corpo, sendo que este processo é maior no início do sono.

B) O sono REM está mais relacionado a reparação e reordenação da mente, sendo que este processo se torna mais relevante à medida em que o descanso e reparação do corpo atingiram graus significativos.

C) Por ser o sono REM a fase onde todas as pessoas sonham, e por ser este um momento de reparação e reordenação da mente, concluímos que o sonho é parte integrante deste processo de reordenação e reparação da mente.

D) O fato de movimentos oculares e de sonhos ocorrerem também nas fases não REM é indicativo de que o processo de reparação e reordenação da mente seja constante durante todo o sono, sendo mais relevante na fase REM.

E) Durante o sono as memórias são fixadas, de modo ordenado, na mente. Este fato revela que na mente existe, de forma inata, um mecanismo que permite com que as memórias sejam organizadas e classificadas. A este mecanismo damos o nome de arquétipos do inconsciente. Por exemplo: o arquétipo da mãe vai atrair para junto dele todas as lembranças referentes a maternagem. É durante este processo organizativo que surgem os sonhos, pois estes são formas do inconsciente influir não só na organização e classificação das memórias, mas também no conteúdo destas.

Portanto, se o sonho influi no conteúdo das memórias ele influi também no conteúdo da consciência.
Nos próximos capítulos você vai aprender o quanto isto é importante para a felicidade e bem estar do ser humano. Ahahahahahahahhahaaa....! Xiii... será que você terá pasciência?

------------------------------------------------------------------------------------
Beijinhos,amiguinho!

2007-12-29 14:34:23 · answer #1 · answered by Cláudia Gonçalves 5 · 2 0

Quando descobrir me diz, certo...
beijos

2008-01-03 06:52:36 · answer #2 · answered by Gilvânia B 1 · 1 0

meus sonhos sao sempre muito reais, e muitas vezes tenho premonições q depois se realizam.
Sonho também com parentes q já morreram e é como se estivesse tido com eles.

2008-01-01 12:38:08 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Dizem que gostar de dormir, ou dormir em demasia,é querer fugir dos problemas,da realidade...
Eu acho incrivel,nos meus sonhos,as vezes,quando dou risada,o pessoal aqui de casa diz, q tb sorrio...
Só sei de uma coisa, demorei pra deixar no mundo dos sonhos as emoções decorrentes da minha fantasia...rsss. bjs!!!
FELIZ ANO NOVO !!!!

2007-12-31 08:58:35 · answer #4 · answered by samhaine 5 · 1 0

Aprendendo sobre sonho valeu pessoal.

2007-12-30 15:15:05 · answer #5 · answered by joãomaria andarilho utopico 7 · 1 0

Já li em um livro que o que acontece quando sonhamos é o seguinte. Quando dormimos, as células de nosso cérebro trabalham sozinhas, pois, um lado dele está adormecido e é isso que faz com que tenhamos os sonhos mais loucos, aqueles sonhos sem sentido e estranho.
Realmente, o mundo dos sonhos sempre terá mistérios que os maiores sentimentos não conseguirão desvendar.

Abração pra ti!!!

2007-12-30 15:09:35 · answer #6 · answered by Flor 5 · 1 0

incrivel amigão! sonhar é realizar tudo o que vc nao pode fazer durante o dia. ultimamente tenho sonhado muito com uma coisa expecífica, por que será?!
que todos os seus sonhos se tornem realidades e que sua realidade seja um sonho!! beijão grandão!!!

Sonhar é acordar-se para dentro.
Mário Quintana

2007-12-30 11:35:16 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

José, meus onhos normalmente vem daquilo que não posso realizar na realidade, então os materializo em sonhos.
Dormindo, acordada, tanto faz.
Um beijo amigo
Paz e Bem e um FELIZ 2008

2007-12-30 07:18:57 · answer #8 · answered by Hilda...Respeito, passe adiante... 7 · 1 0

É josé vc postou um texto muito interessante.
Como macacos escalam uma árvore pulando de galho em galho, nos escalamos nossas vidas de sonho em sonho.

Tudo de bom.

2007-12-30 07:16:21 · answer #9 · answered by GLÓRINHA 6 · 1 0

...Sr. José...tudo indica que...de sonhos em sonhos vamos conquistando mais espaços quando colocados em prática...muitos são viáveis de realizações...enquanto muitos ainda exige o desenvolvimento da ciência...enfim...sonhar faz com que nossos passos sejam mais firmes rumo ao progresso...tudo o que pensamos e sonhamos é porque já faz parte do nosso pensamento...todos os projetos que realizamos em nossos afazeres diários...primeiro foram projetados em nossa mente através dos sonhos...projetos já em prática existiram primeiro em sonho...depois em projetos...hoje em ação...sonhar e projetar é colocar em prática o despertar da nossa inteligência...sonhos... projetos...ações...conquistas...feliz 2008...

2007-12-30 06:40:52 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers