English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Você concorda, ou prefere provar com transparência o contrário.

2007-12-27 00:02:08 · 1 respostas · perguntado por britotarcisio 6 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

1 respostas

Brito, vamos discorrer. Eu tenho uma dúvida, fruto da minha ignorância naturalmente. Digamos que um corpo celeste tenha uma massa X e um diâmetro D. O raio é D/2 e vamos chamá-lo de d.

Se estou na superfície deste corpo e minha massa aponta um peso K é porque a matéria do astro e a matéria de meu corpo se atraem na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado das distâncias. Como a influência da distância é ao quadrado, ela influi muito mais.

Mas agora vamos imaginar que o astro se comprima. Que toda a sua massa se reduza a uma esfera de raio d/10¹°°°°°°. E vamos imaginar que eu continue ali naquele local do espaço, com a minha mesma massa. Não alteramos a massa do astro e nem a minha. Só o que alteramos foi a densidade do astro e a distância do meu corpo ao astro.

É possível que o astro tenha se transformado num buraco negro. Mas o fato é que sua massa não mudou e, se é verdade que as matérias se atraem na razão inversa do quadrado das distâncias, então a atração que ele exercia sobre mim antes de se contrair era maior do que a que ele exerce agora.

Se for um sofisma, foi sem querer. Mas eu concluo que a compressão da matéria resulta numa diminuição da ação gravitacional da massa considerada, para uma mesma distância.

Eu vou continuar refletindo sobre isto.

2007-12-27 04:27:04 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers