English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

ou seja cada regiao com autonomia para decidir aonde e quando gastar o dinheiro que produz , sem passar nas maos do nossos queridos deputados e senadores la em Brasilia,,vc acha que seria melhor ou pior ,ou vc nao tem a menos idiea ???qual tua opiniao ????

2007-12-25 14:30:12 · 22 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Participação Civil

22 respostas

Creio que seria ótimo e o povo teria melhores condições de opinar e conferir onde o dinheiro é aplicado. Teria condições de exigir dos representantes diretamente. Ficaria dificil dos representantes roubarem tão descaradamente.

2007-12-26 07:08:27 · answer #1 · answered by jera 5 · 2 1

Caros amigos, os problemas estruturais do Brasil estão diretamente ligados à personalidade das pessoas que os administram. Não importa se em Brasilia, Porto Alegre ou Oiapoque.
Vc acha que os políticos da tua terra vão deixar que tu opines sobre onde vão colocar o dinheiro público que arrecadarem com os teus impostos? Não te enganes, político, seja lá de onde for, não é de confiança!!!!
O pior de tudo é que não existe a minima possibilidade disso (o caráter dos políticos) mudar, tanto que os que lá vão para substituir os que saem, são seus parentes ou amigos de longa data. Todos metidos nos mesmos esquemas!.
Procure seguir os 12 passos para ser feliz e dance conforme a música. Tua vida vai ser melhor.
Parei de acessar essa área de respostas quando percebí que a corja que lá está, seja de que estado for, está pouco se lixando com o que nós pensamos ou dizemos e não vai ser por aqui que vamos conscientizar outras pessoas sobre as nossas idéias!

2007-12-26 15:29:05 · answer #2 · answered by Domenico 2 · 2 0

Com Autonomia Federativa creio que seria bem melhor para o País pois como tudo tem que passar pelo Governo Central, ficam todos Estados e Municipios, de Pires na mão em Brasilia.e ai começa a corrupção,deputado levando comisão por liberação de verbas etc etc. AUTONOMIA JÁ.

2007-12-26 03:09:46 · answer #3 · answered by ODAR 2 · 4 2

Oi,

Seria bem melhor com certeza, mas o governo federal jamais deixaria...afinal ele pega o nosso dinheiro e ajuda o norte e o nordeste...assim diz...se é para acreditar aí são outros quinhentos...

Um abraço

Feliz Ano Novo

2007-12-26 11:05:00 · answer #4 · answered by M.Crente- 7 · 2 1

Olá amigo, quanto tempo?
O amigo sempre pautou na questão de mal brasileiro de cada dia na centralização da receita. Enquanto outros países as divisão são feitas na região da arrecadação de impostos e a parcela que cabe a União é uma sobra em nosso Brasil o bolo é rateado em Brasília e essa prática é geradora de desperdício e corrupção. Como temos um grande terrítório, a exemplo dos EUA, temos regiões que os custos de manter a estrutura funcionando são maiores (São Paulo X Piauí - Califónia X Alaska) a centralização penaliza muito os grades centros econômicos e não resolve os problemas dos estados mais pobres. Enquanto em SP sonega-se impostos, no Piauí, tem pouco imposto pra recolher e também é sonegado. Porém autonomia não é uma boa tipo as idéias de alguns gaúchos que em 1835 queria se apartar do Brasil e felizmente não aconteceu, se não hoje, o RS seria um Uruguai falando português ou um Bagé com cochilhas mais altas. Abraços do Xirú

2007-12-26 06:28:38 · answer #5 · answered by XIRUVEIO 3 · 3 2

Aonde esta a informação que somente SP tem capacidade de se auto-sustentar?
Realmente SP se concentra o grosso da economia Brasileira, mas há estados com população bem pequena, mas com desenvolvimento econômico, tão elevado como o de países europeus, o problema e que tudo arrecadado vai pra Brasília e la desaparece, se isso não ocorresse, seria bom demais ai veríamos a verdade, e qual estado seria realmente o mais rico, pois SP tem população gigantesca e território geográfico enorme, então saberíamos que tamanho não é documento.

2007-12-26 05:55:19 · answer #6 · answered by Marc 4 · 3 2

Senhores!

Vocês precisam ler a Constituição Federal. Sendo assim, vamos ao que interessa:

Art. 1.º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito...
...............................

Art. 24 Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;
II - orçamento;
...............................
Art. 25 Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem,
observados os princípios desta Constituição.
§ 1.º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.

Agora eu pergunto: Mais autonomia? Do que você está falando, cara pálida? De que dinheiro você está falando? Você está falando do Orçamento Geral da União - OGU? Ou do Orçamento Geral do seu Estado? Ou ainda, do Orçamento Geral do seu Município?

Se você se refere ao OGU, lá existem inúmeras contas de Transferências de Impostos Federais para Estados e Municípios. Veja aqui o que diz a Constituição Federal quanto participação dos Estados e Municípios nas receitas federais:

Art. 157. Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal:
I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer
natureza, incidente na fonte sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e
pelas fundações que instituírem e mantiverem;
II - vinte por cento do produto da arrecadação do imposto que a União instituir no exercício da
competência que lhe é atribuída pelo art. 154, I.
Art. 158. Pertencem aos Municípios:
I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer
natureza, incidente na fonte sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e
pelas fundações que instituírem e mantiverem;
II - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade
territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados;
III - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a
propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios;
IV - vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre
operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte
interestadual e intermunicipal e de comunicação.

Reformule sua pergunta, mas, antes leia a Constituição Federal e do seu Estado.

That's all folks!!!

2007-12-27 07:29:32 · answer #7 · answered by Jassy Borreaux 4 · 0 0

Acho que não daria certo.O governo federal teria que socorrer os estados que não conseguissem gerir suas contas de qualquer maneira.Só poderia dar certo se tudo fosse resolvido nos estados.Se se cortasse o cordão umbilical com Brasília.Se falissem,teriam que sair da crise por sua própria custa.Não depender de nenhuma ajuda do governo federal.Teriam que se virar por conta própria,o que eu acho muito difícil.Nós temos uma dívida interna muito alta e os governos estaduais tem uma parcela bem grande de culpa ,pois não paravam de gastar e ,para pôr um fim nisso,foi preciso ser criada a Lei de Responsabilidade Fiscal para que prefeitos e governadores prestassem contas de suas administrações.Os governadores sempre reclamam que o dinheiro repassado aos cofres públicos de seus estados é insuficiente,mas não colocam suas contas em dia.Eles são maus administradores(com honrosas exceções,é claro) . Ter autonomia sobre como e quando gastar o dinheiro eles têm,mas gastam mal.É como um garoto que recebe a mesada do pai e gasta tudo em balas e doces.
"O sistema tributário é como uma mesada,estimulando uma relação imprópria entre o paizão presidente e os filhinhos governadores." Sérgio Abranches-cientista político

2007-12-26 23:42:24 · answer #8 · answered by sandraf 3 · 0 0

Seria até melhor... Mais aí a bolada ia toda para os governadores e prefeitos das cidades... Mais infelizmente seu raciocinio é imaginário e não logico por que nunca que o dinheiro vai direto para os estado....

=/

2007-12-25 22:35:31 · answer #9 · answered by Junior oliveira 3 · 3 3

Se fosse possivel fazer esta mudança,os politicos do norte e do nordeste do Pais se suicidariam.
Pois ai secaria as tetas em que eles mamam a muitos e muitos anos.
O Estado de São Paulo ja tentou fazer a emancipação dos Estados do sul;Mas foi TRAIDO pelos estados do Parana e Rio Grande do Sul,os quais mijaram pra traz e atacaram São Paulo pelas costas.
Em partes eu concordo sim com uma divisão,apenas no sentido de acabar com a mamata de mamar nas tetas de Brasilia,a qual é sustentada pelos Estados do Sul.
Feliz Ano Novo.

2007-12-26 19:10:35 · answer #10 · answered by osmar s 6 · 1 2

fedest.com, questions and answers