Em seu sentido literal, vanguarda (que vem do francês Avant Garde, "guarda avante") faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente".
Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Muitos destes movimentos acabaram por assumir um comportamento próximo ao dos partidos políticos: possuíam militantes, lançavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles.
A expressão começou a ser usada na década de 1860, por ocasião do Salon des Refusés (O Salão dos Recusados), onde os artistas excluídos do Salon de Paris estavam expondo.
Originalmente, e como muitos destes artistas estavam ligados ao movimento realista, a vanguarda estava identificada com a promoção do progresso social: o indivíduo ou grupo a ela ligado seria responsável por um movimento de reformas sociais. Com o tempo, o termo passou a ser usado também para referir-se a artistas mais preocupados somente com a experimentação estética (como as vanguardas do início do século XX, normalmente as mais associadas à expressão). De qualquer forma, sempre se manteve a idéia de um movimento artístico como um movimento político (composto por manifestos, militância, etc).
[editar] O advento do moderno
Costuma-se situar o germinar da arte moderna do século XX com os experimentos estéticos realizados por Paul Cézanne nas décadas de 1870 e 80. A percepção do espaço pictórico estudado por Cézanne é considerado um ponto de partida para a obra de diversos artistas vindouros e gera o início de linhas paralelas de evolução da arte européia.
Cada uma das vanguardas que surgiriam nas décadas seguintes interpretariam de formas diferentes esses estudos e os seguiria de formas diversas.
[editar] Movimentos vanguardistas
Como citado acima, o termo se aplica a qualquer movimento que proponha uma nova visão da arte. No entanto, costuma-se associá-lo principalmente aos movimentos ocorridos no período pós-Impressionismo e anterior à pós-modernidade. Nesse caso, costuma-se classificá-los em vanguardas positivivas e vanguardas negativas, embora muitos movimentos (como os expressionismos) fujam a esta divisão.
[editar] Vanguardas positivas
Ver artigo principal: Vanguarda positiva
Cubismo
Construtivismo
Neoplasticismo
Suprematismo
Abstracionismo
Concretismo
[editar] Vanguardas negativas
Ver artigo principal: Vanguarda negativa
Futurismo
Dadaísmo
Surrealismo
No Brasil
Destaca-se a atuação de grupos como o Pau-Brasil e o Movimento antropófago, que se autoproclamavam vanguardistas. Várias tendências das vanguardas européias convergiram na Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo e tornada um marco no modernismo brasileiro.
2007-12-25 11:56:50
·
answer #1
·
answered by aninha 1
·
3⤊
0⤋
Olha Guilherme meu conselho é que vá ao Google e peça por ¨ Semana de arte moderna ¨¨ Foi o marco do movimento vanguardista brasileiro, ocorrido em 1922. Se desejares mais específico ( pintura por exemplo) clica em Tarsila do Amaral. Veras que existe bastante material sobre o tema. Boa sorte e bons resumos.
2007-12-25 14:45:13
·
answer #2
·
answered by garimpeiro velho 7
·
2⤊
0⤋
o movimento vangarda começou no seculo xix ate xx nesses seculos tiveram muitas rivalidades e so deem o like
2015-11-30 06:19:56
·
answer #3
·
answered by joao 1
·
0⤊
0⤋