Mozilla Firefox
(inicialmente conhecido como Phoenix e, posteriormente, como Mozilla Firebird) é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores[3].
Antes do lançamento da versão 1.0, em 9 de Novembro de 2004, o Firefox já havia sido aclamado por várias publicações, incluindo a Forbes e o Wall Street Journal. Com mais de 25 milhões de downloads nos primeiros 99 dias após o lançamento, o Firefox se tornou uma das aplicações em código-livre mais usadas por usuários domésticos. A marca de 50 milhões de downloads foi atingida em 29 de abril de 2005, aproximadamente 6 meses após o lançamento da versão 1.0. Em 26 de julho de 2005, o Firefox alcançou os 75 milhões de downloads, e a 19 de outubro de 2005 alcançou os 100 milhões de downloads, antes de completar o primeiro ano da versão 1.0. Em 30 de novembro de 2005 foi lançada a versão 1.5.
A Mozilla Foundation diz que sua intenção com o Firefox é desenvolver um navegador leve, rápido, intuitivo e altamente extensÃvel. Baseado no componente de navegação da suÃte Mozilla (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation (incluindo o cliente de e-mail Thunderbird), anteriormente ocupado pela suÃte.
O Firefox atualmente inclui bloqueador de janelas pop-up, navegação através de abas (separadores), favoritos dinâmicos (marcadores activos), suporte a alguns dos padrões web, atualização automática, a possibilidade de instalação de extensões para adicionar recursos, além da possibilidade de escolher entre temas(skins). Embora outros navegadores tenham oferecido muitas destas funções anteriormente, o Firefox se torna cada vez mais popular.
O Firefox tem destacado-se como uma alternativa ao Microsoft Internet Explorer, reativando a chamada "Guerra dos navegadores".
A bem da verdade quem sempre inovou em matéria de navegação foi o Opera, que criou o bloqueador de pop-up, navegação por abas etc. O Firefox copiou o IE também....
Opera
Opera é um programa de computadores, caracterizado como navegador da web, criado em 1994 pela empresa estatal de telecomunicações da Noruega Telenor, e atualmente é desenvolvido pela Opera Software com sede em Oslo. à conhecido por apresentar constantemente novos recursos, sem influenciar no desempenho e com estes transformando-se em uma verdadeira suite voltada para o mundo online.
Diversas inovações dos navegadores seguintes vieram do Opera. à um navegador adaptado para as mais diversas plataformas, desktops, PDA's e celulares, além de estar disponÃvel para consoles de videogame como o portátil Nintendo DS[1], e o console Wii[2]. Tecnologias como o renderizador chamado 'Opera Mobile Accelerator' permitem uma boa visualização de conteúdo, mesmo em pequenas telas.
A partir da versão 9.0 pode ser utilizado com Widgets, que consistem em um sistema de mini-aplicativos, como calculadoras, relógios, etc. Semelhante ao recurso Dashboard do Mac OS X e a funcionalidade oferecida pelo programa Konfabulator, actualmente designado por Yahoo! Widget Engine, após a sua aquisição pelo grupo Yahoo!.
O Opera começou em 1994 como um projeto de pesquisa da Telenor, a maior empresa de telecomunicações norueguesa. Até a versão 2.0 o Opera era chamado de MultiTorg Opera e não era disponÃvel publicamente. Em 1995 passou a ser desenvolvido por uma empresa independente chamada Opera Software ASA. No ano seguinte o Opera 2.0 foi lançado para Windows como shareware. O Opera 5 torna-se a primeira versão adware, ficando assim até o Opera 8.5 quando a propaganda é retirada e passa a ser distribuÃdo gratuitamente.
Funções atuais
As funções abrangem todas as caracterÃsticas dos navegadores mais modernos, tem recursos que outros não têm e é o pioneiro na maioria das inovações da história dos navegadores. Veja abaixo a lista da algumas de suas funções atuais:
* Proteção: Oferece proteção contra spyware e outra aplicações maliciosas que podem infectar o computador enquanto o usuário navega pela web. Por exemplo, mostra informação de segurança dentro da barra de endereço do navegador, localizada próxima do Ãcone do cadeado que indica o nÃvel de segurança presente em um sÃtio. Também oferece proteção contra ataques de phishing e automaticamente faz verificação a procura de atualizações de segurança;
* Bloqueador de pop-up: Permite que o utilizador bloqueie todas as janelas pop-ups, ou que abram em segundo plano ou abra apenas aquelas que tenham sido requisitadas;
* Navegação em abas: Todos os site em uma única janela;
* Foto dos sites: Ao passar com a seta pelas abas um imagem do site surgira.
* Motor de busca integrado: Podendo adicionar outros "sites" de buscas;
* Opera M2: Um cliente de e-mail avançado;
* RSS e NewsFeed: Receber noticias, informações;
* IRC: Bate-papo;
* Apaga dados privados: Apaga todas as informações de sua navegação, cookies, históricos etc;
* Temas: Icones, cores diferentes;
* Wand: Gerenciamento de senhas que armazena nomes de usuários e respectivas senhas de acesso às páginas de internet. Pode armazenar mais de um nome de usuário e senha por página, permitindo ainda que o utilizador selecione qual combinação usar, caso múltiplas combinações estejam armazenadas;
* Gestos de cursor: Com o dedo cliclado sobre o butão direito do mouse e movimento pré-determindado (consulte o Ajuda), pode se fazer ações, como voltar ou avança página, atualizar, fechar, e muito mais.
* Zoom: Ampliar ou diminiu todo site, podemo aumentar o texto para uma melhor leitura. Esta função também vale para os Widgets;
* Personalização total: você define quais barras devem aparecer e os itens como barra de endereço fique dispostos;
* Widgets: Programas que facilitam sua navegação;
* Bloqueador de conteudo: Não exibe imagens, textos ou propagandas online através de filtros criados;
* Suporta o protocolo BitTorrent;
* Cada site pode ter suas Preferências Individuais.
* Controle por voz: Recomenda-se ter fluência na lÃngua inglesa e também fazer download do arquivo adicional para ativar a função;
* Exibir imagem: Ocultar ou não as imagens.
* Atualização automatica: Defina o intervalo de tempo e ele atualiza o site sozinho, até que você desative.
* Tela-cheia.
* Tela pequena: Com este recurso você tem um prévia (navegavel) de como seria exibido um site no seu celular.
* Redimensionar largura: Ajusta o site para que caÃba no seu campo de visão;
* Identificar-se como: Se o site não for aceito porque você não está usando o navegador recomendado, use o Identificar-se como, uma função que permite ao Opera "fingir ser outro navegador". Esta função, entretanto, nem sempre irá funcionar.
* Marcadores: Ao adiconar seu site favorito nos marcadores você pode apelidá-lo: Por ex.: Opera é o apelido do endereço adicionado http://www.opera.com. Assim em vez de digitar todo esse endereço, digite apenas o apelido e o site será aberto.
* Travar guias: Bloqueia as opções de fechar, assim evita o fechamento de site(s) de forma acidental;
* Lixeira: Mesmo que você acidentalmente feche uma aba é possÃvel reabri-la;
* Speed Dial: toda vez em que abrir uma página ou aba em branco, mostra 9 sites preferidos do usuário;
* Meus botões: crie ou adicione novos botões para mais opções. Por ex.: Remova a barra (Arquivos, Editar, Formatar...) num simples toque, assim economizando espaço (ATENÃÃO: Essa função depende de configuração avançada do programa, pois não é nativa do programa, procure se informar em fórum especializados);
* Notas: Você pode escrever pequenos textos, ou copiá-los diretamente para o painel notas. Basta selecionar o texto e clicar com o botão direito e lá esta a opção. Também é possÃvel enviá-los por e-mail.
* Painéis: Nos painéis você tem acesso a e-mail, Marcadores, Contatos, Notas, Chat, Downloads, Histório, Informações do site visitado e listagem de todos Links do site visitado, Janelas abertas, além de poder incluir mais.
* Abrir com: Você pode abrir qualquer site com outro navegador. (DisponÃvel somete para a versão 9.5 alpha).
Netscape Communications Corp
Um pouco de História
Em 23 de janeiro de 1993, Marc Andreessen, pesquisador do Centro Nacional de Supercomputação Aplicada (NCSA) da Universidade de Illinois, anunciou em um grupo de discussão da Usenet que estava disponiblizando para download o navegador X Mosaic. Na época, a Internet ainda era uma ferramenta restrita ao universo acadêmico e o X Mosaic não era o primeiro navegador — havia, por exemplo, os navegadores Midas, Cello, ViolaWWW e WorldWideWeb. A grande inovação do X Mosaic a disponibilidade em várias plataformas, facilidade de instalação e de uso além de vários recursos multimÃdia. Com isso, surgia a estrutura básica para que a Internet viesse a se desenvolver fora das Universidades.
Um ano depois, Jim Clark, fundador da Silicon Graphics, procurou Andreesen. Seu objetivo era formar uma nova companhia. Do encontro entre ambos, surgia a Mosaic Communications, logo rebatizada para Netscape Communications. O sucesso foi imediato e a empresa recém fundada passou a dominar o mercado de navegadores. Em 1995, a Netscape Communications aparecia cotada em Wall Street — o que demonstrava não apenas sua própria vitalidade mas também a vitalidade da nova economia mundial.
Preocupada com a forte presença da Netscape no emergente mercado da Internet, a Microsoft deflagrou a "guerra dos browsers", passando a distribuir gratuitamente seu navegador, o Internet Explorer. Essa tática conquistou muitos usuários já que o software da Netscape era pago. Além disso, o navegador da Microsoft passou a ser distribuido em conjunto com o Windows 95 até que, com o Windows 98, o navegador se fundiu ao próprio sistema operacional. Vendo sua presença na Internet cair rapidamente, a Netscape recorreu à justiça e processou a Microsoft por práticas comerciais ilegais. Ao mesmo tempo, numa tentativa de reconquistar o espaço perdido, a Netscape também passou a oferecer seu software gratuitamente. Mas já era tarde e a empresa jamais se recuperou do golpe. Numa última cartada, a Netscape Communications decide abrir o código de seu software e dá inÃcio ao projeto Mozilla — nome do primeiro beta do Navigator. Pouco depois, a empresa é comprada pela AOL/Time Warner --Por quatro Bilhões de dólares-- que decide, ao invés de continuar o desenvolvimento do navegador, apoiar a iniciativa da construção de um navegador de código livre.
* Diz a lenda que Mozilla significava Mosaic Killer, e já era o nome usado internamente no Netscape Navigator
2007-12-25 05:23:23
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋