English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

o real problema da seca: Indústria da Seca? (compra de votos através de água), imenso aquífero no subsolo, má distribuição de água na região entre ricos e pobres.
Transposição do Rio São Francisco seria a melhor solução?
Obra faraônica, que terá verbas milionárias. Acredita que este dinheiro não irá ser desviado? Mais atos corruptos, sem resolver os verdadeiros problemas sociais nordestinos. Poucos sabem da realidade nordestina e da tragédia que está para ocorrer, sem necessidade.

2007-12-23 11:34:57 · 10 respostas · perguntado por Myrna B 2 em Ciências e Matemática Geografia

A água do subsolo nordestino está bastante profunda e possui o ph muito ácido. Mas, lembremos que a Petrobras possui maquinários que podem ajudar neste sentido e que nossos cientistas podem desenvolver tecnologias a fim de resolver o ph da água do aquífero. O que não tem é boa vontade!

2007-12-24 22:23:41 · update #1

10 respostas

Os dois problemas citados estão corretos. Há falta dágua no sertão nordestino mas há tb o engodo político. Não é conveniente para a politicagem nordestina que o problema da seca acabasse, pq deixariam de mamar nas tetas do governo federal, que ano após ano, durante décadas e mais décadas, para lá direciona vultuosas verbas.

2007-12-27 16:50:14 · answer #1 · answered by garimpeiro velho 7 · 0 0

È o engodo politico pois eles fazem o q bem querem!

2007-12-26 10:06:17 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

as secas do sertão acontecem por 3 fatores:

1-as chuvas orográficas(chuvas de relevo)-essas chuvas acontecem quando o ar úmido não consegue chegar até o topo do relevo,assim só chove de um lado,e o outro lado torna-se uma região semi-árida.
2-engodo político- má distribuição de água e desvio de dinheiro que deveria ser investido em sisternas e muito mais.
3-chuvas escassas- no sertão nordestino o périodo de chuvas e de quatro a seis meses de chuvas.

se o engodo político se resolvesse um pouco da água do périodo de chuvas seria armazenada e na época de seca os sertanejos não sofreriam tanto.

2007-12-25 12:52:06 · answer #3 · answered by juju 2 · 0 0

O problema do sertão nordestino é que índice pluviométrico é alto porém em pouco meses do ano. Chove muito em pouco tempo, em outras palavras. Aí entra a ação governamental. Seria necessário a construção de cisternas e barragens que guardassem toda essa água.
Em relação ao aquifero que está no Nordeste usá-lo pode ser um verdadeiro desastre. A região e o Brasil ainda não têm tecnologia e controle agricola e ambiental sufucientes para o uso racional desse recurso. Para comentar, algumas partes do Guarani já estão contaminadas com Nitrato, um poluente vindo do uso indiscriminado de adubos nas plantações.
Ademais, a água do Aquífero Sedimentar do Nordeste é de má qualidade e na região não há tecnologia implatada e mão do obra qualificada para usá-la.
Esse é um problema sério e não há vontade de resolvê-lo

2007-12-24 22:45:14 · answer #4 · answered by Mr T 2 · 0 0

O coronelismo no Brasil ainda continua firme e forte.Agua tem.E é barato retirar.Só que o dominio pertence aos coronéis que querem os votos dos miseráveis para continuar seu reinado.

2007-12-23 20:09:18 · answer #5 · answered by caetanodemelofilho 6 · 0 0

De muito tempo já discutia em minha faculdade que o subsolo nordestino é rico em lençóis de água, já vi matérias em que o fazendeiro, com poços artesianos mudou a fazenda de caatinga a uma paisagem belíssima, cheia de verdes, um micro-clima, um "oasis". Acabei de acessar um site onde se lê: "Poços artesianos a custo zero", em seguida nossos clientes: Coca-Cola, Toyota, Carrefour, Petrobras, Rhodia e outros 600 clientes.
Trecho do texto: SPAA a custo ZERO para o cliente é uma modalidade de negócio oferecida pela Consult, que elimina o risco do poço seco.

É privado porque é construído na propriedade do cliente. Os custos de projeto, implantação e operação do sistema são integralmente assumidos pela Consult. No contrato são fixados o prazo de validade, o consumo mensal mínimo e o custo do gerenciamento do sistema. Após o prazo do contrato, o sistema é totalmente transferido para o cliente, que o incorpora ao seu patrimônio, sem custo e sem risco.

Interessante!!!

2007-12-23 20:03:57 · answer #6 · answered by druida (mulher) 5 · 0 0

o problema é safadeza politica!!!!

2007-12-23 20:00:04 · answer #7 · answered by taizinhatata 4 · 0 0

Querida Mirna B.
Há muitos anos a própria imprensa brasileira chama esse problema de seca no nordeste de:"Industria da Seca". Pois bem, o problema existe e desde os tempos do Império essa industria existe. A transposição do Rio São Francisco já foi estudada por pessoas não pagas pelo governo e essas pessoas opinaram contrariamente à essa obra. Fazer poços artesianos seria uma boa solução se o dinheiro para os poços não fosse usado pelos representantes políticos do nordeste para perfurarem somente dentro de suas respectivas fazendas como é o caso do Senador Inocencio de Oliveira que, segundo foi publicado desviou verba federal para perfurar um artesiano em sua propriedade para poder ter água para sua piscina. Aliás, não sei se você sabe que quem está fazendo o trabalho mais pesado de transposição do Rio São Francisco é o Exército Brasileiro, ou seja, para umas determinadas coisas o Exército não pode, para outras pode, é o fim da picada!
Abraços, Feliz Natala e tchau!
Pará

2007-12-23 19:54:48 · answer #8 · answered by paracaragua 3 · 0 0

olha,
tem tubos q trazem gás lá da bolívia até são paulo.
estão querendo fazer um trem bala, entre RJ e SP...

O problema da água do sertão é primitivo,
se alguém se importasse com isso, já teria solucionado esse problema.

políticos só se importam com eles mesmo,
nunca se eskeça disso.

2007-12-23 19:40:28 · answer #9 · answered by Renan Gonçalves 4 · 0 0

É o engodo político. É o maniqueísmo dos que dominam e dos que se deixam dominar. Na verdade é uma verdadeira simbiose.

2007-12-23 19:40:23 · answer #10 · answered by Combinare 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers