Desde a antiguidade o homem vem tentando desvendar o que seria essa "constante" tão importante.
Newton dizia que o tempo era absoluto e ininito. Ou seja, sempre existiu e sempre existirá, como uma linha reta. Mas se fosse assim, o tempo seria o mesmo em todos os lugares. Se fosse assim a gravidade e a velocidade da luz não seriam divergentes no sentido de "freiar o tempo". Se fosse assim não seriam possíveis as máquinas do tempo de Einstein.
Você, afinal, o que acha? Que o espaço e o tempo existem de forma independentemente das galáxias, estrelas etc (posição conhecida como substantivalismo) ou são instrumentos artificiais criados para descrever a relação entre os objetos físicos (realismo)?
Afinal, alguns diziam que o tempo foi criado com o Big Bang (assim como as leis e até a gravidade), mas e a quatidade α?
Se alguém se interessar e quiser, pode me mandar um e-mail para conversarmos. Eu tenho uma "teoria" adicional sobre o big bang.
Para você, o que é o tempo?
NA
2007-12-21
11:14:36
·
17 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Ciências e Matemática
➔ Astronomia e Espaço
renatak1314,
Desculpe, mas o conceito eu posso achar na internet. Quero uma idéia exposta por você. Grato.
light angel,
Não concordo.Não estamos aqui falando de relógios. O relógio é uma criação do homem. Na verdade, nada tem a ver com o tempo. Quero o tempo no sentido "abstrato". Grato!
2007-12-21
11:22:57 ·
update #1
Nara,
Não falo da contagem do tempo, nem de relógios. Não estou falando do tempo como criação do homem, mas do tempo "abstrato" o tempo físico. Além disso o tempo não pode ser algo circular, se não tudo se repetiria. Grato.
2007-12-21
11:24:49 ·
update #2
Ladrão da Vaca,
Não concordo. A contagem do tempo é algo criado pelo homem, mas se o TEMPO em si fosse criado pelo homem tudo seria infinito. Grato.
Miltinho,
Não acho que uma poesia irá nos ajudar a entender o conceito físico. Mesmo assim... Grato.
2007-12-21
11:26:23 ·
update #3
Betoff,
Acho que você juntou o "tempo" com acontagem deste. Mesmo asim Obrigado.
felinna,
Idem a respota do caro Betoff. Grato.
marechal-de-marmore,
A sua foi a resposta mais conclusiva que observei. Podemos, então, considerar o tempo relativo? Ainda acho que não... Obrigado! Feliz Natal
2007-12-21
11:32:54 ·
update #4
Ricardo Souza,
Vocês ainda não entenderam onde eu quero chegar. Estou falando de FISICA QUANTICA não de estados biológicos. Este é o tempo que nosso corpo tenta entender. Dia e noite etc. Mas e no sentido macro? Sobre o Big Bang? Qual sua opinião?
Grato.
2007-12-21
11:34:36 ·
update #5
S.R.M.,
Como você diz que Einstein estava errado? Se o tempo é uma convenção, onde está o espaço-tempo? E porque vivemos um tempo caracteristico de nossa espécie? Grato.
Einstein1905,
Einstein NÃO disse que o tempo er aum quarta dimenssão. Ele afirmou que o espaço-tempo poderia ser. São coisas bem distintas. Além disso continuo verbalizando que NÃO PERGUNTEI O TEMPO CRONOLOGICO E SIM O TEMPO FÍSICO. Será que ninguém entendeu a pergunta? Grato. E sim, calro que deu pra entender, ninguém aqui é débil.
2007-12-21
11:59:11 ·
update #6
Nossa como é dificl conseguir boas respostas... Parem, por favor, de copiar coisas da wikipédia. QUERO VOSSAS OPINIÕES!
2007-12-21
12:03:39 ·
update #7
Milton W,
Não?! Velocidade é espaço por tempo??
MEU DEUS, SERA QUE ALGUMA BOA ALMA VAI ENTENDER A PERGUNTA AINDA ESTA NOITE?
Sim, tempo, mas é DELTA t, ou seja, variação, ou seja, contagem do tempo. Nada tem a ver com o tempo físico.
Além disso é claro que existe tempo sem movimento. Eu acredito que o tempo já existia antes do Big Bang, mesmo sem haver movimento. Afinal, de onde vocês tiram estas teorias? Nossa senhora...
2007-12-21
12:16:11 ·
update #8
Cesar G,
Gostei de sua resposta. Enquanto eu lia alguns livros sobre as transformações de lorenz. Pensei na mesma coisa. Afinal, nós nunca estamos em repouso, mas quem disse que precisamos estar para termos um referencial?
Não acho que a pergunta seja esotérica. Pelo contrário, acho que é muito profunda, o problema é que as respostas foram esotéricas. Infelizmente não concordo com a sua falta de percepção sobre o tempo. Acho que qualquer estudioso que se prese deve pensar sobre isso. Grato.
2007-12-21
12:19:45 ·
update #9
marcela,
é realmente isso que estou percebendo aqui, já que ninguém conseguiu pensar como eu.
AFINAL ONDE ESTÁ NOSSO CARO AMIGO ROCA PARA EXPOR SUA OPINIÃO??
2007-12-21
12:20:52 ·
update #10
Cesar G,
Agora sim, entramos em um consenso. Desculpe-me, interpretei mal o "esotérica". Sim, é verdade, é somplicado pensarmos em um TEMPO físico, talvez devessemos mesmo tentar começar.
Grato!
2007-12-21
12:31:44 ·
update #11
Adalberto S,
Gostei de sua resposta, realmente.
Alan,
Sarcasmo a parte...
2007-12-21
12:49:09 ·
update #12
O conceito de tempo deve ser encarado de duas formas diferentes:
1- Um referencial mecânico ordenado pela velocidade síncrona de todos os eventos oriundos das ações de partículas e sub-partículas atômicas. Essa sincronia que varia ou mantém um gradiente de relatividade estático, assim o faz para manter existente sob as leis dessa fenomênica, os eventos que o compõem e caracterizam!
Se houvesse uma assincronia entre os eventos físicos, isso desqualificaria a mecânica quântica como teoria sustentável para a explicação da matéria. Muito provavelmente não existiria o Universo em caso de essas relações síncronas estarem sendo burladas.
2- Tempo mental: É a percepção subjetiva de tempo sob a objetivação da sensação psíquica!
Não sabemos quanto tempo pode ter se passado durante um lapso onde houve alteração do estado de consciência, mas sem alteração desse estado primitivo de percepção, geralemente conseguimos captar com aptidão essa variações!
Muito do provável ou futuro tempo é apenas suposição da nossa mente!
Viver sob os auspícios do corpo cria morosidade na dor e incontinência no prazer! Assim o futuro como tempo é mera presunção!
Viver 1550 anos numa vida insípida e plebéia é menos fulgurante do que 40 anos sendo Rei!
Nossa falta de mensuração nos leva a crêr que sejamos capaz de compreender o lapso de 100 milhões de anos!
Mera presunção e insensatez!
Passar 70 anos, em média, aprisionado em um corpo que se decompõe depois do auge aos 20 anos, é ser muito pouco diante da suposta eternidade!
Mas o que seria eternidade?
Suponhamos que pudéssemos viver em tempo real todas as vidas de "todos os seres" que já viveram até hoje?!
Nem dá pra imaginar!
2007-12-21 11:18:55
·
answer #1
·
answered by renatak1314 1
·
2⤊
0⤋
A pergunta é muito esotérica. Acho que é difícil abstrair o que é o tempo por que a gente se move dentro do tempo. Parte importante da nossa consciência é dedicada a diferenciar passado de presente, mas o que há de real é este momento fugaz, o presente. Nem o passado nem o futuro possuem existência real, mas mesmo assim a gente encontra as evidências da passagem do tempo, que pode ser uma coisa trivial como um copo que quebrou ao tocar o chão, ou algo mais "místico", como um osso fossilizado.
Não contente com a dificuldade de perceber o tempo, ainda vem o tal de Einstein e o Lorenz para dizer que o tempo não é o mesmo para todo mundo, que a velocidade altera o passo da "passagem do tempo". O pior é que usam relógios atômicos para mostrar que acontece uma dessincronia entre eles, quando um deles é posto a viajar e o outro fica "esperando". Os paradoxos se somam, como é que uma nave que fica parada no solo é considerada parada se a Terra a carrega pelo seu bailado em torno do Sol, e o Sol viaja em torno da Galáxia, e a Galáxia também executa seu próprio balé? Alguém está em um referencial que pode ser considerado "em repouso"?
O tempo, para mim, ainda é incompreensível. Eu não consigo imaginar o que seja, as explicações que eu ouço, desde a de que o espaço-tempo seja uma descrição mais completa do Universo, até a que o tempo não existe, todos os momentos, passado e futuro, estão juntos, como as folhas de um livro, e tudo que a consciência faz é virar as páginas, tudo isto são imagens mentais, mas não fazem sentido para mim. Eu não percebo o tempo de nenhuma forma, só o que sei é que quando eu escrevi aquelas palavras ali acima eu estava ouvindo um trecho de música, que não estou ouvindo mais, e minhas mãos já estão em posição diferente, e a energia que eu gastei naquele momento não está mais disponível para mim. Tenho consciência de coisas que aconteceram no que se pode chamar de passado, lembro do falecimento da minha sogra e sogro, sei que aconteceram com uma diferença de um ano, mais ou menos, mas isto não me diz muito. Às vezes eu revivo um momento no passado, como uma lembrança muito antiga, e por alguns breves instantes, ou o que parece que seja isto, é como se eu estivesse naquele momento, mas ainda não é a mesma coisa, não há um senso de realidade.
-o=O=o-
Com "esotérica" eu quis dizer isto mesmo, profunda. Não é uma pergunta trivial, e todo mundo pensa que sabe o que é o tempo, mas pouca gente realmente pensa no assunto. Identificam o tempo com a contagem de tempo, com os intervalos nos quais são medidos os eventos da sua vida. De verdade, eu acho que as pessoas estão no seu limite de compreensão do Universo. O tempo está fora deste limite para a maioria, ele é uma coisa abstrata, parece ter vida própria, mas como é que não conseguimos nos mover em qualquer direção na linha do tempo? Somos arrastados para o futuro, mas por quê? Sabe o paradoxo de Zenão, o da flexa? Que em cada instante da trajetória da flexa, ela estaria parada, então o movimento não existiria. Aliás, esta é outra coisa que parece trivial mas não é: se não consigo explicar o que seja o tempo, como posso entender o que é o movimento? Eu acho que eu ainda preciso dar o primeiro passo de Descartes, o "cogito, ergo sum". A pergunta passa por "o que é a realidade?"
Concordo que é importante pensar sobre o assunto, mas por onde começar?
2007-12-21 20:15:33
·
answer #2
·
answered by Sr Americo 7
·
3⤊
0⤋
O tempo relativo,
será grande ou pequeno,
sendo determinado pela sua necessidade.
É sempre inversamente proporcional a sua necessidade.
2007-12-21 19:23:28
·
answer #3
·
answered by ...... 4
·
2⤊
0⤋
me de um tempo para pensar
2007-12-21 20:47:31
·
answer #4
·
answered by Alan 6
·
1⤊
0⤋
O tempo é uma ilusão criada para descrever a alternância entre o dia e a noite, consequência da rotação da terra.
Mas ele é muito útil porque permite estabelecer metas, contratos, acordos, medir e fazer relações com outras coisas etc.
2007-12-21 19:31:17
·
answer #5
·
answered by Ricardo Souza, São Paulo, Brazil 2
·
1⤊
0⤋
Na minha opinião, o tempo é relativo, assim como a velocidade e a distância.
Cada planeta, cada astro, cada galáxia, tem seu "tempo": o ano marciano é mais longo que o nosso, e o dia de Júpiter, menor que o da Terra.
o "ano" lunar, na verdade, dura uma semana terrestre.
O tempo é relativo à velocidade e à distância percorrida:
A velocidade da luz (única absoluta), é capaz de distorcer o tempo, pois em nenhum sentido essa velocidade torna-se variável (diz a física teórica que , quanto mais próximo da velocidade da luz, mas distante ela fica, e dois corpos em rota de colisão à velocidade-luz, em vez de aproximarem-se, distanciam-se).
Seja Feliz!!!
2007-12-21 19:28:36
·
answer #6
·
answered by marechal-de-marmore 6
·
1⤊
0⤋
A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Por influência de idéias desenvolvidas por Einstein
2007-12-21 19:27:34
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Interpreto o Tempo, como a medida entre um espaço e outro de nossa vida,cada hora,minuto,segundo e frações de segundo.Somos escravo dêle e para tanto,todas as atitudes e movimentos nos envolve.Faz parte da nossa vida.
2007-12-21 19:26:35
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Na realidade, não existe.
É um conceito criado pelo homem, no seu jeito finito de ser.
2007-12-21 19:23:11
·
answer #9
·
answered by Ladrão de vaca 5
·
1⤊
0⤋
a grande importância dada pelos maias à medição do tempo decorre da concepção que tinham de que tempo e espaço, em verdade, tratam-se de uma só coisa e que flui não linearmente, como na convenção européia ocidental, mas circularmente, isto é, em ciclos repetitivos
2007-12-21 19:21:05
·
answer #10
·
answered by Nara 3
·
1⤊
0⤋