Isso q a professora da faculdade da Lais (v. acima) chama de "português contemporâneo" está destruíndo importantes recursos do nosso idioma! Não podemos confundir "como vc se chama?" (qual o seu nome?) com "como vc chama?", de q maneira vc chama?, ou seja, suavemente dizendo o nome da pessoa, ou, talvez, assobiando, ou, quiçá, gritando o nome da pessoa, etc.
Também impropriamente muitos dizem "Namoro com fulana" para dizer "Namoro fulana" , dessa forma prejudicando construções como "Namoro fulana, com beltrana morrendo de inveja".
A meu ver, professores mais se deveriam preocupar com o ensino do correto português do que com o invento de mirabolantes tentativas de legitimar agressões ao idioma, pelo simples fato de estas serem de uso corrente do povo. Nem sempre "vox populi" é "vox Dei", como muitos pensam.
FELIZ NATAL a TODOS.
_______________________________________________
PS: Como a Joy, não aprecio a concordância "maioria das pessoa, não estão usando o pronome " mas , respeitáveis gramáticos e autores acolhem-na."A maioria dos nossos talentos haviam tido o seu berço no Brasil." (Rui Barbosa, "Elogio de José Bonifácio")
2007-12-21 05:54:21
·
answer #1
·
answered by podocarpo 7
·
1⤊
0⤋
Ola Mr.
Sua duvida é muito interessante é explicada pela Linguística, a ciência da linguagem, a qual eu estudo. Todas as línguas estão em constante movimento e sofrem modificações, transformações, porque são faladas de formas diferentes, variando de contextos para contextos. Assim, coisas que já foram muito usadas em algumas épocas anteriores estão em desuso atualmente, e isso não significa que a língua esteja sendo corrompida, significa apenas que ela está se transformando.
Você sabia que na História da língua portuguesa, no século XVI havia, por exemplos, duas formas de se falar a palavra flecha? Você pode perceber isso olhando, por exemplo, a própria obra os Lusíadas de Camões. Lá ele utiliza formas que hoje não são mais utilizadas no português padrão:
Exemplos:
Canto I, verso 5: E não de agreste avena ou frauta ruda.
Essa palavra frauta é hoje a palavra flauta, que no português arcaico ( século XVI) era utilizada, mas que, por razões sociais e econômicas foi relegada ao rótulo de "erro" hoje.
Isso é apenas para exemplificar que a língua muda, pois a língua é um instrumento vivo que não pode ser colocada na redoma de regras e normas como querem os gramáticos ferrenhos. Em suma, sua observação sobre o pronome se revela a possibilidade deste estar em desuso em algumas regiões do país, o que não é errado, reflete apenas uma variação linguística, certo?
O estudo da ciencia da linguagem tem muito a nos revelar. Todos os professores de Português deveriam buscar na linguistica as explicações para os fenomenos da língua.
2007-12-23 17:27:41
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Talvez acomodação.Mas a interpretação correta fica diferente."Como você chama?" = De que modo você chama(algo,alguém...)?"Como você se chama?" = Qual é o seu nome?
Porém,o pior erro de todos é quando falam "para MIM fazer".Mim não faz nada, quem faz sou eu!
2007-12-21 17:05:43
·
answer #3
·
answered by ffffffer123456 5
·
0⤊
0⤋
Diga pra moça aí (joy), que a concordância que fez, foi com
"a maioria ", estranho, pouco sonoro, mas correto
.
2007-12-21 14:14:31
·
answer #4
·
answered by candinha s CANsaDINHA 4
·
0⤊
0⤋
aqui em Minas não... rsrs! Um abraço!
2007-12-21 13:54:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi, acho que as pessoas ainda falam o "se" nas suas frases, porém pelo fato de se tornar um ato comum talvez você não esteja percebendo, ja é corriqueiro falarem, não sendo o que chama mais atenção para você em uma frase...
Eu ainda uso o "se" e todos que eu conheço também fazem isso...
2007-12-21 13:09:18
·
answer #6
·
answered by Hellen M 2
·
0⤊
0⤋
Pela correria, pode se notar que no dia a dia, passamos a encurtar as palavras, frases , expressões , etc .
E na minha opnião encurtamos o nosso vocabulário, fazendo com que esqueçamos de como usar o nosso Português.
Abraços
2007-12-21 13:02:44
·
answer #7
·
answered by Lindinnha 2
·
0⤊
0⤋
É o chamado "português contemporâneo" . A professora da faculdade estava falando sobre isso..um ex.: eu o"tu" que foi incorporado pelo "você" que antes era pronome de tratamento e agora e considerado do casa reto.
valeuu!!!!!!!!
2007-12-21 12:59:25
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
da minha parte pode fica tranquilo que eu ainda uso bastante "se", inclusive tem uma pessoa que se irrita por causa disso...ele diz que "se" naum tem futuro
2007-12-21 12:56:26
·
answer #9
·
answered by Coração 2
·
0⤊
0⤋
Nunca reparei nisso...
pra mim eles falam 'como se chama'
^.^
2007-12-21 12:56:24
·
answer #10
·
answered by Gold 2
·
0⤊
0⤋