Para se resolver um litigio, a melhor forma é se posicionar no lugar do outro. Ai vc entenderá melhor o problema e com certeza encontrará uma boa solução.
Mas veja o seguinte. Vc diz que ele ...."não fez o escoamento de água correto"...; assim pressuponho que terreno dele seja mais alto que o seu e não há como ele fazer escoar a água para a frente da casa dele. Neste caso, vc deverá aceitar que ele passe com uma tubulação de escoamento das águas pluviais, aquelas da chuva. Desta forma o muro que vc construiu não represará a água no terreno dele e o seu muro não sofrerá com o empuxo da água represada.
Não existe nada que obrigue que dividam o custo do muro qdo foi feito pela primeira vez, mas também parece que vc não respeitou o curso normal das águas e assim o prejuízo será todo seu.
Antes de recontruir o novo muro, chame o seu vizinho e solicite que ele faça a tubulação de escoamento das águas pluviais pelo seu terreno e convença a dividir contigo o custo do muro. Esta será uma solução harmoniosa na somatório de erros que ocorreram.
Qdo. aqui falam de chamar um engenheiro ou arquiteto para dar a solução é porque se houver a participação de um profissional destas áreas com certeza não teria acontecido isto.
Observo que nós ao menor espirro, febre ou tosse no máximo vamos na fármacia para obter a indicação de um remédio, mas muitas vezes isto acaba numa internação por causa de uma pneumonia. Ora, se no primeiro momento tivessem ido ao médico, não acabaria internada.
Muitas pessoas se consideram construtoras natas, mas nunca vi ninguém querer operar outra pessoa, por exemplo, do coração. Mas muitos se metem a construir casas de dois andares com lajes, vigas e pilares só com a orientação de um "entendido" no assunto. Investem toda a poupança de muitos anos de trabalho sobre bases não muito sólidas. É a mesma coisa de jogar na loteria.
Existem leis e posturas para ocupação e construção. Portanto procure conhecê-las antes de cometer qualquer julgamento apressado na defesa dos seus prejuízos.
Um Feliz Natal e que se repita esta felicidade em todos os dias do Ano Novo. São os meus sinceros votos.
2007-12-21 09:12:35
·
answer #1
·
answered by pizzaiollouco 7
·
1⤊
0⤋
Olá Isabela, primeiramente você tem que tentar entrar num acordo com o seu vizinho e resolver amigávelmente, caso isso não seja possível, vc tem que apelar para justiça e perder um vizinho. Para isso vc tem que provar que o escoamente dele foi feito de maneira errada. Boa sorte.
2007-12-21 03:54:28
·
answer #2
·
answered by PARDALZINHO 1
·
1⤊
0⤋
!- O muro que fizeste foi dentro do teu terreno ou ficou metade da espessura no lote do teu vizinho?
Se ficou todo do teu lado, deverias ter previsto reforço para que não ocorresse o desabamento.
Se estiver no terreno dos dois, legalmente pertence aos dois, independente de que o constuiu.
Solicite um laudo pericial para que fique claro as responsabilidades. Depois tente conversar com o vizinho e finalmente procure os teus direitos, se não houver acordo.
2007-12-20 19:57:56
·
answer #3
·
answered by L_oo_K 5
·
1⤊
0⤋
Primeiramente, o correto é voce fazer um muro de divisa dentro do seu terreno e ele fazer um outro muro encostado ao seu proximo a divisa dentro do lote dele.
O que fazer neste caso.
Chame um Arquiteto ou Engenheiro, para fazer uma laudo de avaliação da situação apontando neste laudo as responsabilidades de cada parte.
Com este laudo em mãos procure o seu vizinho para conversar sobre a situação e entregue para ele uma cópia com testemunho de recebimento, pode ser uma assinatura de recebido ou a assinatura de alguem idónea, que não seja amigo ou parente, que confirme que o mesmo recebeu esta copia, apresentando um prazo razoável para a solução do problema.
Caso não haja manifestação da parte dentro do prazo, procure um advogado para apresentar o caso ao seu vizinho, e este deverá entrar com uma ação no tribunal especial de pequenas causas visto o valor disso. Sendo assim, haverá uma reunião de conciliação entre as partes para se chegar a um acordo sobre a causa e evitar que vá para a justiça. Caso vá para a justiça. voce deverá executar novamente o muro, guardando todos os comprovantes de despesas, e entrar na justiça para pedir reparação por danos financeiros.
2007-12-20 14:06:11
·
answer #4
·
answered by Arquiteto Mineiro 7
·
1⤊
0⤋
Em primeiro lugar você deve conversar com ele, se nada se resolver, procure o juizado especial em sua cidade munido de endereço e nome do proprietário do imóvel, relate o caso. O juizado o acionará com uma demanda de danos materiais e morais com pedido de liminar, se for o caso, intimando e determinando seu vizinho a reparar os danos imediatamente. Tal procedimento está previsto na Lei dos Juizados Especiais Cíveis com espeque no Código Civil Brasileiro. No Juizado Especial é gratuíto para você.
2007-12-20 13:23:10
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Converse com um advogado, q provavelmente e vai abrir uma ação judicial pedindo o concerto ou o reparo causado por ele; + vc precisa ter provas materiais q o vizinho é culpado por isso. Juizado de pequenas causa vc ñ gasta nada
2007-12-20 13:17:25
·
answer #6
·
answered by zoioverde 6
·
1⤊
0⤋
Você deve chamar o seu vizinho para um diálogo sério, a cerca do assunto. Posteriormente, procure o entendimento, tentando conscientizá-lo, da responsabilidade do ocorrido. Tentem fazer uma parceria para o novo levantamento do muro.
Se de tudo, não conseguirem chegar a um denominador comum, você pode optar por fazer uma denúncia, na justiça. Só que isto, às vezes, tem a sua tramitação muito lenta. Mas, a Justiça baseada na Lei definirá de quem será a responsabilidade de levantar o muro novamente. Tente ser sensato, pois, não se esqueça que : " Dois duros não levantam um muro".
2007-12-20 13:14:59
·
answer #7
·
answered by elisio_claret 7
·
1⤊
0⤋
Levanta novamente o muro e manda a conta pra ele.Se ficares esperando nada vai acontecer.
2007-12-21 03:37:38
·
answer #8
·
answered by garimpeiro velho 7
·
0⤊
0⤋
Alguém fica sabendo o que um calado quer?Então reclame ou entre com pedido de indenização.bom natal
2007-12-20 15:08:54
·
answer #9
·
answered by sergio 6
·
0⤊
0⤋
O muro é de responsabilidade de ambos... uma conversa amigável seria o ideal p/ resolver ou então acione o órgão responsável pela fiscalização de obras da sua cidade para uma avaliação!
2007-12-20 13:18:27
·
answer #10
·
answered by leocarecawr 2
·
0⤊
0⤋