Calcula-se que as primeiras infecções ocorreram em África na década de 1930. Julga-se que terá sido inicialmente contraído por caçadores africanos de símios que provavelmente se feriram e ao carregar o animal, sujaram a ferida com sangue infectado deste. O vírus terá então se espalhado nas regiões rurais extremamente lentamente, tendo migrado para as cidades com o início da grande onda de urbanização em África nos anos 1960.
Uma amostra sangüínea de 1959 de um homem de Kinshasa, República Democrática do Congo, foi analisada recentemente e revelou-se soropositiva.
Os primeiros registos de uma morte por SIDA remontam a 1976, quando uma médica dinamarquesa contraiu a doença no Zaire (hoje República Democrática do Congo). No entanto só começaram a aparecer em 1980 vários casos inexplicáveis de doenças oportunistas em homossexuais nos Estados Unidos, nas cidades de San Francisco, Los Angeles e Nova Iorque. A alta incidência dessas doenças chamou a atenção do centro de controlo de doenças dos Estados Unidos em 1981, quando publicaram o primeiro artigo que referenciava uma possível nova doença infecciosa, inicialmente vista como uma doença que afetava apenas os homossexuais. Devido à imunossupressão profunda que causava, comparável a alguns raros casos de imunossupressão de origem genética (e.g. Síndrome de DiGeorge), foi denominada de Síndrome de imunodeficiência adquirida, em contraste com aqueles casos hereditários. Inicialmente foi largamente ignorada pela sociedade americana, até que, com as proporções da epidemia sempre crescentes, apareceram os primeiros casos de transmissão mãe-filho, tóxicodependentes e de transfusão de sangue em 1982.
O agente causador da doença acabaria por ser descoberto pelo Instituto Pasteur de Paris em 1983 por Luc Montagnier. A descoberta do vírus é também atribuída ao americano Robert Gallo, do Instituto de Virulogia Humana da Universidade de Maryland. Ao primeiro coube o isolamento do vírus a partir de um gânglio cervical de um doente; e ao grupo chefiado por Gallo a complicada tarefa de demonstrar que este vírus era realmente o causador da SIDA e não um simples oportunista. (fonte Ministério Da Saúde - Brasil). No Brasil os primeiros casos apareceram em 1982 num grupo de homossexuais de São Paulo que contraíram a doença por terem viajado para zonas com alta incidência nos Estados Unidos. Os primeiros casos reconhecidos de SIDA em Portugal apareceram em 1983. No entanto há hoje indicações que os primeiros casos poderão ter sido contraídos já durante a guerra colonial na Guiné-Bissau, nos anos 1960 e 1970, e foram então ignorados.
A sua designação, que começou por ser a sigla do nome completo da doença em português, passou a ser considerada palavra no decorrer dos anos 1990.
É fundamental esclarecer que no Brasil se utiliza o termo "AIDS" porque "SIDA" tem o mesmo som que "Cida", que é redução do nome "Aparecida"; assim, houve uma grande reação contrária ao uso de um nome próprio muito comum para designar esta síndrome.
2007-12-20 03:32:21
·
answer #1
·
answered by ♥ Girl ♥ 4
·
0⤊
0⤋
E simples, o humano a inventou, nao foi os macacos que passaram pros humanos, senao teria um bando de macaco morto, ja exiate a cura, mais escondem, porque ganham grana de ouro, pelos medicamentos.
2016-05-13 12:32:44
·
answer #2
·
answered by David 2
·
0⤊
0⤋
O bom é que agora não vou pesquisar mais sobre o assunto. A galera do YR tá botando pra quebrar nas informações! Só quem sai ganhando somos nós mesmos, não é verdade?
Pelo que vi, as teorias têm pontos convergentes, se você estudar cada uma delas, chegará a uma boa conclusão.
Boa sorte!
2007-12-20 11:13:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
os soldados americanos adiquiriram o virus da aids ao transar com primatas durante a segunda guerra mundial.
2007-12-20 03:51:44
·
answer #4
·
answered by Tais B 1
·
0⤊
0⤋
O vírus da aids nasceu do cruzamento de dois outros vírus encontrados em macacos na África, segundo pesquisadores. As duas cepas virais provavelmente passaram para os chimpanzés quando estes primatas se alimentaram de carne de macaco infectada, para depois chegar ao homem na forma do HIV, indica o estudo, publicado na revista Science.
Pesquisas anteriores já mostraram que o HIV-1, vírus que causa a forma mais comum da aids em seres humanos, originou-se de um vírus símio de imunodeficiência, ou SIV, que infecta chimpanzés. Mas Como o SIV chegou aos primatas permanecia um mistério.
Cientistas americanos e ingleses analisaram o padrão genético de uma variedade de cepas do SIV em macacos africanos e concluíram que pelo menos duas delas se combinaram para formar o SIV que hoje é encontrado em chimpanzés. Foi esta forma de SIV que passou para a população humana e deu início à pandemia de HIV-1 que matou milhões de pessoas.''A recombinação dos vírus de macacos ocorreu nos chipanzés, que o transmitiu para os seres humanos em pelo menos três ocasiões'', disse Frederic Bibollet-Ruche, virologista da Universidade de Alabama em Birmingham e co-autor do estudo. Segundo ele, a transferência dos primatas para o homem teria ocorrido antes de 1930. Sabe-se que uma segunda forma de aids, causada pelo HIV-2, foi transmitida do macaco africano diretamente para o homem, sem passar pelo chimpanzé.
Conforme já se especulava, o vírus, segundo Hahn, foi transmitido pela primeira vez ao homem por chimpanzés, mais precisamente da subespécie Pan troglodytes troglodytes, que vive nas florestas de Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana e Congo, na África Ocidental. O estudo confirmou as suspeitas da comunidade científica de que o vírus saltou a "barreira de espécie", sendo transmitido de um animal para o homem. "Já imaginávamos que um vírus de um primata africano era o responsável pelo aparecimento da Aids, mas são sabíamos qual era essa espécie", declarou o médico Fen Gao, um dos integrantes da equipe. A contaminação, acreditam os cientistas, deve ter ocorrido pelo contato de caçadores com sangue infectado de animais abatidos - e não por relações sexuais com os primatas, como se cogitou por muito tempo. "O chimpanzé, que foi a origem do HIV-1, provavelmente detém a chave para o seu controle", declarou a coordenadora da pesquisa.
A descoberta só foi possível graças a Marilyn, uma amável chimpanzé usada para estudos por cientistas da Força Aérea americana. Capturada ainda filhote nas florestas africanas, Marilyn tinha o Vírus da Imunodeficiência em Símios, o SIVcpz - o cpz é de chimpanzés -, embora não desenvolvesse a doença. Em 1985, aos 26 anos, o animal morreu de complicações no parto e, como na época não existiam técnicas de diagnóstico que permitissem um aprofundamento do estudo do vírus, parte de seus tecidos e sangue foi congelada. Marilyn foi o quarto animal com o SIVcpz identificado em todo o mundo - os dois primeiros haviam sido capturados no Gabão e o terceiro no Zaire. Interessada em encontrar os ancestrais do HIV, Hahn submeteu o material dos quatro espécimes a análises de biologia molecular e descobriu que três deles tinham carga genética muito semelhante à do vírus da Aids humana. Todos pertenciam aos Pan troglodytes troglodytes. O vírus do quarto espécime, que apresentou pouca semelhança, era de outra subespécie, a Pan troglodytes schweinfurthii. A última peça do quebra-cabeça foi colocada quando os cientistas viram que o hábitat dos Pan troglodytes troglodytes coincidia com a área onde a doença é endêmica e onde foram confirmados os primeiros casos de infecção de HIV-1.
2007-12-20 03:49:17
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu acredito que algum pais sem escrupulos podem
ter inventado um virus que distruice a imunidade
dos soldados fazendo com que eles morresem em seu proprio territorio sem cura mas o dificil vair ser alguem assumir isto pois vejam pelo lado da indenizaçaõ
estas limpezas etinicas são a maior prova disto quando os
outros chegavam para as lutas so aviam morrinbundos
2007-12-20 03:43:43
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
veio dos macacos
da África
os habitantes da la se alimentavam de carne de macacos
e assim contraíram a doença
ker dizer
doença não
pq AIDS não mata
oq mata eh a infecção q vc pega devido a sua resistência imunológica estar baixa pela contaminação do vírus
2007-12-20 03:33:04
·
answer #7
·
answered by sandro santi 30 5
·
0⤊
0⤋