Historicamente, passamos o rodo nos hermanos. Quem acha que os EUA deveriam tomar atitudes para compensar toda a sacanagem do passado, também não deveria concordar com o perdão das dívidas dos outros países com o Brasil, com a premeditada balança comercial negativa na américa latina ( conforme o Lula disse durante a propaganda política do 1º mandato ) e outras como guerra do Paraguai, compra do Acre, etc, etc...
2007-12-20
00:53:28
·
14 respostas
·
perguntado por
Christian R C
4
em
Governo e Política
➔ Política
Leonardo - seguindo o seu raciocínio, então está certa a atitude dos EUA? Tem que explorar os subdesenvolvidos mesmo?
2007-12-20
01:24:42 ·
update #1
Sweet kiki - desculpe a falta de estudo, mas este é um espaço público, que pode ser usado por pessoas burras e ignorantes que nem eu, não só por intelectuais como você. Desculpe, viu?
2007-12-20
02:21:20 ·
update #2
Pô Alyson N, você só faz pergunta difícil e que exige muito para explicar! Mesmo assim o pessoal até que assimilou bem. Significa que estamos evoluindo como não poderia deixar de ser. Inteligência é característica inerente à espécie humana e que destesta usá-la quando prefere o preconceito.
Bem, para não encher lingüiça, digo que o Brasil é único assim como cada país com sua cultura e povo.
Lula é único, seu projeto para o Brasil é quase tudo que precisamos para o momento e sabe administrar como nunca se fez aqui no Brasil. Tanto é que está mostrando dia após dia, invariavelmente.
Além dos demais que responderam sensatamente, fico com as colocações do Jürgen que estão bem dentro, desta vez, exceto o último parágrafo que é rançoso e preconceituoso.
2007-12-20 01:59:22
·
answer #1
·
answered by Nimrod 5
·
1⤊
3⤋
Acho que perguntas como esta ajudam a mostrar porque alguns países são tão adiantados (ou desenvolvidos) e outros, como o nosso, continuam e continuarão subdesenvolvidos e atrasados.
Não basta TER cérebro; é preciso usá-lo bem.
2007-12-20 02:59:34
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Que raios de rodo é este que compras?!
Somos percebidos pelos sul-americanos deste jeito, sim: como imperialistas. Mas é de maneira similar que os países pobres percebem os EUA. Uma síndrome de "primo rico/primo pobre". Uma inveja endo-epidêmica. Somos o que somos não por explorar quem quer seja, e sim pelas condições especiais -desperdiçadas inclusive pelo Molusco- de nossa abençoada terra.
Não tem que dar colher de chá para ninguém, não. Cada um lute e trabalhe. Se organize, poupe e .....cresça!
Abs.
2007-12-20 02:34:48
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
acho que o brasil esta muito llonge dos seua, assim como o lula esta muito longe se ser chamado de presidente do brasil,alias acho que ele concorreu em pais errado, deveria ser candidato na bolivia, ja que ele faz tanta questão de ser generoso com esse pais,tirando do brasil para investit naquela pussilga!
2007-12-20 04:32:35
·
answer #4
·
answered by carateca 3
·
1⤊
0⤋
Concordo que a guerra do Paraguai foi uma carnificina desnecessária. Mas daí a dizer que o Brasil é imperialista... É falta de estudo.
2007-12-20 01:56:18
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
J"urgen já disse tudo o que eu desejaria dizer.
2007-12-20 01:48:49
·
answer #6
·
answered by Elizabeth-PT nunca mais! 7
·
2⤊
1⤋
O Acre foi comprado por 2 milhões de libras esterlinas, uma fortuna na época. A Bolívia saiu lucrando, ao contrário do que o sr . Evo Morales pensa.
Nem o Brasil nem os EUA foram potências imperialistas. Dizer isso é desconhecer a História. Essas potências era bem outras.
Não há nada do que envergonharmo-nos. Da América Latinas, quantos países foram à 2ª Guerra?
Mas delle espera-se tudo. Elle acreditaria até em histórias em quadrinhos, se as lesse.
2007-12-20 01:42:35
·
answer #7
·
answered by M.M.D.C. 7
·
2⤊
1⤋
Essa comparação é deploravel.
Cada presidente tem seu modo de ser e a sua realidade.
Não adianta tentar misturar agua com oleo.
2007-12-20 01:31:08
·
answer #8
·
answered by Yama 4
·
2⤊
1⤋
PODE SER
2007-12-21 00:44:24
·
answer #9
·
answered by JESUS TE AMA 7
·
0⤊
0⤋
Acredito que não...
O Brasil, no passado pode ter tomado decisões que se aproximam de estado hegemônico, porém os estudiosos da História latino-americana defendem a idéia de que o Paraguai exercia uma influência imperialista e expancionista, na época... Além, é claro, da interferência internacional (estou falando da Inglaterra) na política dos países que seriam, na guerra, a Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina).
Nos dias atuais entendo que o nosso país, mesmo defendendo os seus interesses (que jamais devem ser deixados de lado), procura consolidar alianças tanto econômicas como políticas com países de situação parecida com a sua (não só da américa latina). Dessa forma, muitos acabam tendo um entendimento, equivocado, de que o Brasil assume uma postura imperialista. Mas o que ocorre realmente é o exercício da maior economia da América do Sul, que, de fato, possui grandes influências e acordos economicos que controlam boa parte da economia da região.
Portanto, o Brasil assume, na atualidade, por ter uma economia e uma politica (por incrível que pareça) mais consolidada na América do Sul, uma posição de destaque. Mesmo mantendo relações e negociações com os EUA, o nosso país procura exercer uma política de união e consolidação de um bloco de países independentes e de situação parecida (até com países tão detestados no cenário internacional, como a Venezuela, o que mostra o alto nível de diplomacia), que se fortalece cada vez mais e que é de extrema importância para o desenvolvimento de cada membro desse grupo e para a definitiva execução da chamada "auto determinação dos povos"...
Obs.: No entanto, insisto que realmente existem interesses do país na política internacional, apesar de que nenhum país propõe acordos, negócios e relações sem ter o seu devido interesse.
2007-12-20 15:14:27
·
answer #10
·
answered by Victor 2
·
0⤊
0⤋
Não o Brasil não é o EUA de lugar nenhum e lulla tem que melhorar muito para ser Bush. Não tomamos o Acre na marra, foi negociado, se o negócio foi ruim para a Bolívia paciência. Não existe esse negócio de bom mocismo em relações internacionais, o que vale é ser mais forte, ou mais rico ou mais ousado. Pode ter certeza de que se um dia o Paraguai se transformar em uma potência mundial, vai querer invadir o Brasil, assim como fez no passado dando início à guerra do Paraguai, onde morreram milhares de brasileiros também. Mas se você simpatiza com a causa dos Paraguaios, mude-se para lá e peça cidadania para lutar contra o Brasil.
2007-12-20 01:11:47
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋