English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os problemas do Mercosul sao criados em casa e ñ adianta procurar culpados fora da região. Este foi o recado + importante do pres. Lula aos governantes do bloco, na 3ª-feira, na reunião de cúpula realizada em Montevidéu. 'Se ñ avançamos mais rapida/e, a culpa ñ é dos Estados Unidos, nem da Alemanha, nem de qquer país de fora do bloco. É de nós mesmos', disse Lula, destoando, + uma vez, da tradição latino-americana de atribuir os infortúnios da região a forças externas. A observação poderia parecer extemporânea a um observador de fora. Por q falar de um assunto tão velho qdo o bloco tem tantas questões importantes p/ resolver? Mas aquela tradição ñ está morta, como provou com eloqüência, logo depois, a nova presidente da Argentina.

'Perdoe-me, presidente Lula, mas considero q há fortes interesses externos, como tb de alguns setores de nossos países, q têm cegueira cultural em relação ao próprio e recebem c/ agrado o q vem de fora', disse a presidente C. Kirchner, em velho discurso.

2007-12-20 00:27:45 · 13 respostas · perguntado por podocarpo 7 em Governo e Política Outras - Governo e Política

13 respostas

Caro Podocarpo:

A análise do Sônego é clara, inteligente e sucinta.

Já tive oportunidade, em outras respostas, de manifestar minha opinião, sempre apartidária e, mais, de um não eleitor do Sr. Inácio, a quem nunca me referi pelo íntimo apelido, sobre o que penso a respeito.

A despeito do que dizem a sobre ele, que é inculto, que não gosta de ler, que não fala inglês, que tem dificuldade de integrar-se à sociedade, não podem SUBESTIMAR SUA INTELIGÊNCIA, SEU DISCERNIMENTO, SEU PRESTÍGIO, SUA FACILIDADE DE COMUNICAR-SE COM OS MAIS HUMILDES, enfim aquilo que alguns chamam de "CARISMA", lhe é inerente, é ponto positivo, inegável.

Sem dons de pitonisa, por absoluta suposição, creio que, a continuar assim, tergiversando às orientações de sua equivocada assessoria, bem como de seus "soberbos" ministros, ele continuará a se comportar como aquele OPERÁRIO PRAGMÁTICO de outrora que arrancava aplausos até dos mais sectários opositores. Não como agora, que arranca de inegáveis aproveitadores.

Não deixou de "saia justa" só os "petistas do Y!R", mas toda a agremiação que vem se valendo da ÚNICA MOEDA POLÍTICA QUE POSSUEM - O PRESTÍGIO DO SR. INÁCIO (e porque não dizer de sua sorte).

Não sou, nunca fui seu eleitor, mas CURVO-ME E O PARABENIZO,
COMO O LÍDER MAIS LÚCIDO desta enganada américa latrina, onde se inclui a européia Argentina, pela coragem do pronunciamento do Presidente do Brasil.

Um abraço.

2007-12-20 05:50:25 · answer #1 · answered by .-. 7 · 1 0

Veja como muitos não se prestam a ler primeiramente a pergunta (e interpretá-la) antes de responder. Não fazem olha no que dá: criticam até quando você fáz um elogio (mesmo que indiretamente) ao Lula.

Quanto à questão, ja falei em outras ocasiões sobre isto. Analizando nossos vizinhos, não há como negar que o PT felizmente tem surpreendido a todos conduzindo relativamente bem (pelo menos se comparado a eles) e com pragmatismo a política externa brasileira.

O Brasil registre-se, já desgarrou desse pelotão do atraso composto por Bolívia, Equador e Venezuela. Felizmente nesse ponto, apesar de ser difícil dar o braço a torcer, é preciso reconhecer que Lula está aproveitando a rara oportunidade oferecida pela “transe anti-civilização” a que azaradamente estão mergulhados os referidos países, para reafirmar o quanto diferimos dessa turma em essência e visão do mundo.

"Considero que há fortes interesses externos". Bom, a dona faria um bem aos cidadão argentinos portanto, se explicasse que esses fortes interesses bem na verdade vem na forma de "aliciamento bolivariano". Vide:

"América Latina – Gravação aponta que Venezuela havia enviado antes dinheiro ilegal para a Argentina
Por Ariel Palacios e Marina Guimarães, no Estadão:
O governo da Venezuela teria enviado mais dinheiro ilegal à Argentina antes da descoberta dos quase US$ 800 mil com que o empresário venezuelano Guido Antonini Wilson tentou entrar no país, em 4 de agosto, supostamente para a campanha de Cristina Fernández de Kirchner. A revelação foi feita por uma das gravações dos envolvidos no caso da maleta, que está sendo investigado pelo FBI e pela Justiça dos EUA, segundo informações do jornal americano The Miami Herald. Um dos quatro acusados afirma nestas gravações que houve mais maletas com dinheiro de Caracas para Buenos Aires, embora não tenha precisado o montante. Os acusados, três venezuelanos e um uruguaio, são sócios de Antonini Wilson e foram presos na semana passada em Miami, onde vivem. A cada divulgação sobre o caso, mais complicada fica a situação entre os governos de ambos os países. Washington já analisa convocar seu embaixador na Argentina, Earl A. Wayne, para avaliar, com o Departamento de Estado, a relação que se deteriorou em apenas uma semana, segundo fonte da embaixada em Buenos Aires. O embaixador Wayne foi “convidado” pelo chanceler Jorge Taiana para uma reunião anteontem, na qual o funcionário argentino reclamou que os Estados Unidos “nos ofendeu de maneira surpreendente e injusta”.

Marcos Sônego.

2007-12-20 08:50:15 · answer #2 · answered by IRINEU 4 · 5 0

Concordo com isso. Claro que há interesses externos mas, a maior parte da culpa da lentidão dos avanços das negociações do mercosul é dos países participantes

2007-12-20 08:53:40 · answer #3 · answered by Christian R C 4 · 4 0

Parece até mentira que o sábio é o Lula! Nesse grupo, aí! Credo!

2007-12-20 09:40:44 · answer #4 · answered by Elizabeth-PT nunca mais! 7 · 3 0

Não é somente os petistas que ficam em "saia justa" com nosso querido presidente.

2007-12-20 08:39:18 · answer #5 · answered by avís 7 · 3 0

Sim, Elizabeth tem razão. A menor porcaria entre bufões e botoxadas cheirando à mofo é o 'prizidente' Lula!

Que buraco nós estamos, ehm?! O pior é que vamos ter de sair dele puxando nós próprios pelo cangote.
É exeqüivel o movimento?!
Espero que sim!

:o)

2007-12-20 09:55:04 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 1

Depois de brilhantes interpretações e esclarecimentos sobre o fato. O nosso Presidente está chamando a atenção dos colegas ou tentando "contornar" uma situação meio complicada e talvez, sem o sucesso previsto?Interesses externos sempre existiram.

2007-12-20 15:33:08 · answer #7 · answered by jera 5 · 1 0

O lulla da selva é assomado pela miopia típica dos homens ignorantes e porisso bate sempre na mesma surrada tecla de que a América do Sul deve se unir contra o " mal" que vem de fora. Este Orson Wells do agreste desconhece o irrversível processo de globalização já fortemente instalado em forte progresso e assim tenta com este discurso troncho para a esquerda isolar a AL do mundo, como se fosse possível ou mesmo desejável dentro do processo global. A xenofobia atávica originada em velhos alfarrábios marxistas, produz um lulla coberto do velho mofo da estupidez anacrônica dos que querem a todo custo o poder absoluto, nem que seja de uma pequena ilha do caribe. Lulla acha que é melhor ser o líder de um falido bloco de miserráveis do sul do que ser somente mais um no contexto global. Pobre homem, pobre Brasil. Fora com o lulla da selva.

2007-12-20 08:51:43 · answer #8 · answered by Anonymous · 3 2

Partido político não é time de futebol.
Quando um político erra, toda a nação paga o preço e não só os filiados ao partido do político que errou.
Pense nisso e vote bem.
Abs

2007-12-20 08:36:49 · answer #9 · answered by Químico 7 · 2 1

Sou petista e não me senti assim. Pelo contrário, o presidente foi lúcido. Realmente há o interesse dos EUA principalmente, em que não haja uma América do Sul coesa, porque contraria seu interesse na ALCA, além do fato de não poder se meter nas decisões. Entretanto, alguns chefes de estado daqui, preferem criar problemas com os vizinhos sem prestar atenção no problema maior. Crise Venezuela/Colômbia, crise Argentina/Uruguai, crise Brasil/Bolívia e assim vai...

2007-12-21 00:09:40 · answer #10 · answered by janv 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers