English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-12-19 05:19:40 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

7 respostas

É verdade, Naldo. Veja a história:

A palavra Noel significa Natal em francês. Portanto, a expressão Papai Noel significa literalmente Papai Natal. Quem é esse "bom velhinho" que entrou sorrateiramente nas comemorações do Natal, sem ser convidado ou bem-vindo? Essa figura e o costume de ligá-lo com o Natal não tem nenhuma base bíblica, e - pior do que isto - não tem origem cristã, mas é uma figura decididamente pagã, transplantada para o cristianismo pelos povos que não experimentaram uma conversão genuína a Jesus, mediante uma experiência verdadeira de salvação, mas simplesmente "viraram cristãos" por conveniência, injunções políticas ou econômicas, ou então por ignorância e falta de ensino verdadeiramente bíblico, misturaram práticas pagãs com a mensagem do Evangelho, trazendo costumes estranhos ao cristianismo para o seio da igreja cristã. Qual é a origem do Papai Noel? Quase certamente a sua origem é pagã. Há, contudo, quem ligue o mito de Papai Noel com a lenda de São Nicolau.

São Nicolau foi bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV. Tornou-se famoso por sua generosidade; muita gente passou a crer que qualquer dádiva feita de surpresa vinha dele. O povo da Holanda escolheu São Nicolau como patrono das crianças, e a sua fama pouco a pouco se espalhou. Em vários países europeus as crianças crêem que São Nicolau é quem lhes traz os presentes que recebem do Natal. Contudo, muito mais disseminada é a figura do velho gordo, barbudo, bigodudo e sorridente, de cabelos completamente brancos, que vem voando pelo céu guiando um trenó puxado por duas ou mais juntas de renas, que o identifica como proveniente do Polo Norte, pois é onde se usa trenó, e onde vivem as renas.

Em outros países:
- na França ele é chamado de Pére Noel;
- na Itália, La Befena;
- na Suíça, Christkindli, numa visível tentativa de confundi-lo com Jesus Cristo.

Ainda na Europa, onde as lareiras estão sempre acesas durante essa época do ano, por se comemorar o Natal bem no meio do inverno, difundiu-se a crença de que Papai Noel entra nas casas pela chaminé da lareira. Por isso as crianças são instadas a deixarem sua meia ou sapato no lugar bem visível, para que Papai Noel, ao chegar, os encha de doces, balas ou bombons, além de presentes vários, como brinquedos e outros objetos. Essa idéia desenvolveu-se de uma antiga lenda norueguesa. Os noruegueses criam que a deusa Hertha aparecia na lareira e trazia boa sorte para o lar. Esse costume chegou no Brasil e não são poucas as crianças que acreditam piamente que os presentes que receberam foram trazidos por Papai Noel. Mais tarde, ao crescerem, descobrem que isso não passava de mentira, o que as leva a relacionar a festa do nascimento de Jesus como uma das maiores mentiras que lhes foi impingida em sua infância.

Subliminarmente, isso as inibe de acreditarem em Jesus, pois se um fato central do Natal como a figura de Papai Noel provou-se ser pura lenda, por que não é lenda o resto dos fatos relacionados com o Natal? Outra coisa que deixa tristes os cristãos que desejam ver a igreja de Cristo em toda a sua pureza e resplendor é o fato de homens sérios, cristãos devotos, que jamais teriam a coragem de vertir uma fantasia de CARNAVAL, NÃO SE ACANHEM DE FANTASIAR-SE DE PAPAI NOEL, e "fingir" que distribuem às crianças da igreja os presentes que seus próprios pais já haviam comprado de antemão... E esse velho mitológico está, pouco a pouco, tomando o lugar do personagem que deveria ser o dono da festa, ao ponto de o Natal, em vez de ser chamado FESTA DE JESUS, estar recebendo o título de "FESTA DE PAPAI NOEL".

2007-12-19 05:29:57 · answer #1 · answered by Man Sage 6 · 4 0

tem origem péssima!
ouvi dizer que a quem chamamos de "o bom velhinho" era um grande beberrão, o que explica o tamanho da sua barriga.
além disso, era traficante de animais, o que explica ter tantas renas sob o seu poder.
e os brinquedos? ele os traz, juntamente com cigarros, do Paraguai.

2007-12-19 05:23:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Tem um fundo de verdade.
Existe uma lenda publicada em determinados sites que diz um fato curioso, bem perto da real história, porem, nda dentro da verdade.

A palavra papai noel, vem da palavra francesa NOEL = NATAL. e da expressão le papie noel ou Papai Natal. Há quem diga, dvido seu modo sorrateiro de entrar nas casas, acabou obtendo a fama de sorrateiro e até ladrão. Mas bem ao par da verdade, existiu um senhor na Alemanha, que costumava vestir-se de vermelho e dar presentes para as crianças.
Apesar de não ter origem bíblica, ou seja a bíblia não o criou, acredita-se que sua origem seja pagã, do antigo costume judeu de trocar presentes entre amigos no seu perído natalino, diferente do nosso, fundamentado em crenças pagãs, do primeiro testamento da bíblia.

Alguns ainda o identificam como sento São Nicolau ou Santa Claus Nicolau em Alemão, foi bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV. Tornou-se famoso por sua generosidade; muita gente passou a crer que qualquer dádiva feita de surpresa vinha dele. O povo da Holanda escolheu São Nicolau como patrono das crianças, e a sua fama pouco a pouco se espalhou. Em vários países europeus as crianças crêem que São Nicolau é quem lhes traz os presentes que recebem do Natal. Contudo, muito mais disseminada é a figura do velho gordo, barbudo, bigodudo e sorridente, de cabelos completamente brancos, que vem voando pelo céu guiando um trenó puxado por duas ou mais juntas de renas, que o identifica como proveniente do Polo Norte, pois é onde se usa trenó, e onde vivem as renas.

Daí sua origem para alguns ser alemã ou nórdica.

Em outros países:

- na França ele é chamado de Pére Noel;
- na Itália, La Befena;
- na Suíça, Christkindli, numa visível tentativa de confundi-lo com Jesus Cristo.

Ainda na Europa, onde as lareiras estão sempre acesas durante essa época do ano, por se comemorar o Natal bem no meio do inverno, difundiu-se a crença de que Papai Noel entra nas casas pela chaminé da lareira. Por isso as crianças são instadas a deixarem sua meia ou sapato no lugar bem visível, para que Papai Noel, ao chegar, os encha de doces, balas ou bombons, além de presentes vários, como brinquedos e outros objetos. Essa idéia desenvolveu-se de uma antiga lenda norueguesa, da deusa Hertha aparecia na lareira e trazia boa sorte para o lar.

2007-12-19 07:17:35 · answer #3 · answered by Professor 6 · 1 0

DEVE SER ELI É RIDICULO....

2007-12-19 05:31:51 · answer #4 · answered by srtamissjuh 3 · 1 0

Para algumas religiões, sim....

2007-12-19 05:22:04 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

eu concordo com vosco

2016-02-14 23:56:06 · answer #6 · answered by Sebastiao 1 · 0 0

Quem disse? claro que não!

2007-12-19 05:22:14 · answer #7 · answered by Stephan 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers