Alguns setôres da sociedade Brasileira, tem se manifestado a respeito do ato de protesto praticado pelo Bispo D. Luiz Cappio de forma diversa e uma coisa é bom que se deixe claro: O fato da manifestação do Bispo ir de encontro a uma decisão do Governo Federal, não pode ser entendida, como afronta ou que isto, poderia abrir precedentes graves a futuras intervenções Federais. A questão é grave, pois esta obra tem caráter eleitoreiro, sem bases técnicas suficientes para garantir, que havendo de fato esta transposição, o Rio São Francisco não terá mais problemas no futuro, e mais graves, do que os já existentes. A recuperação e revitalização do Rio, deveria sim estar como primeiro passo, recuperando a mata no entorno do Rio, tratar os esgotos que são despejados em suas aguas e daí então além de outras providencias sim, pensar numa condição de torna-lo acessivel a outros estados que sofrem com o problema da seca.
2007-12-19
02:29:37
·
9 respostas
·
perguntado por
pensiero
5
em
Governo e Política
➔ Participação Civil
É inadimissível ainda nos dias de hoje, presenciarmos atos meramentes com interesses partidários, utilizando-se da força e discursos ambiguos. Conheçam a historia do MAR DE ARAL no UZBEQUISTÃO e chegarão a conclusão que o caso é grave e que poderemos ter no futuro uma situação muito mais complicada, do que o que alí hoje existe e persiste por má vontade de políticos, não só agora e sim desde gestões passadas. O que importa é este ato de transposição imperativa, utilizando-se da força militar e nos remete a tempos e epocas de tristes lembranças. Ha como resolver o problema da seca no Nordeste, começando com a revitalização do Rio São Francisco e estudos demonstram que nos demais estados pode ser feito investimento sustentável com recursos locais, sem prejuizos à natureza. Reflitam, opinem, pesquizem e vamos pacificamente comentar esta situação.
2007-12-19
02:35:44 ·
update #1
Vou lhe dizer uma coisa MARTIN... Não sei de onde vc é, porem eu sou nordestino, conheço muito bem a seca e sei das dificuldades deste povo. Nasci de familia pauperrima e sei oq eu é não ter agua encanada, energia elétrica e passar fome, pois passei fome na minha infancia e fiquei desnutrido, a ponto de perder vários dentes e não conseguir sequer me concentrar nas aulas, por falta de força. Hj vencí as dificuldades, morei no exterior e estive às margens do Mar de Aral na ex-república soviética do Uzbequistão, estudei o que fizeram lá e aquilo que querem fazer aqui é algo do mesmo genero. Não sei com que bases vc denuncia, chame um sacerdote de imbecil e desdenha daquilo que sequer prova conhecer. Tolos são aqueles que acham que suas verdades são únicas e subjuga a capacidade de outros. Eu sou prova da persistencia, fé e respeito humano e estas atitudes narrogantes são dignas de pena, não a miséria do Nordestino. O Nordeste precisa de respeito e gente ordeira aliás o Brasil precisa.
2007-12-19
09:04:53 ·
update #2
Guinho, vc disse coisas interessantes. A questão principal que discuto é isso: Revitalizar o Rio sim, transpor um Rio morimbundo com aguas (ou o que resta) da forma como está é o mesmo que tirar sangue de hemofilico. As pessoas estão falando de forma sentimental, é preciso avalioar tecnicamente aquilo que se propõe (impoem) melhor dizendo. Tenho certeza que a cor do partido ou a religião de alguns, está falando pela razão. Vc está de parabens. Um abraço.
2007-12-19
09:11:51 ·
update #3
Vai-se gastar bilhões numa coisa sem resultado garantido
Haverão desvios colossais de verbas.
Lulla terá o seu Mar de Aral, o maior desastre ecológico já feito pelo homem - no caso, os russos. Secaram um mar para irrigar colheitas
2007-12-19 02:37:26
·
answer #1
·
answered by M.M.D.C. 7
·
4⤊
1⤋
Indústria da seca a mil por hora roubando com Lula pelo progresso do Brasil.
2007-12-19 11:37:50
·
answer #2
·
answered by Kiki 7
·
3⤊
0⤋
Vamos ter muitos prejuízos.
2007-12-19 10:32:44
·
answer #3
·
answered by Kiara 5
·
4⤊
1⤋
Eu pergunto. Qual a razão de não se fazer uma revitalização e, após, a transposição. Nós de Sergipe queremos a transposição sim, mas, após a revitalização do rio que está morrendo. Será que isso é tão difícil de entender?
2007-12-19 16:51:36
·
answer #4
·
answered by Ginhoguto 5
·
1⤊
0⤋
Rapaz ta ae uma exceleeenteeee pergunta!
já entrei no site do governo, vi o projeto, conheço o nordeste e esta é uma proposta polemica mesmo para os nordestinos, alguns são contra (Ribeirinhos na sua maioria) e a favor (Sertanejos).
Eu Acredito que o projeto irá mais beneficiar do que prejudicar, esta ideia não é nova o Rio Jordão é explorado para plantio nos assentamentos judaicos à deacadas e o Rio continua lá Firme e forte, e o Velho Chico é muito mais poderoso que o Jordão.
Israel é um Paiszinho, tosco no meio du nada e não tem problema de seca, acho que outros rios tbm deveriam ser utilizados no combate a seca como o Tocantins.
Espero que este projeto sai logo do papel. Melhor gastar dinheiro para enfrentar a seca do que Colocar dinheiro na Copa de 2014.
2007-12-19 10:52:14
·
answer #5
·
answered by Kbssudo 2
·
0⤊
0⤋
Acho que os únicos que podem, e devem, opinar a respeito são os milhões de nordestinos afetados por séculos de seca, e que poderão, finalmente, ter algum benefício com essa obra.
Quando à "greve de fome" do tal cidadão, seja ele padre ou não, acho de uma arrogância e petulância inomináveis. Como pode uma só pessoa, que a meu ver nada entende de grandes obras de engenharia, arrogar para si o poder de decidir o destino de milhões de nordestinos que vivem miseravelmente por causa da maldita seca? E o que é pior, decidir que eles DEVEM CONTINUAR na seca? A quem interessa a miserabilidade dos nossos irmãos do nordeste?
2007-12-19 13:49:17
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Pra quem nao conhece o sertão da paraiba, pernambuco e ceara onde a agua deste Belo rio vai melhora a vida daquela gente não tem o direito de achar qualquer coisa desta transposição problemas de desmatamentos esgotos temos em varios rios que se tornaram inuteis, poderiamos revitalizar o São Francisco e utilizarmos sua agua para dar dignidades a essa gente. Problemas temos hoje agora com a seca que mata gente animais e plantas que nao tem o que bebe,com a agua do rio certamente seria um passo vejo que quem pode mais grita mais alto e aqueles que compram uma lata de 15litros de agua p/ 5,00R$. Ninguem faz greve de fome por eles pois a greve deles e permanente desde que nasceram .
2007-12-19 10:47:29
·
answer #7
·
answered by cristal 2
·
0⤊
1⤋
Os problemas ambientais no mundo inteiro, são causados pelo descaso e desrespeito ao qual a natureza vem sofrendo durante milhares e milhares de anos. Tenho a impressão que o Rio São Francisco vem sendo assoreado durante séculos sem que providências fossem tomadas. Agora quanto a transposição do Rio São Francisco, acho que o Sr. Bispo D. Luiz Cappio deveria procurar o que fazer, pois enquanto ele faz uma greve de fome ridícula e marketeira, outras milhares de pessoas passam fome e sede no nordeste causadas pela seca. Já que o Sr. Bispo é uma pessoa cristã deveria pensar na possibilidade de repartir o pão(no caso a água) com os necessitados. A recuperação e revitalização do Rio São Francisco depende de todos nós, mas não acho justo que para manter o nosso desperdizio(água) outras pessoas devam continuar convivendo com a miséria, fome e sede.
Acho que o Bispo deveria focar suas forças em um controle de natalidade rigído, pois talvez só assim teremos a possibilidade de ter água e comida para todos.
2007-12-19 13:05:15
·
answer #8
·
answered by Wagner 2
·
0⤊
2⤋
Que tal vc e aquele imbecil daquele bispo fazerem uma experiência. É bem simples.
Encha um balde de 20litros com água. Durante uma semana (apenas durante uma semana), vc só utilizará essa água. Para beber, tomar banho, lavar panelas e copos, enfim, tudo.
E olha que estou sendo generoso, pq tem muitos que nem esses 20 litros conseguem. E não é só uma semana, não, são meses.
Depois de fazer essa experiência, se ainda lhe restar alguma coragem, poste outro comentário.
2007-12-19 10:37:42
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
4⤋