Você quer dizer palíndromo!
Esse fenômeno é muito interessante mesmo!!! Vamos lá aos exemplos que achei:
aba, acaiaca, Ada, ala, ama, amarram-a, Ana, anilina, ara, arara, asa, assa, ata, esse, iriri, mamam, matam, mapam, melem, metem, mexem, mirim, mutum, mussum, Natan, oco, omo, osso, oto, ovo, radar, ralar, ramar, rapar, rasar, ratar, reler, Renner, reter, rever, reviver, rir, rotor, sacas, salas, seres, siris, saras, socos, sapas, solos, soros, seles, somavamos, somos, supus.
avaro/orava. auge/egua. Edna/ande. apartas/satrapa. Raul/luar. amar/rama. roma/amor. ator/rota. servil/livres. Messias/saissem. missa/assim. atlas/salta. Ari/ira. Eva/ave. Avó/ova. Sapos/Sopas. sacos/socas. será/ares.
As frases que formam um palíndromo também são chamadas de anacíclicas, que significa que volta em sentido inverso, que refaz inversamente o ciclo.
A mala nada na lama. (Millôr Fernandes)
Assim a aia ia à missa. (Millôr Fernandes)
Até Reagan sibarita tira bisnaga ereta. (Chico Buarque)
E Leda, sacana, ia na casa dele. (Marcelo Coimbra)
O céu sueco.
Aportuguesado, meu nome não é LEDA é IEDA, com i! Todos confundem...rs E a palavra é palíndromo, com N.
Achei uma curiosidade. Maior palíndramo da língua portuguesa:
A mala na cama e a cama na casa; a bola do saco e o galo na praça; o dedo no laço e a gota no capô do cabo do toco; a seta do saco é tomo da traça; amada da taba e o mico do cipó; o saco de troco é topo do teto; o 'sebo' da rua, a droga na grama; o demo da moça à porta da casa; a cara do Tim é mito da raça; a saca da tropa; a coma do medo amarga na gorda; aura d'o bec'o; o teto do pote; o corte do caso; o pico do cimo e a bata da dama; a carta do mote; o caso da Tesa; o cotô do Baco do paco na toga e o calo no dedo; a carpa no lago e o caso da loba; a saca na maca e a maca na lama.
415 letras
149 palavras
Só que, cá entre nós, achei algo errado: sebo é com s e não com c! Cebo é um gênero-tipo da família dos cebídeos, que compreende macacos de tamanho médio, com polegares bem desenvolvidos, e cauda peluda, preênsil. Durma-se com um barulho desses!
Outro abraço e boas festas!!!
2007-12-18 01:21:31
·
answer #1
·
answered by Ieda 7
·
3⤊
2⤋
São palíndromos, ou seja, são palavras ou frases que tanto podem ser lidas da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.
Como já colocaram mtas palavras, vou postar uma poesia pra vc, ok?
Palíndromo do amor total (Rômulo Marinho)
"Ávido?
Amá-la na taba, no toco da casa,
no muro, no paço, na poça,
na maca, na livre sala,
servi-la na cama,
na copa, no capô, no rumo,
na saca do coto, na bata, na lama...
Ó diva! "
Grde abraço!
2007-12-18 17:46:55
·
answer #2
·
answered by Lucilene Santos 4
·
3⤊
0⤋