English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Plantado pelo capital internacional mais propriamente mas não exclusivamente os EUA.
Explico, Cuba não era má notícia para os estudosunidenses, afinal agora bastava apontar o dedo para o Caribe e lá estava o 'perigo vermelho' era mais que o suficiente para apavorar o povo do tio Sam e as elites da América Latina.
Agora era seguir a trilha, manipula tudo e todos e faz eleger um doido que por uma boa grana renúncia e cria uma instabilidade política que desemboca em uma institucional pois o vice é(ou diz ser) comunista e ainda por cima está na China!Aí as forças armadas cumprem seu papel constitucional que é também o de manter a ordem interna para o bem do coletivo.
Não funcionou, os militares estavam divididos, tanto que o Gen. Machado Lopes, contrariando o ministro da Guerra deu apoio ao então governador Brizola para ele bancar o valente e exigir que se cumprisse a constituição e aí veio o parlmentarismo e tal.
Uai, só gringo tem teoria da conspiração!!!!!?

2007-12-13 05:41:00 · 3 respostas · perguntado por sangiorgi1 5 em Governo e Política Militares

3 respostas

Não tenha dúvida que todos os fatos relacionados com os governos Jânio Quadros, João Goulart e Governos militares Têm tudo a ver com a Guerra Fria. De um lado Estados Unidos e do outro a União Soviética.
Mas, eu acredito na saída do Jânio por duas possibilidades, ou quis dar um golpe, pedindo para sair e voltar pela aclamação do povo, ou foi pressionado para "forças subterrâneas" do comunismo, para que o vice, João Goulart, assumisse o governo.

2007-12-13 11:35:20 · answer #1 · answered by ? 4 · 0 0

Uai, eu num sabiava qui Janio di tantu bebê tinha sido prantadu pra nacê canaviá, sô. Será qui nun naceu inda naum?

2007-12-15 14:27:31 · answer #2 · answered by ciririka 7 · 0 0

Quem viveu e participou sabe que Jânio da Silva Quadros tinha um sonho: organizar o país e promover o desenvolvimento. Todavia, quando chegou ao poder sentiu que isto somente seria possível sem o Congresso Nacional. Tentou o golpe da saída para obter o apoio popular. Não contava com a possibilidade do vice assumir (por bloqueio dos militares) e não contava que no domingo (dia de folga do congresso) o Senador Auro Moura Andrade convocasse o Congresso e declarasse vaga a Presidência. Ademais, contava com o apoio da Força Pública Paulista e do Comando Militar de São Paulo para sua defesa. Ainda contava com o apoio da OEA e talvez do governo americano. Não obteve apoio de ninguém: muito menos do povo brasileiro que em 7 meses já estava cansado das medidas incoerentes, infelizes, arbitrárias, anti-sociais, demagógicas que ele vinha tomando sem qualquer respaldo jurídico ou social.

2007-12-13 20:13:34 · answer #3 · answered by anjogodoy 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers