English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meu professor de história disse que é muito mais fácil você dá o peixe do que ensinar a pescar. Sim com este ditado eu concordo, mas não creio que o programa Bolsa Família tenha esta finalidade. Acho que o Lula quis ajudar dos dois lados, o Lula tanto quer tentar ajudar o povo a conseguir um emprego como a manter- los alimentados para que possam prosseguir nos mesmos. DO que adianta o cara conseguir um emprego se ele não tem nenhum arroz e feijão para poder ir para o trabalho? E ele ainda terá que esperar um mês para conseguir comprar algumas coisas e sendo que o salário é muito pouco, como ele vai conseguir comer e manter-se com essa miséria? Qual o problema do governo dá uma assistência e cesta básica a esssas famílias? Não creio que seja esmola mas sim uma ajuda, mas esta é a minha opinião, respeito as opiniões adversas as minhas também . E o que você pensa sobre isso?

2007-12-10 03:21:40 · 22 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Participação Civil

Si não sou ingênua, a questão é que vejo que toda vez refere-se a povo existe estas críticas, estas naõ colaboração da maioria. É a primeira vez que vejo um governo se preocupando com a miséria do país, não duvido nada que seja por motivos eleitoreiros sim, mas é a primeira vez que vejo isso de um governo, então qual o problema do pvo apoiar aquele que se preocupa com eles?

2007-12-10 03:51:29 · update #1

22 respostas

olá, concordo contigo em gênero , número e grau. Quem critica o bolsa família nunca viajou pelo nordeste e viu as centenas de crianças que perambulavam pelas estradas atrás de uma esmolinha para comer. Ví homens que trabalhavam em troca de xepa (restos de feira) para alimentar suas famílias. Homens com rugas no rosto que com uma única aposentadoria "alimentava" toda uma leva de famintos em suas famílias. Certa vez visitando uma cidade no interior de Natal, fui convidado para almoçar na casa de uma tia avó. Com ela moravam netos, filhos e genros. Comi uma pirão de peixe (neste peirão só havia uma cabeça de peixe) por pura educação. Ao levar o prato até a cozinha fraguei as crianças perguntando se havia sobrado algo para elas comerem. Só aí percebi que eles haviam me oferecido o único prato que serviria para alimentar as crianças só por hospitalidade. Engoli a seco e disfarçadamente fui até o mercado e fiz uma compra para aquela gente que até hoje me agradece. Por isso digo que de barriga cheia é fácil esse discurso de vara de pescar. Quem critica o bolsa família é aquele q só conhece o mundinho Rede Globo de Televisão.

beijosss

2007-12-11 15:27:53 · answer #1 · answered by Tony Moreno 2 · 1 4

O lula deveria ajudar os mais "pobres" a programar melhor a sua vida ....
Quem não tem nada e nem um lugar para morar tem no minino uns 5 filhos....ao invés de dar o peixe ou ensinar a pescar , deveriam ensina-los a"transar"e só colocarem filhos no mundo quando estivessem em condições de sustenta-los....... não creio que essa sugestão seja aceita ..,o "pobre" usa a barriga da esposa para exigir vantagens do governo ...

2007-12-10 13:04:18 · answer #2 · answered by "quase parado" 4 · 3 0

Olha eu corcordo plenamente que esses programas são sim uma acomodação para o povo, tenho exemplos disso, será que tirar esse recurso das pessoa seria a solução? creio que não, pois muitas famílias sobrevivem disso. O caso é que, as pessoas tem que ter consciência de que estes programas são apenas uma ajuda e não a solução do problema, recebendo o bolsa família ela vai comprar o sustento pra sua casa, vai ter um equilíbrio psicológico e físico, o que trara uma melhor disposição pra correr em busca de um emprego, pra tentar assim mudar de vida, e quem sabe, nunca mais precisar receber o bolsa família e ser tão humilhado e criticado. Na minha opinião era isso que Lula pensava quando criou esses programas de ajuda, com certeza tem ajudado inúmeras famílias, mais muitos, os chamados "folgados" se acomodaram com a ajuda e não querem nem saber de trabalhar. A de se criar então um programa psicofamiliar de conscientização, para entenderem o verdadeiro sentido da ajuda. Bjim queriada, é isso que eu penso...

2007-12-10 13:01:35 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

mas tem essa finalidade sim.

é a cultura da mendicância e do "esmolismo".

é a famosa tatica do pao e circo.

isso é falta de respeito com o povo.
é uma esmola.

temos que dar concdiçoes do povo trabalhar, estudar.

abraços.

2007-12-10 12:26:55 · answer #4 · answered by edfogoterra 4 · 3 0

eu como professora e vendo a situaçao q anda por ai
concordo com seu professor em genero, numero e grau
o povo brasileiro está cada vez mais acomodadpo
e nao qer ir a luta
tem mtos casos de maes q arrumam mais 1 filho prq aí aumentara o bolsa familia
entao ta na hora d rever td isso
acho q o melhor seria dar oportunidade d trabalho
isso sim traz dignidade

2007-12-10 11:36:34 · answer #5 · answered by Anonymous · 4 1

Vc pode não concordar, mas é.
Se houvesse uma contrapartida, ao menos. Só recebe se os filhos tirarem boas notas, se tiver um emprego, etc.
Ao que é dado, não se dá valor.

2007-12-10 11:28:27 · answer #6 · answered by M.M.D.C. 7 · 3 0

Tem uma campnha em um país da Africa (nao lembro qual) que diz o seguinte : << Por favor,nao ajudem a Africa>>
O nivel de comodismo que surgiu alí por causa das constantes doaçoes e ajuda humanitária, fizeram com que a populaçao desistisse de lutar, de correr atrás, de conquistar as coisas com seus próprios esforços.

Uma prova desse comodismo era os mosquiteiros que eram doados para que se pudessem proteger as crianças da picadas de insetos.
As mães faziam cortinas, veos de noivas, etc... menos cobrir as crianças.
Passou-se entao, a cobrar por esses mosquiteiros um valor mínimo, tipo 30 centavos. Pronto ! As mães começaram a valorizar aquele bem que ela comprou e passou a dar a devida finalidade para o mosquiteiro.

Eu concordo com voce, que essa atitude do Lula, em primeiro momento foi fundamental. Vejo pessoas muito carentes e vejo o quanto essa ajuda foi valiosa.
Mas vejo o comodismo e também o uso erradissimo desse dinheiro. Aqui em Recife tem jovens que afirmam que compraram armas com o dinheiro da ajuda para estudantes.
Eles ganham um dinheiro do governo para estudar, frequentam as aulas, pois essa é a unica condiçao para receberem a verba(nao importa a nota ou a falta de nota.Pois muitos tiram nota zero em suas provas) compram um revolver nessas feiras clandestinas que tem aqui e nas horas em que nao estao estudando, assaltam nos transito.

O Governo ( e nao só o do Lula,mas os dos Fernandos Henriques da vida) precisam dar condiçoes para essas pessoas trabalharem.
cursos profissionalizantes, cooperativas de trabalho (sérias), condiçoes para as maes trabalharem em suas proprias casas ( para poder estar atenta à educaçao dos filhos) como máquina de costura, ensino de artesanato, etc...

Sai mais barato e mais pratico dar um dinheirinho no fim do mes. Pois gerar condiçoes de trabalho leva tempo e mais dinheiro e nehhum governo quer fazer isso.
O Lula ajudou muito em umprimeiro momento. Mas nao criou condiçoes para essas pessoas ganharem dinheiro com seus proprios trabalhos.
Eo comodismo é um grande risco que se corre com a continuidade desses projetos de

2007-12-11 09:24:20 · answer #7 · answered by ROSANA 6 · 2 0

J.LO,

Minha amiga eu concordo com o seu professor e a Si em genero numero e grau!

Você tem que ajudar mas capacitando para o mercado de trabalho e especializando o trabalhador, porque amanhã entra outro politico e corta este beneficio, o trabalhador estara preparado!!

Você já imaginou se a CPMF não passa?

Todo este assistencialismo acaba, como ficam estas pessoas que só receberam a bolsa família, sem nenhuma melhora para seu trabalho?

Um grande abraço, Helda

2007-12-10 20:26:41 · answer #8 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 3 1

SAÚDEe assim..Como vai a SAÚDE..(sem plano de saúde obviamente), não consertam porque aonde iriam parar os pobres políticos donos de empresas que oferecem esse ser vicio chamado "plano de saúde" quem não tem morre numa fila de espera, (péssimas estruturas péssimo atendimento). Como vai a INSTRUÇÃO..A qualidade do ensino é péssima a escola não tem recursos material didático,livros,PC , equipamentos,professores desatinados que ganham uma mixaria..não são incentivados com cursos de aperfeiçonamento , mais o governo paga o Pró Jovem...dinheiro que os garotos usam para comprar óculos relógios e outras besteiras..Como vai o EMPREGO,...pouco,direitos , muita precariedade,ordenados baixos,nível de risco alto. Como vai a SEGURANÇA, não sei aonde vc mora mais aqui em Fortaleza tá uma porcaria quem trabalha honestamente é quem corre o risco mais alto de ser assaltado e matado ,policia sem gasolina ou muito pouca...Pagar uma mixaria para deixar de fazer o que precisa, reserva perpetua de votos gerar dependência,acomodar isso é o que eles querem com Bolsa disso e daquilo..a mesma coisa valeu quando derrubaram o Dom Pedro II..diziam que a monarquia era obsoleta...inventaram aquele slogan para enganar os trouxas..ORDEM E PROGRESSO...Ordem pelo povo Progresso pelos ricos BRASIL TÁ NA HORA DE ACORDAR!!

2007-12-10 16:08:14 · answer #9 · answered by Anonymous · 4 2

Não e dando esmola que se melhora a vida de seu ninguém, e com trabalho duro e salários decentes coisa essa que o desgoverno atual e anteriores sempre menosprezou assim como menospreza a saúde, segurança e a educação deste pais.

Pra que tanto imposto se e pra ficar dando este dinheiro pro corrupto, pra dar esmola ao povo brasileiro, pra sustentar malandro em Brasília. Por que não reduz o maldito imposto cobrado do povo e tenta melhorar a distribuição de renda aqui em primeiro lugar!!!!!!!!!!!!!

2007-12-10 14:06:35 · answer #10 · answered by Anonymous · 3 1

cho que é uma ajuda merecida pois pagamos tantos impostos e não vemos nada investido em educação limpeza e saúde olha o valor do salário mínimo é um absurdo

2007-12-10 11:37:02 · answer #11 · answered by **viviann** 3 · 3 1

fedest.com, questions and answers