O sol, assim como várias fontes de luz erradiam a luz visível em vários comprimentos de onda. Quando todos os comprimentos de onda do visível estão juntos, o resultado é que temos a luz branca.
Uma faixa bem pequena do espectro eletromagnético é onde está a luz visível.
Esta faixa da luz visível tem comprimento de onda de 780 nanômetros (luz vermelha) até 440 nanômetros (luz azul). A luz verde tem comprimento de onda de 490 nanômetros.
Quando a luz branca incide sobre uma superfície como a do vidro (ou do ar, depois de viajar pelo vácuo), ela sofre uma ligeira mudança em seu ângulo de incidência (refração), e quanto menor o seu comprimento de onda, maior será este desvio.
Isto significa que a luz vermelha atravessa o vidro quase sem ser desviada, e a luz azul sofre máxima refração.
A luz que vemos é a luz que mais sofre refração e por isso é mais dispersa no meio. Desta forma, ao invés de a luz azul penetrar e atravessar o vidro, ela sofre dispersão no meio e pode ser vista.
Só podemos ver a luz quando esta sofre dispersão. Já reparou que o espaço é negro, apesar de haver toda a luz do sol viajando por ali? É que não tendo meio material para se dispersar, essa luz não pode ser notada.
A luz azul mais a verde origina o tom ciano, que é levemente esverdeado.
Isto significa que no vidro, a luz azul e a verde, são as luzes que mais irão ser vistas. Como a mistura do tom azul com o verde (mesmo com o verde em menor proporção) tende ao verde (cuidado! uma coisa é misturarmos tintas, outras é misturarmos luzes, enquanto na mistura de luz o verde + azul + vermelho dá branco, nas tintas esta mistura tende ao preto), haverá a impressão de que o vidro é verde.
2007-12-09 11:57:53
·
answer #1
·
answered by ricardo n 6
·
0⤊
0⤋
O que colore o vidro é a contaminação com metais, como o ferro, cobre, ouro, chumbo, etc. mas existem vidros perfeitamente incolores.
Cada metal gera vidros com uma cor diferente.
O verde do vidro comum é devido a uma pequena contaminação de ferro e/ou cromo.
2007-12-09 22:37:16
·
answer #2
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
0⤊
0⤋
Na composição do vidro de janela, propositalmente, a fim de reduzir os raios infravermelhos, são acrescentados óxidos metálicos, quanto maior o caminho, mais vermelho é absorvido, deixando o tom esverdeado do vidro.
Contudo, tanto o vidro fino quanto o grosso, tem a mesma coloração por cm ³. (do mesmo lote e fabricante)
Se colocar cartões nas laterais dos vidros (parte polida) de mesmo comprimento e olhar de topo verá que tem a mesma tonalidade.
Na realidade, os vidros grossos costumam ser um pouco mais claros que os finos.
2007-12-09 04:54:03
·
answer #3
·
answered by carslbrg 4
·
0⤊
0⤋
O vidro fica mais esverdeado por causa de um fenomeno que ocorre com a luz, a a luz rebate no vidro e retorna pro seu olho em uma frequencia diferente da que atingiu o vidro, ela entra por um lado atravessa o vidro rebate no outro lado e retorna nos dando uma luz puxando pro verde, quanto mais grosso o vidro mais tempo a luz demora pra atravessar e mais ela vai pra frequencia do verde.
Lembre que a cor e definida por frequencias diferentes.
2007-12-09 03:09:36
·
answer #4
·
answered by casoapensar 5
·
0⤊
0⤋
o vidro é feito de areia muito quente, a luz do fogo as vezes fica esverdeada, não fica? então, o vidro adquire o tom do fogo.
2007-12-09 02:54:00
·
answer #5
·
answered by escritorabispaeliana 6
·
0⤊
3⤋