English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

...

2007-12-09 01:21:45 · 17 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

17 respostas

Em que sentido? Os dois países têm vantagens e desvantagens. O Brasil tem mais belezas naturais - o que é claro, pois é um país tropical com dimensões continentais. Portugal tem tradição, história, nivel cultural da população mais elevado. O Brasil tem um mercado interno maior, muito mais consumidores. Portugal faz parte da União Européia. Brasil é mais violento, Portugal tem custo de vida mais elevado. Mas os dois são belos países, com um povo simpático e gentil.

2007-12-09 01:27:48 · answer #1 · answered by Anonymous · 6 5

vo defender meu "ganha pão" neh!
Brasil 4ever!

2007-12-11 15:42:26 · answer #2 · answered by Anonymous · 10 4

Há aqui muita besteirada que foi dita e que tem de ser contraposta e de forma subtil, resumida mas directa.
Para comparar os dois paises é preciso impor parâmetros, pois as diferenças de tamanho são evidentes...talvez a melhor opção seja a de relativizar os parametros a taxas...parece-me a única solução.
E já houve aqui quem desse uma resposta contundente e bem esclarecedora neste mesmo sentido.
Para dois mentecaptos que disseram que em Portugal há tanta corrupção e falta de emprego como no Brasil...minha nossa eu desconhecia que a ignorância pudesse chegar a tais níveis.
Se se quiser comparar os dois paises nestes dois parametros...Portugal não dá hipoteses, é com certeza um dos paises do mundo com menos corrupção e um dos paises do mundo com maior oferta de emprego...ainda é...digo isto pq se o número de imigrantes aumentar, possivelmente começará a faltar.


Sr. Leonardo:
Só recentemente pude ter acesso à net e pude constatar que tentou contrapor as meus conhecimentos numa questão onde a origem do nome da peninsula Ibérica era a questão central. Por ser tardia a minha vinda aqui não pude responder, no entanto farei agora de forma mais resumida, possivel, pois doutra forma é impossível, não admite correspondência electrónica.
Mas antes gostava de lhe dizer que não sou português nem Brasileiro, mas como tenho antepassados portugueses, mais ou menos recentes, questões relativas a Portugal interessam-me de sobremaneira, tanto que poderei apontar um lapso seu quando disse que o templo romano em Évora seria um templo de homenagem à Deusa Diana...Nada mais errado, esse templo durante algum tempo julgou-se pertencer ao culto dessa deusa mas comprovou-se, não muito recentemente, que esse templo teria multiplas utilizações, até porque essa deusa não era muito venerada por aqueles lados...Actualmente deve dizer-se simplesmente Templo Romano.
Entretanto relativamente à questão da peninsula Ibérica, devo dizer que nunca disse que os portugueses descenderiam dos mouros que invadiram a peninsula do mesmo nome...o que disse foi o seguinte, de facto houve contacto, pq afinal de contas foram cerca de 500 anos de ocupação, mas não grande, como aliás evidenciam provas cintificas de caracter genético. Resumindo a influência genética dos Mouros na sociedade portuguesa são muito pequenos.
No que respeita aos visigodos, e apesar de eles estarem sobretudo em Espanha, não se esqueça que invadiram o reino Suevo (que bastante se misturou com a população, praticamente se diluiu na população não restando quase nada desse reino que durou cerca de 300 anos) e que praticaram politicas bastante radicais de dominação das populações locais.
aliás fizeram-no na parte sul de Portugal, quando este aida estava sob dominio dos romanos. Os Suevos foram os primeiros a chegar e a instalarem-se, pacificamente no Norte de Portugal e actual Galiza, adoptando a língua e outros costumes, esta è até apontada como principal razão da semelhança da lingua galega e portuguesa (esta diferenciou-se pela influência das linguas berberes ou mouras).
Os romanos deixaram muitos e fortes traços nos povos da peninsula...doutra forma não podia ser pois desde Cipião por lá andavam...Portanto 500 anos de domínio e de colonização (facto que facilmente pode ser comprovado se atendermos ao processo romano de controle das populações...colonos na figura dos milhares de legionários, que iam ficando nos quarteís e que nesta peninsula foram feitos por Galba, o traidor como me atreveria a chamar) têm concerteza influência no mapa genético português.
Quanto às restantes questões talvez tenha razão...talvez a influência não fosse tanta, mas como o meu avô costumava dizer, "para lá do Marão mandam os que lá estão" e segundo investigações que fiz esta expressão é antiquissima e seria usada em termos semelhantes pelos povos que habitavam a Norte do rio Douro, precisamente para mostrarem que os Lusitanos lá não tinham poder... E mais, segundo estudos ciêntificos, há diferenças genéticas substânciais entre as populações a Norte do Rio Douro, entre douro e tejo e a sul do Tejo. Se de facto a base genética da população portuguesa fosse assim tão homogênea como diz, não se conseguiria justificar essa diferenças. Engraçado reparar que a Norte do rio douro, as tribos eram de maioria celta, entre douro e tejo existiam os Lusitanos (tribo celtiberica), e a sul do tejo existiam os cónios (tribo resultante da fusão de Ligures e Iberos), talvez haja relação e a ser assim talvez a hegemonia Lusitana não fosse tão avassaladora quanto isso.

Só mais um pormenor, não existem raças na espécie humana, não há diferenças genéticas que justifiquem o uso dessa terminologia...existem sim grupos etnicos e posso dizer-lhe que, se estudar um pouco sobre este assunto, poderá ficar espantado com as semelhanças e diferenças que existem entre alguns grupos etnicos que existem na desatualizada terminologia das Raças.
Bem aja esteja à vontade em responder.
Saudações.

2007-12-10 07:00:15 · answer #3 · answered by Nero Mira 3 · 8 2

Melhor em que sentido? Já vivi nos dois países...há prós e contras nos dois...como em tudo na vida!
Seja mais específico na sua pergunta, para ter respostas que respondam a sua pergunta.....

2007-12-11 03:00:54 · answer #4 · answered by Isso me encanta... 6 · 5 0

São países muito diferentes começando pelo tamanho.
Não é válido trilhar conclusões a partir de dados absolutos dos dois países.
As conclusões válidas e credíveis são aquelas que apresentam dados relativos, isto é, que levam em conta a relação com a totalidade dos elementos de um conjunto.

Em termos demográficos:
Brasil - 188,078,227 habitantes (5º país mais populoso do mundo), dados obtidos em Junho de 2006
Portugal - 10,642,836 habitantes (78º país mais populoso do mundo), dados obtidos em Julho de 2007

Muito se tem falado sobre a dimensão da economia portuguesa.
A economia portuguesa será sempre pequena porque Portugal tem e sempre teve uma população reduzida.

Itália tem 58,133,509 habitantes (23º país mais populoso do mundo, pertence ao G8).
Reino Unido tem 60,609,153 habitantes (22º país mais populoso do mundo, pertence ao G8).
França tem 60,876,136 habitantes (21º país mais populoso do mundo, pertence ao G8).
Alemanha tem 82,422,299 habitantes (14º país mais populoso do mundo, pertence ao G8).
Japão tem 127,463,611 habitantes (10º país mais populoso do mundo, pertence ao G8).
Rússia tem 142,893,540 habitantes (8º país mais populoso do mundo, pertence ao G8).
Indonésia tem 245,452,739 habitantes (4º país mais populoso do mundo, maior país muçulmano do mundo).
China tem 1,313,973,713 habitantes (país mais populoso do mundo). É natural que a China seja uma das maiores economias do mundo. Impossível não ser com tamanha população!

Não é difícil perceber que os países do G8 têm todos uma população muito maior que Portugal fazendo com que, obrigatoriamente, a riqueza nacional bruta produzida seja muito maior.
Portugal não está nada mal e estaria até junto com os países do G8 se a sua população assumisse a dimensão da população desses países.
As estatísticas económicas colocam frequentemente Portugal nos últimos lugares quando se fala em valores absolutos. Óbvio! Portugal tem uma população reduzida, logo, a economia produzida será também reduzida.
Porém, quando se fala em valores relativos que levam em conta, a reduzida população portuguesa, as estatísticas colocam Portugal no topo.
Todos os países do G8 têm uma população, no mínimo, 5.8 vezes superior à dimensão da população portuguesa.

A população brasileira é muitíssimo mais jovem que a população portuguesa que segue a tendência de envelhecimento dos seus homólogos europeus.
O problema do envelhecimento da população é considerado grave em todos os países desenvolvidos da União Europeia, incluindo Portugal.
Em 2003, 16% da população portuguesa tinha mais de 65 anos, 68% da população estava compreendida entre 16 e 65 anos e os restantes 16% tinham menos de 15 anos.
Dá para ver o problema. Esses são dados de 2003. 4 anos depois a população continuou a tendência de envelhecimento. Natalidade reduzida e mais idosos.

Em 2007:
0-14 anos: 16.5% (sexo masculino 914,480/sexo feminino 837,525)
15-64 anos: 66.3% (sexo masculino 3,501,206/sexo feminino 3,551,706)
+ de 65 anos: 17.3% (sexo masculino 757,220/sexo feminino 1,080,699)


38% da população portuguesa vive em áreas urbanas, principalmente, zona metropolitana de Lisboa (Grande Lisboa) e zona metropolitana do Porto (Grande Porto).
Na Grande Lisboa, viviam em 2003, 3,754,000 habitantes.
No Grande Porto, viviam em 2003, 1,179,510 habitantes.

Se se tiver em conta, dados económicos é necessário apresentar valores relativos para se ter conta da credibilidade das conclusões.

Portugal é um país desenvolvido, tecnologicamente avançado e com menos de 6% de iliteracia.
No entanto, a sua economia deixa algo a desejar.
Por isso, é indubitavelmente, um país moderno e de 1º mundo. Não é o dinheiro que faz com que um país seja de 1º, 2º, 3º ou n-ésimo mundo mas sim, o seu grau de desenvolvimento. Portugal tem uma economia que está de acordo com a dimensão da sua população e é, no entanto, um país desenvolvido tal como a França, a Alemanha, a Itália ou o Reino Unido. A diferença está na dimensão da economia.
O Luxemburgo, por exemplo, é um país muitíssimo mais rico que França, EUA, Alemanha, Itália e os restantes do G8, e no entanto, a sua economia, quando analisada em termos absolutos, parece minúscula! O salário mínimo no Luxemburgo é o mais elevado do mundo! Os salários são muito superiores aos salários recebidos na França, Alemanha, Reino Unido, Japão, EUA e companhia...
A qualidade de vida em cidades suiças (recorde-se que a Suiça nem sequer pertence ao G8) é das melhores do mundo!
A Suiça e o Luxemburgo são países onde a sua população vive com muito mais dinheiro e qualidade de vida do que França e seus homólogos do G8. No entanto, a nível global, são economias que se dizem pequenas.
Todavia, são países tão ou mais industrializados que os países do G8. A diferença-chave está na dimensão da sua economia a nível mundial.
Países como Suiça, Luxemburgo, Bélgica, Portugal ou Irlanda são países bastante desenvolvidos. No entanto, a reduzida dimensão demográfica e geográfica destes países leva quem realiza análises de um ponto de vista superficial, a tirar conclusões completamente desfasadas daquilo que se passa na realidade!

No caso de Portugal, todos os indicadores apontam no sentido de que Portugal é um país desenvolvido. É um facto.
Nem sequer se pode colocar em causa. Não se trata de uma questão ou não de opinião. Os relatórios globais de organizações como a ONU e outras igualmente importantes que reunem estatísticas de mais de 180 países, chegam a essas conclusões.
Não obstante, quando se fala de dimensão de economia, Portugal assume um papel muito mais modesto do que em relação ao seu desenvolvimento humano e tecnológico.

É importante ter em atenção quando se fazem comparações entre Portugal e Brasil.
São duas realidades muito distintas!
Sendo assim, não posso dizer qual é melhor. Se Portugal (a minha Pátria), se o Brasil.
Brasil tem praias e paisagens lindas. Portugal também.
Portugal, é um país com uma História de mais de 3000 anos (iniciada com as tribos Lusitani) embora seja habitado à mais de 27 mil anos (por este motivo, é considerado como um dos dos mais antigos do Velho Continente).
Brasil tem uma cultura muito expansiva e divulgada no mundo, em parte, devido à dimensão do país e da sua população.
Brasil tem uma dimensão cultural imensa e nota-se a brutal influência que o gigante sul-americano exerce sobre os seus vizinhos.
Brasil é maior em tudo. Bom e mau. Ele é simplesmente um gigante comparado com Portugal.
Há inúmeros critérios que deveriam ser analisados. Por essa razão e principalmente por uma questão de justiça, não posso dizer que o país A é melhor ou pior do que o país B, mesmo tratando-se um desses países, do meu país.
Que o Brasil é maior do que Portugal é um facto. É uma questão de dimensão ou quantidade.
Quanto a ser melhor (questão de qualidade) não me posso pronunciar já que estaria a cometer injustiças com um ou com outro.
Por exemplo, se o critério fosse a segurança e grau de criminalidade, obviamente que Portugal vence. Aliás, nesse critério, Portugal vence o Brasil e mais umas dezenas de países juntos, incluindo países do G8, já que é o 9º mais seguro do mundo. A nível de IDH, PIB per capita e outros indicadores também vence o Brasil. Ao nível de uso de telecomunicações e tecnologia também vence (vide futuro metro com condução autónoma, sem condutor, entre outros exemplos e casos como o fenómeno da explosão do nº de empresas de base tecnológica surgidas em Portugal nos últimos anos).
A nível de economia é simplesmente muito pequeno, quase insignificante, perto do Brasil, apesar de na década de 90, ser o 3º maior investidor no Brasil, somente ultrapassado por Espanha (2º) e EUA (1º).
A nível de potencial turístico, nem se compara.
O Brasil tem uma área muitíssimo maior, logo, a probabilidade de encontrar nessa área, locais paradisíacos, belas paisagens e potencial turístico é muito maior do que em Portugal.
Portugal, por seu turno, está recheado de norte a sul de castelos medievais, paços (antigas casas de nobres), museus, monumentos, igrejas históricas, templos (Templo de Diana com mais de 2000 anos em Évora, uma das muitas marcas que o Império Romano deixou em Portugal tais como estradas e pontes), imponentes mosteiros e palácios, dólmens e menires (achados arqueológicos que comprovam que a Lusitânia (Portugal) era habitada por povos megalíticos e neolíticos que já tinham o culto dos mortos), a citânia de Sanfins (em Sanfins, concelho de Paços de Ferreira, Distrito do Porto, Portugal de cultura celta), a Torre do Tombo (com bulas papais, o Tratado de Tordesilhas, numerosos tratados ao longo da história, documentos que datam do séc. X, genealogia de todas as famílias portuguesas), etc.
Praias de norte a sul. Metade do país faz fronteira com o Oceano Atlântico. A outra metade é Espanha.

Enfim... Não há espaço para mais.
Reitero que não se pode afirmar, sem cometer injustiças, que Brasil é melhor ou pior que Portugal.

A população brasileira (5ª maior do mundo) é aproximadamente 19 vezes maior do que a população portuguesa (75ª maior do mundo) e a área de território brasileiro (8.514.876,599 km²) é aproximadamente 92161 vezes maior que a área de Portugal (92.391 km²).

Se definisse os critérios, poderia obter respostas deveras conclusivas.
Porém, desta forma, simplesmente não é possível.
Qualquer conclusão será injusta para Portugal ou Brasil.

2007-12-09 09:42:57 · answer #5 · answered by Leonardo 3 · 5 1

"...Salve Deus a minha pátria, minha pátria varonil, salve Deus a minha Terra esta terra do Brasil..."

2007-12-11 08:10:38 · answer #6 · answered by Anonymous · 4 1

Subjectividades, subtilidades.
Já morei nos dois.

2007-12-11 20:53:11 · answer #7 · answered by Manoel d 7 · 2 0

Como brasileiro que ama Portugal, digo que o Brasil é melhor para morar, e Portugal melhor para passear.

2007-12-09 10:38:57 · answer #8 · answered by Falco 7 · 4 1

para que para trabalhar PORTUGAL para viver PORTUGAL acho q é PORTUGAL......
bjão van

2007-12-09 04:34:00 · answer #9 · answered by Vanessa 4 · 4 3

Acho o Brasil, vejo muitos portugueses buscando recursos no Brasil, pq não encontram em Portugal. Apesar de Portugal estar na Europa, parece mais um país subdesenvolvido, é diferente de outros países da Europa.

2007-12-09 01:26:50 · answer #10 · answered by Junior RJ 4 · 8 6

fedest.com, questions and answers