English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Não.

Um satélite geoestacionário fica aparentemente imóvel sobre um ponto no globo terrestre, e esta condição só pode ser obtida se o satélite estiver em órbita circular sobre o equador terrestre com um período da órbita igual ao período da rotação terrestre.

Curiosamente, lembrei da dúvida do S.R.M. sobre satélites geoestacionários. Se eles fossem mantidos naquela posição por uma repulsão terrestre, então esta condição deveria ser encontrada em qualquer ponto do entorno do planeta Terra, inclusive no Pólo Norte (ou no Pólo Sul). Só que não existem satélites geoestacionários sobre os pólos, só sobre o Equador. Outra coisa que o S.R.M. falhou foi reconhecer os satélites em órbita geossíncrona, que são os satélites cuja órbita acompanha a rotação da Terra, ou seja, o período da órbita do satélite é igual ao período da rotação terrestre, mas o satélite encontra-se em plano diferente do plano do equador. Então a órbita dele não é mais geoestacionária, ele não fica "pairando" sobre um determinado ponto do globo. Ele inclusive pode ter um movimento aparente semelhante a um "8"!

2007-12-09 12:08:51 · answer #1 · answered by Sr Americo 7 · 0 1

Infelizmente não. Os satélites geoestacionários precisam orbitar a terra tanto quanto os não estacionários. Mas a velocidade angular deles é a mesma da terra. Por isso eles ficam "estacionários". O unico lugar onde isso pode acontecer é na regiao do equador.

Se um satelite for colocado "geoestacionario" sobre um polo, ele simplesmente cai.

2007-12-08 14:31:31 · answer #2 · answered by Clayton 4 · 4 0

Não é possível, Milton.

Aliás ele não seria nem chamado de "satélite geoestácionário" pois para ser geoestácionário o satélite deve estar alinhado com o equador terrestre em órbita circular ("If such a satellite's orbit lies over the equator and the orbit is circular, it is called a geostationary satellite").

Um satélite "não alinhado" com o equador terrestre mas que passa pelos mesmos pontos tem um outro nome: "Geosynchronous satellite"
http://en.wikipedia.org/wiki/Geosynchronous_satellite

Exemplo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tundra_orbit

Para uma órbita "polar" veja as explicações abaixo:
"Um satélite em órbita polar passa sobre (ou quase sobre) ambos os pólos do planeta (ou outro corpo celestial) em cada uma de suas revoluções. Dessa forma, essa órbita tem uma inclinação igual ou próxima a 90 graus em relação ao equador.

Como o satélite tem o plano orbital fixo e perpendicular a rotação do planeta, ele vai passar sobre uma região com longitude diferente a cada uma de suas órbitas.

Órbitas polares são geralmente usadas para satélites de mapeamento geográfico, observação ou reconhecimento, inclusive satélites espiões, assim como alguns satélites meteorológicos

Para ficar sobre uma área polar uma grande parte do tempo, apesar da distância, é usada uma órbita elíptica com grande excentricidade e com apogeu sobre essa área, conhecida como órbita de Molniya."

Aqui tem um vídeo ilustrativo da órbita polar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93rbita_polar

Nesse link você verá os tipos de órbitas:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_orbits

2007-12-09 08:59:20 · answer #3 · answered by elmara♥ 4 · 2 0

Talvez até fosse. Como os satélites geoparados (veja a discussão da elmara) em órbita, todos os satélites tem fontes de propulsão para corrigir as eventuais perturbações
em seus movimentos. Perturbações essas decorrentes da presença até de lixo espacial em órbita (parafusos perdidos pela tripulação do Shuttle, etc.).
Vai que alguém resolve ter a idéia de observar a depleção de ozônio via ionização das camadas mais elevadas da atmosfera e etcs, e decide que isso deva ser melhor visto do espaço em condições ultra especiais. Voilà: a criação do primeiro corpo parado sobre o polo (mas não seria em órbita). Sobre e bem longe para que o combustível dure bastante.
Como a resposta foi só para ganhar 2 pontos, acho que ninguém deva levá-la a sério.
Mas dêem uma olhada no link abaixo para verem que não é só a minha imaginação que é fertil
http://www.newscientist.com/article/mg12917594.000-science-polar-satellite-could-revolutionisecommunications-.html

2007-12-09 17:44:19 · answer #4 · answered by דћε Co∫∫εc‡or 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers