English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

É algo que transcede o limite da experiência possível, que se eleva além de um limite estabelecido, que ultrapassa a capacidade que conhecemos, que excede ou é superior a coisas comuns.

Grde abraço!

2007-12-08 00:42:19 · answer #1 · answered by Lucilene Santos 4 · 3 0

É algo que transcende, ultrapassa ou supera à alguma coisa ou situação.

2007-12-08 00:40:02 · answer #2 · answered by Graal Vll 6 · 2 0

Superior,supremo, sobrenatural etc..
depende de como e onde vc for usar.

2007-12-11 16:51:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

É um termo da Filosofia freqüentemente usado pela Psicologia. Um tema transcendental é um assunto central, de muita importância. ...

2007-12-09 22:23:55 · answer #4 · answered by Luluzinha 3 · 0 0

Primeiro lugar é bom explicar o que é o verbo transcender. Transcender é passar para outro patamar, elevar, subir, ir para outra dimensão, outra situação diferente daquela em que vivemos, neste mundo material. Transcendental, portanto diz respeito a coisas imateriais, espirituais, além na nossa vivência e compreensão.

2007-12-09 10:50:45 · answer #5 · answered by Falco 7 · 0 0

Na linguagem do cotidiano, "transcendência" significa "ir além", e "autotranscender" significa ir além da forma a priori ou estado do si. Experiências místicas são um estado particular de auto- transcendência, no qual a sensação de um si separado

2007-12-08 00:38:21 · answer #6 · answered by noninho 6 · 0 0

´Transcendental é um vocábulo usado para designar coisas realmente transcendentais.
.

2007-12-08 03:57:30 · answer #7 · answered by Terapeuta 6 · 0 1

Não posso responder, porque, "transcende" minha inteligência.
Sou muito lógico, virtual: so.na.net.com.br/.

2007-12-08 00:57:57 · answer #8 · answered by ALFS 6 · 0 1

So a wikipedia mesmo, tem tres definições

Definição original
O primeiro significado, como parte do seu conceito irmão transcendência/imanência, foi usado primeiramente para se referir a relação de Deus com o mundo e de particular importância na teologia. Neste caso transcendente significa que Deus está completamente além dos limites do mundo, em contraste com a noção de que o mundo é a manifestação de Deus. Este significado se origina em ambos, na Visão aristotélica de Deus como principio criador, uma auto-consciência que está externa ao mundo, e no conceito judaico e cristão de Deus como um ser externo ao mundo que criou o mundo da imanifesto (creatio ex nihilo). Em oposição, as filosofias de imanência tais como estoicismo, Espinoza, Deleuze ou panteísmo defende que Deus é uma manifestação e totalmente presente no mundo e nas coisas que cercam ao mundo.


[editar] Enfoque medieval
O Segundo significado, que se vêm da filosofia Medieval, defende como transcendental estar tão próximo que cai dentro das categorias de Aristóteles que foram usados para organizar conceitualmente o conceito de realidade. Os exemplos básicos de transcendental estão presentes (insígnia) nas características, designadas transcendentais, de unidade, verdade, e bondade.


[editar] "Transcendência" na filosofia moderna
Ver artigo principal: Idealismo transcendental
Na filosofia moderna, Kant conceituou transcendental um novo significado (que é o terceiro aqui) em sua teoria do conhecimento, preocupado com as possibilidades condicionais do próprio conhecimento. Para ele isto significa conhecimento sobre a nossa faculdade cognitiva com respeito de como os objetos são possíveis a priori. Algo é transcendental se isto tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possível a nós experimentá-los como objetos em primeiro lugar. Normalmente conhecimento é o saber sobre um objeto; conhecimento transcendental é o saber de como é possível para nós experimentarmos estes objetos como objetos. Isto se baseia no conceito de Kant do argumento de David Hume que certas características do objeto (tais como a persistência, relações causais) não podem derivar da impressão que temos deles. Kant argumenta que a mente deve contribuir para estas características e tornar possível para nós experimentarmos os objetos como objetos. Na parte central da sua Critica a Razão Pura, a "Dedução Transcendental das Categorias", Kant argumenta que há uma profunda interconexão entre a habilidade de estar auto-consciente e a habilidade de experimentar o mundo de objetos. Embora, no processo de síntese, a mente gere ambos: a estrutura dos objetos e a sua própria unidade. Para Kant, a "transcendência", se opõem ao "transcendental", é o que jaz além da nossa capacidade de conhecimento pudesse ser legitimamente conhecido. A contra argumentação de Hegel à Kant foi que para conhecer a fronteira e estar desperto que ela é a fronteira e de tal forma o que jaz além dela -- em outras palavras, nós já transcendemos a isto.

Na fenomenologia, o "transcendente" é aquilo que transcende a nossa própria consciência - qual é objetos mais que apenas fenômeno da consciência.


[editar] Uso coloquial
Na linguagem do cotidiano, "transcendência" significa "ir além", e "autotranscender" significa ir além da forma a priori ou estado do si. Experiências místicas são um estado particular de auto- transcendência, no qual a sensação de um si separado

2007-12-08 00:37:32 · answer #9 · answered by casoapensar 5 · 0 1

Respondi com esta mesma pergunta, uma usuaria ate agora nao sei oque e trascedental.

2007-12-08 00:34:52 · answer #10 · answered by lisa 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers