O Brasil cometeu um grande erro, por questões políticas quis falsificar uma suposta independência em relação ao petróleo.
Por causa desta estratégia errada, hoje continuamos dependentes de petróleo (ainda importamos esse líquido precioso) e agora também somos dependentes de gás boliviano.
Como a Bolívia está em crise, pois, o presidente forjou uma constituição nova, dentro de um quartel e sem a oposição, corremos um risco de ficar sem o gás.
Qual seria uma boa estratégia, agora?
Reverter os carros e equipamentos de novo para derivados de petróleo? (e o custo?)
Investis nos biocombustíveis?
Cruzar os dedos e torcer muito para tudo se resolver na Bolívia?
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL198390-5602,00-BRASIL+CORRE+MAIS+RISCOS+COM+BOLIVIA+DO+QUE+COM+A+VENEZUELA+DIZ+ANALISTA.html
2007-12-02
02:05:17
·
10 respostas
·
perguntado por
Ricardo D
7
em
Governo e Política
➔ Governo
Infelizmente, a estratégia já foi erroneamente traçada. Poderíamos ter feito mais (mas muito mais) para evitar tal conclusão, afinal, somos uma das maiores economias do mundo e possuímos um poder político gigantesco em âmbito mundial. Infelizmente, na realidade, constantemente ignorarmos essa capacidade de influência, sobretudo na América Latina e ficamos apenas nos devaneios retóricos do Lula. Portanto, no momento, quanto ao gás natural, o que certamente teremos de fazer é arcar com os custos desse impasse na Bolívia, "cruzar os dedos" para que a coisa não piore e que à crise se resolva o mais rápido possível por lá. Um dos agravantes nessa questão a meu ver foi o fato de nosso governo ter sido o tempo todo convenientemente leniente para com as ameças do Evo Morales, que todos sabiam, inclusive o próprio Lula, eram claramente reais. Falta-nos um pouco mais de firmeza e postura de liderança na América Latina. Por conta dessa passividade, como sempre, seremos nós, os consumidores a pagar a conta. Quem sabe em 2010 as pessoas usem também um pouco da memória e inteligência e lembrem-se disto na hora de votar.
2007-12-02 03:05:07
·
answer #1
·
answered by casemiro 3
·
3⤊
2⤋
O Brasil já cometeu mais de um erro estratégico em relação ao gás boliviano. No passado, nacionalistas e o presidente Geisel foram contrários ao acordo com a Bolívia.
Mais recentemente, lula fez ouvidos moucos aos pedidos do então governador Geraldo Alckimin para antecipar a exploração do gás da Bacia de Santos.
2007-12-02 21:59:41
·
answer #2
·
answered by podocarpo 7
·
1⤊
0⤋
E caro amigo Ricardo, so tenho uma coisa a comentar sobre isso ,o governo comete o erro e nós pagamos o pato.
Semdo que e no brasil que e produsido o melhor petroleo do mundo,e não temos refinadora suficiente para refinar esse petroleo para uso proprio.
2007-12-02 15:44:23
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ricardo...
Não acredito em erro estratégico, mas sim em má fé na propaganda petista... vangloriando-se sempre de obras "iniciadas" e não das obras efetivamente entregues...
Inaugurações mil, em época de eleições... inaugurações de pedras fundamentais de universidades inexistentes, pontes e rodovias e agora pedágios (mais baratos - lógico, cobrados antes das reformas nas rodovias!) e por ai vai...
No caso da Petrobras a falcatrua é gritante... anunciaram a autosuficiência, sem tê-la realmente, por fins eleitoreiros... Anunciaram as descobertas em águas profundas sem ter os recursos necessários para obter a extração... e pior, houve uma valorização de 14% nas ações da Petrobras em um só dia, para em seguida, imediatamente no dia seguinte, divulgarem que o lucro anual da empresa havia caido 20% em relação ao ano anterior!
É uma imoralidade, roubam e manipulam...alguém lucrou muito com o mercado de ações... não fomos nós...
Quem sabe até, por trás disso tudo, esteja uma tentativa imoral de lançar a candidatura da Ministra Dilma como sucessora de Lula...
Só mentiras e manipulação desses larápios petistas! Continuamos dependentes de Evo Morales, e de quebra Lula anunciou que irá investir mais na Bolívia...
Vivemos um momento triste... no qual o presidente eleito de nosso país tem mais compromissos com a "integração socialista" da América Latina (os compromissos firmados no Foro de São Paulo), do que com os interesses estratégicos e energéticos brasileiros...
Um abraço...
Brutus
2007-12-02 16:51:29
·
answer #4
·
answered by Brutus 3
·
1⤊
1⤋
Acho que a melhor estratégia seria acelerar o processo de extração de gás já descoberto no pais, para não depender de mais ninguém.
2007-12-02 11:05:37
·
answer #5
·
answered by fran 7
·
1⤊
1⤋
Como estamos no Brasil, onde não há culpados e sim perdedores é só esperar que quem comprou esse tipo de carro se vire, com seus próprios recursos. Logo, logo, o assunto cai no esquecimento!
2007-12-02 10:22:35
·
answer #6
·
answered by walderez s 7
·
1⤊
1⤋
caro amigo se o nosso presidente ;comandante supremo das forças armadas tivesse coragem ;bastaria um sobrevoo com 24 caças bombardeiros amx sobre la paz para dissuadir qualquer tentativa que nos cause danos no fornecimento de gas natural JÁ CONTRATADO PELA PETROBRAS
2007-12-02 13:57:43
·
answer #7
·
answered by Marco S 3
·
0⤊
1⤋
Fingimos ser auto-suficiente em petróleo, fingimos que a Bolívia iria fornecer gás, fingimos que na Venezuela há uma democracia, fingimos que o evo morales forjou uma constituição, fingimos não ver que o chávez ameaça expulsar jornalistas, fingimos não ver que na os empresários venezuelanos estão sendo ameaçados de terem seus bens confiscados e serem expatriados, . . .
. . . fingimos não ver que pessoas estão morrendo nesses países por serem contra a ditadura . . .
. . . fingimos não ver que somos a bola da vez.
.
2007-12-02 13:34:56
·
answer #8
·
answered by Terapeuta 6
·
1⤊
2⤋
Deixar o barco rolar.
2007-12-02 10:13:11
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
o Gaz tb é um derivado de petróleo...
Sou a favor do biocombustível e dos carros elétricos.
2007-12-02 10:16:58
·
answer #10
·
answered by Pqna 6
·
1⤊
3⤋