Seria motivo religioso? (isto é: se houver progresso na região o povo pode ficar esclarecido? - absurdo? De que, ele, grevista de fome teme.? Alguem se habilita a nos informar, com bases solidas?
2007-12-01
12:37:55
·
20 respostas
·
perguntado por
jera
5
em
Governo e Política
➔ Outras - Governo e Política
Concordo que ele esteja mais pra oportunista. Tenho impressão que esse frei, é o mesmo amigo que o defendia antes, nos tempos de sindicalismo do presidente.
2007-12-02
00:15:56 ·
update #1
nunnys. Nessa resposta não consigo concordar com voce. É certo que mexer com a natureza sempre alguma modificação ocorre, entretanto e já há tanto tempo se pretende tal façanha, dizem,necessária ao desenvolvimento do Nordeste em prol das pessoas o que em última análise é o que interessa. Dizem alguns que a natureza é obra de Deus e não se deve mexer, ora e nós tambem não somos?- obrigado.
2007-12-02
00:31:51 ·
update #2
Marculin...Estou pensando em que a transposição do rio S Francisco, possa ser uma obra que Deus tenha nos dado, para ajudar o povo daquela região deixar de ser pobre, tornarem-se capazes de dirigirem suas vidas, serem respeitados e não demagogicamente explorados.
2007-12-02
00:37:47 ·
update #3
Agradeço a todos os colegas pelas respostas e ponderando o que existe de a favor ou contra, tentarei encontrar um ponto que nos possa ser comum, e principalmente mais adequado, ao povo da região e às aguas: A preocupação com as condições ambientais é evidente e preocupante, mas se não tivessemos ITAIPU, como estariamos agora? Já existe muita gente explorando terras com irrigação do S.Francisco, até aquele que exportava drogas em caixas de uvas, cuja propriedade parece que esta sendo exploradas pelos empregados. O que eu gostaria de ver era o Governo distribuir terras na região para muitos terem suas vidas mudadas com trabalho e melhor abastecer outras áreas. Embora tenhamos tantos excelentes argumentos contra, creio que a região e seu povo tenha direito a melhores condições de vida. Não sei se com a transposição, que certamente enriquecerá muitos, pelas maracutaias. Qual o futuro da região se nada for feito?
2007-12-03
10:27:43 ·
update #4
Obviamente, este bispo é cavalo de batalha de alguém ou de uma entidade. Desde tempos imemoriais, quando se tenta fazer algo efetivo contra a seca, vozes se levantam contra. Por que será? Assim foi ao se construir barragens nas décadas de 40 e 50. Eles querem (muitos nem sabem onde fica o rio S. Francisco) que se mantenha o status quo, com medidas paliativas, sem resultados, tais como, frentes de trabalho durante a seca, onde se cava buracos para tapar mais adiante. A Igreja sempre teve um domínio enorme sobre os nordestinos flagelados, que serviam de curral eleitoral para políticos inescrupulosos. Ambos (Igreja e políticos da elite nordestina) se acordaram para manter aquela população num estado de miséria perene. A transposição do rio, foi um plano elaborado no reinado de Pedro II e nunca levado avante. Apenas 2% do que o rio vaza ao mar, será bombeado para a região seca, ou seja, essa vazão iria para o mar de qualquer maneira. Depois, criará dezenas, talvez centenas de milhares de empregos, porque muitas empresas se interessarão em se fixar na região. Mas o principal é que se dará dignidade ao povo e ao mesmo tempo, se evitará o êxodo de nordestinos para as capitais do sudeste, que por não possuirem qualificação profissional, engrossarão os bolsões de miséria das grandes metrópoles. Só por estes argumentos, se vê a má fé desse bispo, o qual infringe a lei básica de quase todas as religiões e seitas, de que o suicídio ou a tentativa dele, é pecado sem redenção. Mas não acredito que ele seja um suicida, apenas um bufão à la Chavez.
2007-12-01 16:03:52
·
answer #1
·
answered by janv 6
·
1⤊
0⤋
Pelas declarações desse religioso, profundo conhecedor da região, a transposição do Rio São Francisco irá somente beneficiar os ricos e poderosos com projetos fundiários e que o povo daquela vasta região não terá acesso a esse benefício, como também afetará seriamente os ribeirinhos que vivem da pesca e de pequenas lavouras ao longo do rio, como também o próprio rio será afetado em seu ecossistema.
2007-12-01 20:51:07
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
O Padre mora em localidade às margens do São Francisco e - como muitos ambientalistas_ acredita que a transposição irá significar um desastre para as cidades que hoje dependem desse rio para a sobrevivência ( como meio de comunicação e supridor de alimento e água). O Padre (que reiniciou ontem sua greve de fome) está lutando pelos meios ao seu alcance na defesa de algo em que acredita. Se tem razão total é difícil saber pois o prometido progresso poderá não ser para todos os que hoje sobrevivem do rio. A transposição poderá ser uma solução pára a seca de alguns e um desastre para a vida de outros.Vivendo no sudeste é difícil saber com certeza o que ocorre no norte e/ou nordeste brasileiro. As distâncias e os interesses são grandes...
2007-12-01 20:49:45
·
answer #3
·
answered by Sillyone 7
·
2⤊
0⤋
O Frei Luiz Cappio (salvo o engano no nome) quer provar que a transposição do Rio São Francisco, é um desperdício de dinheiro, teriam outras maneiras, mais baratas (metade dos 6 bilhões) para atenuar a seca em alguns Estados do Nordeste. Quer provar que o Rio São Francisco é um "doente terminal", e, mesmo assim, estão querendo fazer uma espécie de transfusão de sangue. Quer provar que essa transposição vai promover MUITA CORRUPÇÃO, que Políticos e Empreiteiros, vão encher as BURRAS de dinheiro, que os SABIDOS compraram as terras (lado esquerdo e direito) onde vão passar os canais. Por fim quer provar, que essa agua não servirá para matar sede de ninguém, e sim, para IRRIGAÇÕES, FAZENDAS DE CAMARÕES E PEIXE, para os adquirentes daquelas terras ( a preço de banana podre). Pato
2007-12-01 22:38:12
·
answer #4
·
answered by pato 5
·
2⤊
1⤋
o Velho Chico (há muito tempo castigado por causa do uso indiscriminado de suas águas e pelo crescente desmatamento de suas matas ciliares, o que gera assoreamento — diminuição da profundidade média do rio em função do acúmulo de sedimentos em seu leito) não suportaria ceder parte do volume de suas águas.
Existe ainda quem afirma que a obra seria duplamente desastrosa, pois não possibilitaria a melhora nas condições de vida no Sertão e poderia causar sérios problemas ao regime hÃdrico do Rio São Francisco.
A quantidade de água desviada do rio seria de 63 m3/s, ou seja, cerca de 3,4% da vazão total no baixo São Francisco. Boa parte desse volume serviria a projetos de agricultura irrigada (principalmente para a produção de frutas para a exportação) e a produção de camarão em açudes. Outra parte seria utilizada para abastecer centros urbanos que hoje consomem boa parte da água disponÃvel na região.
2007-12-01 20:47:46
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Caro Jera:
Impossível informar com bases "sólidas".
O máximo que se pode fazer são conjecturas, ilações que a nada levam.
O que existe de sólido é que não se trata de uma manifestação religiosa, mas puramente política, mais uma vez.
Seria ele real e francamente contra a pretensão do governo, ou faz exatamente o contrário para chamar a atenção de incautos para o palco dos acontecimentos e fortalecer tal pretensão? Afinal, na dúvida...
Quanto ao "esclarecimento" do povo, certamente não é o objetivo do governo, certamente!
Quem sabe não existem outras alternativas, sem que sejam alteradas as características naturais, como investimento em pesquisas no subsolo, ou outras como o fizeram outros países cuja natureza era ou é mais cruel do que a nossa.
O "marquetingui" governamental é impecável, sutil e altamente eficiente.
Um abraço.
2007-12-08 06:36:39
·
answer #6
·
answered by .-. 7
·
0⤊
0⤋
Jera!
Parabéns pela iniciativa em levantar questionamento sobre a polêmica obra de transposição das águas do São Francisco. Em primeiro lugar entendo que a postura do Bispo, nada tem a ver com religião. É simplesmente uma postura política, uma vez que o Bispo é intimamente ligado ao MST e à controvertida vila campesina.
Ainda não tenho uma opinião formada sobre tal obra. Fala-se muita coisa, mas ainda não vi e nem ouvi nada de definitivo que venha justificar ou não o desvio de parte das águas do velho xico, que por sua vez está pedindo socorro. Tenho a impressão que antes de qualquer iniciativa dessa natureza, deveria-se revitalizar o rio num amplo esforço nacional visando a sua total recuperação.
2007-12-06 12:00:43
·
answer #7
·
answered by maclecy 4
·
0⤊
0⤋
Meu amigo, não estou fazendo greve de fome mas também estou lutando contra a transposição do Rio São Francisco.
É como cidadã e cientista social, voltada para a defesa das populações carentes, indígenas e a natureza que falo.
Em primeiro lugar -a trnasposição do Rio São Francisco significará a privatização e mercantilizção de um rio que pertence a todos os brasileiros e não pode se tornar patrimônio de alguns
Segundo : a transposiçãonão beneficiará as populações pobres do semi-árido
Terceiro: afetará violentamente 22 povos indígenas
Quarto: existem70.000 açudes no semi-arido com capacidade para 36bilhões de métros cubicos dependendo de adutoras e canais que não foram feitos
Quinto: a Agencia Nacional de Águas - ANA - apresentou um
projeto através do seu Atlas do Nordeste- suficiente para
abastecer 1.300 municípios ao custo de 3.660 bilhões enquanto o projeto do Sr. Lula custará 6.600 bilhões e deixará os pobre de lado.
Sexto: as obras de transposição proposta pelo governo eriquecerá muitas empreiteiras, a troco do que? Reduzirá em 20% o fluxo do rio. Para quem? Os miseráveis continuarão miseráveis e terão que abandonar suas casas para serem semi-escravos dos novos donos do nosso Rio.
Isso tudo, sem falar no impácto hambiental. Vale a pena?
Leia o Atlas da Agência Nacionalde Águas e verá oabsurdo
que significa o projeto governamental
2007-12-03 14:37:13
·
answer #8
·
answered by didim 6
·
0⤊
0⤋
Em vez de greve de fome ele deveria entregar ao governo uma outra saída para ajudar o povo sofrido, que à anos vem esperando que alguém faça realmente algo para acabar com a seca e sua indústria.
2007-12-03 14:28:25
·
answer #9
·
answered by rami 7
·
0⤊
0⤋
Preste bem atenção Jera.
O Continente AFRICANO, JÁ FOI TÃO EXUBERANTE COMO O NOSSO BRASIL, PÁTRIA AMADA.
Os Inglezes, com a sua GANÂNCIA DESENFREADA E AMBIÇÃO DESMEDIDA, com o pretexto de COLONIZAÇÃO, deixaram RIOS SECOS, (TRANSPUZERAM) BURACOS DE MINERAÇÃO, SÓLOS ÁRIDOS, DOENÇAS, PESTES, FOMES, TUDO ISSO NUM LUGAR APÓS OUTRO.
E, para complementar, DURANTE MIL ANOS, DROGARAM OS ASIÁTICOS E CONSTRUIRAM VERDADEIROS IMÉRIO ECONÔMICOS, COMO HONG KONG.
Agora a BOLA DA VEZ É O BRASIL.
O PLANETA TERRA É VIVO, OS RIOS SÃO AS ARTÉRIAS QUE LIMPAM A TERRA.
COM AS ARTÉRIAS ENTUPIDAS, A TERRA ACABARÁ INFARTADA.
Até no fim do ano 2009, os automóveis arruinarão com a cidade de SÃO PAULO. (FATOS CIENTÍFICOS)
Estamos apenas no limiar de uma crise mais REPENTINA, MAIS GLOBAL E MAIS INESCAPÁVEL DE TODA A HISTÓRIA HUMANA. Abraços.
2007-12-03 08:20:26
·
answer #10
·
answered by Vanteir do couto, o arauto 4
·
0⤊
0⤋