Partindo de uma prefiguração de que um bom vinho nos embriaga e nos dá prazer, vejamos:
Desde os tempos mais remotos, o vinho saciava a sede de brindes, confraternizações e lendas, inebriando a todos com a magia e essência do seu paladar.
-Pois é, desde os tempos mais remotos, alguns “homens” sabem como nos saciar, nos inebriando com a magia da sua essência.
A partir do momento em que o vinho é engarrafado, ele terá um perÃodo, um ciclo de vida até que atinja um apogeu e possa ser desfrutado com todo o prazer. Falar sobre evolução do vinho, seu envelhecimento é das matérias mais difÃceis. Podemos dizer que seja imprevisÃvel como um vinho vá evoluir.
- Não lhe parece que com o homem se dá o mesmo processo?!
Mas como classificá-los?
Partindo do princÃpio de que para se classificar um vinho, deve levar-se em conta:
Açúcar – à a quantidade de açúcar que define a classificação em seco, doce ou suave.
- Você já percebeu que também há vários tipos de homens e que podemos classificá-los entre doces, secos ou suaves!?
Outro ponto a ser levado em consideração é que é a uva de origem que dá a coloração ao vinho, mas esta pode mudar após o processo de envelhecimento.
- O homem pode trazer em si, os valores provenientes de famÃlia, mas que também podem mudar após o processo do envelhecimento.
A posição da guarda do vinho também deve ser cuidadosa.
- Experimente dormir no ponto!
Mesmo com enófilos (os apreciadores) experientes, vão ocorrer surpresas entre a reputação e possÃvel presunção de evolução de um determinado vinho e o seu real desempenho em algumas safras.
- E quantas surpresas não é minha amiga!
Dependendo da fase de evolução, safras mais jovens e menos valorizadas, podem obter melhor performance do que safras mais valorizadas (as mais velhas) e menos evoluÃdas.
Eta, quanta semelhança!
Os vinhos jovens são mais perecÃveis, (duram em média dois anos), de paladar agradável, o aroma da fruta é mais marcante, (podendo este assemelhar-se ao de flores), e a coloração mais viva.
- Isto também não lhe parece procedente e semelhante!!!?
Lógico que dependerá muito do tipo de vinho, existem vinhos feitos para serem tomados jovens e mais recentemente, como os "nouveau" que são bebidas ligeiras a serem tomadas o quanto antes após o engarrafamento.
- Também concordo. Aproveitar enquanto estão jovens e bem dispostos. Muitos, depois de velhos... Viram vinagres!!!
A vinificação, sem dúvida, na última década, tem evoluÃdo e muitos vinhos nos causam prazer mesmo sendo bebidos jovens.
- Aà já seria um "infanticÃdio" agradável!!! Hahahahahaaaaaaa...
Envelhecimento _ O tempo de envelhecimento é definido pelas caracterÃsticas do vinho, sendo que, uns podem ter qualidade, mesmo jovens, e outros necessitam envelhecer, para que a mesma seja adquirida com o tempo.
- Não estou percebendo diferenças até agora!
Os vinhos envelhecidos, (em barris de carvalho, ou na própria garrafa), têm uma evolução do “bouquet”, onde o seu aroma se torna mais forte.
- Não seria esta a classificação que darÃamos a evolução do homem maduro!?
Um fator que influencia de modo fundamental na evolução e envelhecimento do vinho é como o vinho é conservado, quais as condições climáticas, qual o ambiente que o vinho permanece e quanto este ambiente influenciará no seu envelhecimento saudável, sem sobressaltos, sem "stress".
- Para uma relação duradoura, vamos tomar os mesmos cuidados. Traremos nossos homens sempre bem conservados, em boas condições, saudáveis e sem sobressaltos e “stressados”!
Safra _ Alguns vinhos, possuem no rótulo a safra de uvas que lhes deu origem.
- Pois é, pena que isto não aconteça com todos os homens.
Muitas garrafas oferecidas guardam pouca relação com o fato de estar pronto para beber. Muitas vezes compramos vinhos finos em fase embrionária do seu desenvolvimento, que levarão anos ou décadas para se desenvolver.
- Quantas vezes não compramos “gato por lebre” e temos que acabar de criá-los!!!
Conservação: Os vinhos devem ser guardados, de preferência na posição horizontal, em local com pouca luminosidade, e cuja temperatura não deve ultrapassar os 20°C.
- Os nossos homens também devem ser mantidos, para o nosso bel prazer, de preferência na posição horizontal, em um local com pouca luminosidade e numa temperatura agradável! Nem muito frio, nem muito quente! Hahahaaaaa...
A luz, o calor, as variações bruscas e numa faixa grande de oscilação de temperatura, só prejudicarão o amadurecimento “natural e lento” do vinho.
- Como demoram para amadurecer os nossos homens...!!!
Para resfriar o vinho recomenda-se um balde com gelo, ou até mesmo a geladeira, mas jamais o freezer, porque o choque térmico tende a modificar as caracterÃsticas.
- Tem muitas ocasiões e atitudes que para o nosso homem, tem o efeito de um balde de gelo!
Quanto à temperatura, não há que seguir regras impostas, e sim adequá-la ao gosto da pessoa.
- Para mim, quanto mais quente melhor...hahahahaaaaa...
Vamos à arte da degustação:
_ Anule qualquer interferência no paladar, inclusive o fumo, ou qualquer outra bebida.
-Um homem fedendo a suor, cigarros e bebida também é bem desagradável!
Como degustar um vinho:
_ Coloque uma pequena quantidade de vinho no copo adequado.
- coloque seu parceiro num ambiente bonito e agradável.
_ Passeie os olhos pelo liquido, analisando sua cor, reflexos, limpidez e brilho.
-Aprecie o seu parceiro da mesma forma!
Aproxime o copo do nariz e concentre-se no aroma que dele exala. Gire o copo suavemente, enquanto vai percebendo novos aromas se desprendendo.
- Ai, ai...Como verdadeiras gatas no cio!
Leve o copo até à boca e sorva um pequeno gole, permitindo que o vinho entre em contato com as diferentes regiões da lÃngua, pois cada uma capta um sabor distinto.
- Ta ficando quente!!!
Tente decifrar a linguagem do vinho, contida em cada segmento, e procure definir com a sua linguagem, cada traço que o compõe.
- Isto não lhe sugere algo bem particular e privativo?!
Apesar de algumas regras básicas que deverão ser levadas em conta, para que se possa apreciar o vinho em toda a plenitude das suas caracterÃsticas, o paladar é pessoal, e alguns conceitos podem ser inovados, desde que não resultem em grandes desastres.
- Não vamos também dar uma de tiazinha né, mas que alguns conceitos podem e devem ser inovados... Ah, isso podem! E é claro que também devemos tomar os devidos cuidados para que não resultem em grandes desastres...!!!
-Quer ver outra semelhança bastante interessante!?
Conta a história, que Na Pérsia, Certa vez, uma das donzelas do harém tenta se matar, ingerindo o suco das uvas contidas em uma das jarras, que espumavam e exalavam um cheiro estranho, por acreditar tratar-se de veneno. Ela não morreu, e em vez disso caiu num repousante sono, após ter sentido o êxtase da alegria.
- Hahahahahahaaaaaa... Esta então, dispensa qualquer comentário...!!!!
Minha amiga, o vinho é maravilhoso por poder nos oferecer uma série de sensações agradáveis, e é um dos poucos capazes de mudar e mudar para melhor. O difÃcil é avaliar as reações quÃmicas que ocorrem no vinho durante a fase de envelhecimento até seu apogeu e posterior declÃnio.
- E como é difÃcil!!!!!
E por último, como diria Dante Alighieri, Vinho: O doce beber que nunca me teria saciado.
Ou para muitas, assim como eu:
Vinho cor do dia
Vinho cor da noite
Vinho com pés de púrpura
O sangue de topázio
Vinho,
Estrelado filho
Da terra (Pablo Neruda)
(extraÃdo do poema “Oda al Vino”
Ah! Nossos homens!!!!!
Beijos linda e um lindo dia pra você!
2007-11-29 08:42:40
·
answer #2
·
answered by Laize P 4
·
2⤊
0⤋