Olá Belline,
Ótima pergunta e na minha opinião: sim, é um atalho para o racismo.
Toda discriminação é prejudicial, não temos que pagar pelos erros do passado e não temos que dividir sob o pretexto e incluir.
Igualdade e inclusão só são possíveis através de iguais oportunidades, ou seja: dar a mesma chance a todos, desde o princípio, não dando "presentes".
O que essas cotas irão fazer é diminuir ainda mais a qualidade do ensino (que é muito precária) e "maquiar" ainda mais, os índices. Aliás, em questão de "dar jeitinho" brasileiro é doutor (infelizmente).
O povo está se acostumando a benefícios e privilégios (do bolsa-esmola a propina de cada dia). As cotas se incluem. O problema é: até quando?!
B-jos para todos.
2007-11-28 15:23:09
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
4⤊
0⤋
Para mim so o fato de haver o diferencial ja eh racismo !!!!!!
2007-11-28 21:35:13
·
answer #2
·
answered by Noah 5
·
5⤊
0⤋
Conforme citou Angel, em resposta acima, contraria a
Constituição Brasileira. Logo , é ilegal e arbitrário.
Voces já repararam que todas estas atitudes estão fazendo revigorar o racismo no Brasil?
Porque um aluno que sabe mais,estudou mais,mesmo sendo branco ou preto, rico ou pobre, deve perder uma vaga de Faculdade para aquele que sabe menos,estudou menos?
O critério de aferição de conhencimentos sempre foi mais justo que o de cotas.
O que ,na verdade ,deveria acontecer, seria o Governo tomar as necessárias providências para elevar o nível do ensino.
O sistema de cotas para estudantes é o símbolo do fracasso do Governo na educação.
O Estatuto referido, ampliando esta sandice para outros campos, é sinal de catástrofe social.
2007-11-30 19:39:19
·
answer #3
·
answered by joão regis 3
·
4⤊
0⤋
Concordo que foi novamente acesa a chama do racismo por políticos que querem APARECER, ganhar votos, etc.
Conheço até empregador que me confessou não mais empregar pessoa de cor, devido ao risco de ocorrer em algum momento, um deslize de falar alguma coisa que os mesmos utilizem para prejudicar a empresa. A simples palavra "preta" os apavora, os deixa frustrados. (Os referidos). Não era assim a poucos anos.
Direitos iguais, diz a constituição. Se for para reparar erros do passado, então o Brasil deve devolver uma grande área de terras tomadas na guerra do Paraguai.
São DEMAGOGOS os que mexem com o enxame de abelhas, desse tipo.
2007-11-30 07:25:18
·
answer #4
·
answered by 1000TON 5
·
4⤊
0⤋
só em haver atitudes separatistas caracteriza a discriminação.
a constituição condena esta pratica em seu art.3o,IV, que diz: constituem objetivos fundamentais da republica federativa do brasil( IV- promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça,sexo,idade,cor, e quaisquer outras formas de discriminação.
( crimes resultantes de preconceito de cor ou raça: lei No 7.716, de 05 de janeiro de 1989, e lei No 9.459, de 13 de maio de 1 997 )
creio que, com base nestes dados, a separação, mesmo que promova prioridade, encaixa-se no descumprimento do art 3o, IV da constituição,além de ferir o art,5o da mesma que diz:todos são igueis perante a lei, sem destinção de qualquer natureza,garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no pais ainviolabilidade do direito a vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à prioridade; ou seja, crime!
2007-11-29 21:06:40
·
answer #5
·
answered by Angel 2
·
4⤊
0⤋
Não tenho a menor dúvida de que as ações governamentais supostamente dirigidas contra o racismo, como cotas nas Universidades, criação de ministério da iguladade racial (é esse, o nome?), o tal estatuto, dia da consciência negra, etc., acirram uma espécie de luta de classes (e me pergunto se tal não é seu real propósito), não de classes econômicas, mas de classes raciais, entre brancos e negros.
Tenho a impressão de que, se não se detiver a insensata marcha dos ditos movimentos contrários ao racismo, não passaremos a próxima década sem vultosos e odientos conflitos raciais.
2007-11-28 23:38:40
·
answer #6
·
answered by podocarpo 7
·
3⤊
0⤋
qualquer pessoa minimamente bem informada sabe que raças não existem! Não pelo menos, biologicamente. Entretanto o racismo existe como consequência de toda uma cultura e história de dominação. No entanto, a melhor forma de enfrentar o racismo não é estabelecer estes tipos de políticas demagógicas que só servirão para aumentar a tensão social. A melhor forma é pelo contrário, fortalecer a idéia de que as raças não existem e que somos só povo. Isso ajudaria a combater o racismo!!!
2007-12-03 11:36:05
·
answer #7
·
answered by fernando_cos 2
·
1⤊
0⤋
Belline, deixe de ser racista e preconceituoso!!! Você não vê que está tudo errado em nossa sociedade, quando se trata de ensino público?
Se você ainda não sabe, existe uma coisa chamada de "vestibular" criado para barrar os menos favorecidos de nossa sociedade às Faculdades Públicas. Foi uma maneira que as elites criaram para evitar o crescimento cultural do povo brasileiro, pois, povo culto é mais exigente e povo exigente não permitiria as aberrações que existem por parte da exploração da parte rica com relação a grande maioria pobre de nosso País.
Te espelhe nos "bóias frias", para mim é escravidão explicita a maneira de como vivem e são pagos estes pobres coitados.
Olhe no norte então, lá é escravidão mesmo. São pessoas, chefes de famílias presas nas fazendas obrigadas a trabalhar de graça. Já soubeste de algum fazendeiro preso por isto?
Agora olhe as filas do SUS!!! Existe degradação maior????
Já viste um "ricaço", numa destas filas aguardando uma ficha????
Rico só morre em clínicas particulares fazendo "lipo"!!!!!
Não sou contra os ricos e muito menos sou socialista, mas, respeito às pessoas não faria mal a ninguém.
2007-12-06 05:43:27
·
answer #8
·
answered by adaojmor 5
·
1⤊
1⤋
O sistema de cotas criado para dar acesso aos estudantes nas Universidades é uma boa idéia. Mas precisamos rever o critério adotado.Devido ao problema do país não ser de origem racial mas sócio-econômico e cultural.
A maior discriminação que existe no país é de caracter socio-econômico, onde as pessoas com baixo poder aquisitivo sofrem preconceito na hora de adquirir emprego por causa da região aonde mora, costumes que são discriminados por parte da sociedade e etc.
Exemplo disso é quando uma pessoa de origem branca indígena ou africana é discriminada em seleção admissional de emprego ou para estudar em estabelecimento público quando alegam não matricular por ausência de vagas.
Quando o filhinho de papai ou indicado pelo patrão possui vaga garantida.
Com isso o ato discriminatório não possui raça , etnia e sim o poder da classe dominante que exclui as oportunidades dos mais humildes.
Vamos melhorar o sistema de cotas para um sistema de inclusão da comunidade ao direito de conquistar a cidadania ,com direito a educação ,emprego e dignidade a todos.
2007-12-05 05:48:43
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
é problema deles se querem ser diferenciados deixem eles se diferenciarem afinal eles tem direitos
2007-11-28 21:37:35
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋